ID: 439
Autoria:
Carlos de Brito Pereira, Geraldo Luciano Toledo, Luciano Augusto Toledo.
Fonte:
Organizações & Sociedade, v. 16, n. 50, p. 519-543, Julho-Setembro, 2009. 25 página(s).
Palavras-chave:
Conceitos de marketing , Filosofia de marketing , Gestão de marketing , Orientação para marketing , Orientação para mercado , Processo de marketing , Teoria de marketing
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O propósito deste trabalho é discutir o conceito e o processo gerencial de marketing (prática), contrapondo as perspectivas teórico/acadêmica e a do profissional de marketing. Desenvolvido na modalidade ensaio, inicialmente, o texto apresenta uma revisão histórica consolidada do conceito de marketing, com fundamento em autores de referência no âmbito acadêmico. Apresenta-se, também, uma análise a respeito da natureza do marketing. Em seguida, são descritos significativos estudos referentes à evolução do conceito de marketing à luz de diferentes orientações empresariais. A partir de uma análise da orientação adotada pela organização, são avaliadas suas implicações na gestão da empresa, destacando-se dois contextos de análise: a teoria de marketing e aadministração de marketing. No desenvolvimento do texto e na síntese conclusiva, salientase como, na vertente teórica, o conceito de marketing tem-se ampliado, em decorrência da ampliação do próprio escopo de marketing na prática gerencial; esse escopo reflete, por sua vez, a orientação ou filosofia de ação empresarial adotada pela organização.