O impacto da Inovação Verde e do Desempenho ESG na Dívida da Firma Outros Idiomas

ID:
79373
Resumo:
Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre práticas de inovação verde e desempenho ESG na estrutura de dívida de empresas nos países do BRICS, levando em consideração o nível de governança desses países. Utilizamos regressão multinível em uma amostra de 854 empresas de cinco países emergentes no período de 2009 a 2019. Os resultados mostram que inovação verde, construção verde e certificação ISO14001 estão negativamente relacionadas à dívida da empresa. O desempenho ESG reduz as restrições financeiras e aumenta a dívida sobre o patrimônio líquido e a dívida em longo prazo, quando seus respectivos países possuem melhor qualidade de governança. O estudo preenche uma lacuna na literatura ao abordar as implicações da inovação verde e do desempenho ESG na dívida corporativa no contexto dos BRICS. Assim, os resultados podem contribuir para verificar o impacto das práticas de inovação verde na dívida das empresas, identificando quais recursos estão sendo utilizados para financiar projetos ambientais e se aspectos de governança ajudam a reduzir restrições de recursos. As evidências encontradas neste estudo oferecem suporte aos gestores em suas estratégias de dívida, em um cenário de demandas crescentes para alinhar as ações corporativas e os objetivos de desenvolvimento sustentável.
Citação ABNT:
JESUKA, D.; CUNHA, M. A.; BORSATTO, J. M. L. S.; ARAÚJO, A. A. O impacto da Inovação Verde e do Desempenho ESG na Dívida da Firma. Brazilian Business Review, v. 22, n. Continuous Publication, p. 0-0, 2025.
Citação APA:
Jesuka, D., Cunha, M. A., Borsatto, J. M. L. S., & Araújo, A. A. (2025). O impacto da Inovação Verde e do Desempenho ESG na Dívida da Firma. Brazilian Business Review, 22(Continuous Publication), 0-0.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/79373/o-impacto-da-inovacao-verde-e-do-desempenho-esg-na-divida-da-firma/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português