Opressão e resistência nos estudos organizacionais críticos: considerações acerca do discurso da servidão voluntária e da pedagogia do oprimido Outros Idiomas

ID:
436
Resumo:
Este artigo tem como objetivo discutir a abordagem crítica nacional para a questão da opressão e da resistência nos estudos organizacionais, apresentando novas
contribuições teóricas que podem reforçar sua tese central: a opressão é um fenômeno coletivo, portanto, quando se busca um projeto emancipatório mais amplo, a resistência também precisa ser empreendida como uma ação coletiva. Para além destas contribuições, também pretendemos apontar a pedagogia crítica como um caminho para analisar e mesmo colocar em práticas novas formas coletivas de resistência. Para isto, realizaremos um percurso que resgatará o clássico texto de Etienne La Boétie, “O Discurso da Servidão Voluntária” e também a “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire.
Citação ABNT:
PAULA, A. P. P.; MARANHÃO, C. M. S. A. Opressão e resistência nos estudos organizacionais críticos: considerações acerca do discurso da servidão voluntária e da pedagogia do oprimido. Organizações & Sociedade, v. 16, n. 50, art. 4, p. 463-477, 2009.
Citação APA:
Paula, A. P. P., & Maranhão, C. M. S. A. (2009). Opressão e resistência nos estudos organizacionais críticos: considerações acerca do discurso da servidão voluntária e da pedagogia do oprimido. Organizações & Sociedade, 16(50), 463-477.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português