Title Portuguese:
Educação sistematizada: a morte lenta da cultura Parakanã
Abstract:
This research investigated cultural interferences from the Systemized
Educational Process implemented to the Parakanã People, located at Xingu
area, west of state of Para. This project was previously submitted to
the University of Taubaté Committee of Ethics and the Education
Secretary of Belem do Pará Municipality, which has accessed the results
of it. Methodological procedures were based on a qualitative approach,
supported by documental analysis, interviews and questionnaires, besides
some of the most important cultural and religious events have been
documented as a photographic diary. Data collected were submitted to a
interpretive. The chosen sample reflected 10% of the whole population
installed at the same location. Research findings have pointed out that
the Educational Program does not consider Parakanã People culture. A
dichotomy was noticed on the way teacher perceives the relevance of
preserving Indians traditions and spontaneous attitude. And, moreover,
there are strong communications barriers in between. Within the Indian
group, there is a visible dichotomy between the youngest and the oldest,
about the maintenance of Ethnics customs which shows up by the
abandonment of typical clothing and adornments to adopt non-Indian
behavioral standards what shows up an ongoing cultural change process.
Abstract Portuguese:
O trabalho avaliou as interferências étnico-culturais ocasionadas pelo
processo de Educação Sistematizada implantado nas aldeias Parakanã. O
projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade e
pelos órgãos envolvidos na educação indígena e gestão da Aldeia, aos
quais foi garantido o acesso aos seus resultados finais. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, baseada em documentos, entrevistas
semi-estruturadas com os índios idosos e questionários aplicados aos
professores e índios jovens. Foram tomados registros fotográficos
cotidianos das duas aldeias pesquisadas. Os dados obtidos indicam a
morte lenta da cultura e dos saberes empíricos típicos da etnia, uma vez
que o conteúdo programático aplicado no processo de Educação
Sistematizada, planejado e executado por professores não-indios, não os
contempla. Constatou-se a existências, de contradições entre a percepção
dos professores e dos índios acerca das tradições e atitudes típicas.
Há flagrantes barreiras na comunicação entre eles, pois os professores
não dominam o dialeto, e uma clara dicotomia entre os índios jovens e
idosos sobre a importância da manutenção dos usos e costumes da etnia,
atualmente praticados pelos indios idosos. Observou-se o abandono dos
adereços indígenas e a adoção ao padrão de comportamento do homem
civilizado, evidenciando o aculturamento daquele povo.
ABNT Citation:
TEIXEIRA, R. M.; SANTOS, I. C. D.; OLIVEIRA, E. A. A. Q. Educação sistematizada: a morte lenta da cultura Parakanã. Organizações & Sociedade, v. 16, n. 50, p. 565-585, 2009.
APA Citation:
Teixeira, R. M., Santos, I. C. D., & Oliveira, E. A. A. Q. (2009). Educação sistematizada: a morte lenta da cultura Parakanã. Organizações & Sociedade, 16(50), 565-585.
Permalink:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/7873/systematized-education--the-slow-death-of-the-parakana-culture/i/en