ID: 62491
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Marcia Cristina Alves dos Anjos Almeida, Angelo Marcio Oliveira Santanna, Edson Pinheiro de Lima.
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Administração: Ensino e Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 68-106, Janeiro-Abril, 2021. 39 .
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Classificação de IES , Ensino Superior , Internacionalização , Universidades Brasileiras
: Artigo (Portuguese)
O objetivo deste trabalho é realizar um diagnóstico da internacionalização no ensino superior tendo o Brasil como case study. As técnicas de análise de conteúdo e documental foram utilizadas para analisar os dados coletados, com auxílio do software Atlas.ti. A comparação e compreensão qualitativa da internacionalização envolveu três tipos de Universidades Brasileiras: uma IES Privada, sem fins lucrativos, confessional e filantrópica, uma IES Pública Federal e uma IES Privada com fins lucrativos. Verificam- se convergências entre as percepções dos entrevistados sobre a internacionalização das IES brasileiras. Porém, há percepções peculiares no que tange os tipos de IES. No setor público, a importância dos dados e políticas internas em relação a internacionalização tem se nivelado, não apenas por uma consciência internacional, mas por influência das avaliações internas e externas (rankings). A visão do especialista da IES filantrópica é que a internacionalização no Brasil tem muito a caminhar, no sentido de estar mais disseminada e de se ter as universidades trabalhando na direção do real significado de se internacionalizar. Percebe-se na IES Privada, um direcionamento maior para ações de mobilidade acadêmica, e que a internacionalização está sendo trabalhada de duas formas bem categorizadas e definidas: a internacionalização comercial e acadêmica. O ineditismo do estudo está no diagnóstico e comparação da internacionalização entre tipos distintos de IES.