Internacionalização no Ensino Superior e o Brasil como Case Study Outros Idiomas

ID:
62491
Resumo:
O objetivo deste trabalho é realizar um diagnóstico da internacionalização no ensino superior tendo o Brasil como case study. As técnicas de análise de conteúdo e documental foram utilizadas para analisar os dados coletados, com auxílio do software Atlas.ti. A comparação e compreensão qualitativa da internacionalização envolveu três tipos de Universidades Brasileiras: uma IES Privada, sem fins lucrativos, confessional e filantrópica, uma IES Pública Federal e uma IES Privada com fins lucrativos. Verificam- se convergências entre as percepções dos entrevistados sobre a internacionalização das IES brasileiras. Porém, há percepções peculiares no que tange os tipos de IES. No setor público, a importância dos dados e políticas internas em relação a internacionalização tem se nivelado, não apenas por uma consciência internacional, mas por influência das avaliações internas e externas (rankings). A visão do especialista da IES filantrópica é que a internacionalização no Brasil tem muito a caminhar, no sentido de estar mais disseminada e de se ter as universidades trabalhando na direção do real significado de se internacionalizar. Percebe-se na IES Privada, um direcionamento maior para ações de mobilidade acadêmica, e que a internacionalização está sendo trabalhada de duas formas bem categorizadas e definidas: a internacionalização comercial e acadêmica. O ineditismo do estudo está no diagnóstico e comparação da internacionalização entre tipos distintos de IES.
Citação ABNT:
ALMEIDA, M. C. A. D. A.; SANTANNA, A. M. O.; LIMA, E. P. Internacionalização no Ensino Superior e o Brasil como Case Study. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 68-106, 2021.
Citação APA:
Almeida, M. C. A. D. A., Santanna, A. M. O., & Lima, E. P. (2021). Internacionalização no Ensino Superior e o Brasil como Case Study. Administração: Ensino e Pesquisa, 22(1), 68-106.
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1939
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/62491/internacionalizacao-no-ensino-superior-e-o-brasil-como-case-study/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ALSHARARI, N. M. Internationalization market and higher education field: institutional perspectives. International Journal of Educational Management, v. 34, n. 2, p. 315-334, ago. 2019. DOI: 10.1108/IJEM12-2018-0402.

ALSHARARI, N. M. Internationalization of the higher education system: an interpretive analysis. International Journal of Educational Management. v. 32, n. 3, p. 359 381, abr. 2018. DOI: 10.1108/IJEM-04-2017-0082.

ALTBACH, P. G.; KNIGHT, J. The Internationalization of higher education: motivations and realities. Journal of Studies in International Education, v. 11, n. 3/4, p. 290-305, set. 2007. DOI: 10.1177/1028315307303542.

AYOUBI, R. M.; MASSOUD, H. K. The strategy of internationalization in universities: A quantitative evaluation of the intent and implementation in UK universities. International Journal of Educational Management, vol. 21, n. 4, p. 329-349, maio. 2007. DOI: 10.1108/09513540710749546.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAS, D. C. M.; BOQUERA, M.; CAROT, J. M. Measuring internationalization performance of higher Education institutions through composite indicators. In: INTERNATIONAL TECHNOLOGY, EDUCATION AND DEVELOPMENT CONFERENCE, 2017, Valencia. Anais…Valencia: Conference Paper, mar. 2017, p. 3149-3156. DOI: 10.21125/inted.2017.0815.

BEDENLIER, S.; KONDAKCI, Y.; ZAWACKI-RICHTER, O. Two decades of research into the internationalization of higher education: Major themes in the Journal of Studies in International Education (1997-2016). Journal of Studies in International Education, v. 22, n. 2, p. 108-135, 2018. DOI: 10.1177/1028315317710093.

GUO, Y.; GUO, S. Internationalization of Canadian higher education: Discrepancies between policies and international student experiences. Studies in Higher Education, v. 42, n. 5, p. 851-868, mar. 2017. DOI: 10.1080/03075079.2017.1293874.

HUANG, L. Co-curricular activity-based intercultural competence development: students’ outcome of internationalisation at universities. Innovations in Education and Teaching International, v. 54, n. 3, p. 184–193. 2017. DOI: 10.1080/14703297.2016.1184098.

JUNIOR, H. A. A contribuição da estratégia como prática para o estudo da formação de estratégias em universidades. RPGE– Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 20, n. 2, p. 337-358, dez. 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n2.9464.

KAHN, H. E.; AGNEW, M. Global learning through difference: Considerations for teaching, learning, and the internationalization of higher education. Journal of Studies in International Education, v. 21, n. 1, p. 52-64. 2017. DOI: 10.1177/1028315315622022.

KNIGHT, J. Checkpoints for an internationalization strategy. Canadian Bureau for International Education, n. 7. p. 1-15. 1994.

KNIGHT, J. Concepts, Rationales, and Interpretive Frameworks in the Internationalization of Higher Education. SAGE Publications. p. 27-42, jan. 2012. DOI: 10.4135/9781452218397.n2.

KNIGHT, J. Is Internationalisation of Higher Education Having an Identity Crisis?. In: Maldonado-Maldonado A., Bassett R. (eds) The Forefront of International Higher Education. Higher Education Dynamics, v. 42. Springer: Dordrecht, 2014, p. 75-87. DOI: 10.1007/978-94-007-7085-0_5.

KNIGHT, J. Updated definition of internationalization. International Higher Education, n. 33, mar. 2015. DOI: 10.6017/ihe.2003.33.7391.

Lei 9394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. São Paulo: Saraiva, 1996.

LUSTREA, A.; SAVA, S.; BORCA, C. Internationalization of Higher Education from Teachers’ Point of View. In: EDU WORLD 2016 7TH INTERNATIONAL CONFERENCE. 2017. Romênia. Anais…Romênia: EpSBS, 2017. DOI: 10.15405/epsbs.2017.05.02.50.

MARANHÃO, C. M. S. DE A.; DUTRA, I. I. C.; MARANHÃO, R. K. DE A. Internacionalização do ensino superior: um estudo sobre barreiras e possibilidades. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 18, n. 1, p. 9-38, jan. 2017. DOI: 10.13058/raep.2017.v18n1.458.

MARGON, J.; POUBEL, L. Tomada de decisão estratégica em organizações complexas: a dinâmica de processos decisórios colegiados em uma universidade pública. Pensamento & Realidade, v. 31, n. 3, p. 88-106, 2016.

MENG, Q.; ZHU, C.; CAO, C. An Exploratory Study of Chinese University Undergraduates Global Competence: Effects of Internationalisation at Home and Motivation. Higher Education Quarterly. v. 71, n. 2, p. 159-181, mar. 2017. DOI: 10.1111/hequ.12119.

MEYER JR, V.; PASCUCCI, L.; MANGOLIN, L. Gestão estratégica: um exame de práticas em universidades privadas. Revista de Administração Pública, v. 46, n. 1, p. 49-70, jan./fev. 2012. DOI: 10.1590/S0034-76122012000100004.

MOK, K. H. Does internationalisation of Higher Education still matter? Critical reflections on student learning, graduate employment and faculty development in Asia. Higher Education Quarterly, v. 72, n. 3, p. 183-193. jul. 2018. DOI: 10.1111/hequ.12170.

MORITZ, M. O. et al. A implantação do planejamento estratégico em organizações complexas: o caso da Universidade do Estado de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 5, n. 1, p. 228-249, jan./fev./mar./abr. 2012.

MOROSINI, M. C.; DALLA CORTE, M. G. Teses e realidades no contexto da internacionalização da educação superior no Brasil. Revista Educação em Questão, v. 56, n. 47, p. 97-120, jan./mar. 2018. DOI: 10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14000.

PASCUCCI, L.; MEYER JR, V. Estratégia em contextos complexos e pluralísticos. Revista de administração contemporânea, v. 17, n. 5, p. 536-555, set./out. 2013. DOI: 10.1590/S1415-65552013000500003.

PATEL, F. Deconstructing internationalization: Advocating glocalization in international higher education. Journal of International and Global Studies, v. 8, n. 2, p. 64-82, abr. 2017.

PROLO, I. et. al. Internacionalização das Universidades Brasileiras Contribuições do Programa Ciência sem Fronteiras. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 319-361, maio. 2019. DOI: 10.13058/raep.2019.v20n2.1330.

RAMOS, M. Y. Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos. Educação e Pesquisa, v. 44, p. e161579, 2018. DOI: 10.1590/s1517-9702201706161579.

ROMANI-DIAS, M.; CARNEIRO, J.; BARBOSA, A. S. Internationalization of higher education institutions: the underestimated role of faculty. International Journal of Educational Management, v. 33, n. 2, p. 300-316, fev. 2019. DOI: 10.1108/IJEM-07-2017-0184.

SEEBER, M. Framework and operationalisation challenges for quantitative comparative research in higher education. Higher Education Quarterly. v. 74, n. 2, p. 162 175, dez. 2019. DOI: 10.1111/hequ.12245.

SNODIN, N. Mobility experiences of international students in Thai higher education. International Journal of Educational Management, v. 33, n. 7, p. 1653-1669, nov. 2019. DOI: 10.1108/IJEM-07-2018-0206.

TRESHCHEVSKY, Y.; IGOLKIN, S. L.; SHATALOV, M. Internationalization of the educational services market through development of the system of remote education: Possibilities and barriers. International Journal of Educational Management, v. 33, n. 3, p. 478-485, abr. 2019. DOI: 10.1108/IJEM-08-2018-0266.

VALCKE, J.; MURPHY, A. C.; COSTA, F. l’analisi linguistica e letteraria. In: VALCKE, J.; MURPHY, A. C.; COSTA, F. EMI – A Tool for the Internationalisation of Higher Education. Itália: EDUCatt, 2017. p. 255-260.

WIHLBORG, M.; ROBSON, S. Internationalisation of higher education: drivers, rationales, priorities, values and impacts. European Journal of Higher Education, v. 8, n. 1, p. 8-18, 2018. DOI: 10.1080/21568235.2017.1376696.