Pagamentos de dividendos e persistência de retornos anormais das ações: evidência do mercado brasileiro Outros Idiomas

ID:
16724
Resumo:
Neste artigo são relatados os resultados de análise empírica do comportamento dos preços das ações após o anúncio do pagamento de dividendos. A amostra, constituída de 163 eventos, incluiu as ações mais negociadas na Bolsa deValores de São Paulo no período de 1998 a 2000. Encontrou-se uma relação direta entre o dividend yield e o retorno anormal acumulado dessas ações no período pós-pagamento de dividendos, o que levou a dividir a amostra em três subamostras em função do dividend yield. Obteve-se um retorno anormal acumulado de 21,97% nos 90 dias após o evento para as empresas que pagaram dividendos mais altos, de 5,16% para as companhias que pagaram dividendos intermediários e de -15,50% para as empresas que pagaram dividendos mais baixos. Isso demonstra a persistência dos retornos anormais das ações no período pós-evento, confirmando os resultados de Boehme & Sorescu (2000). Essa relação foi confirmada quando se analisaram os eventos por tipo de controlador da empresa (fundos, estatais ou famílias) e as companhias privatizadas, bem como quando se pesquisou o retorno acumulado das ações em função do percentual do lucro líquido distribuído sob a forma de dividendos.
Citação ABNT:
NOVIS NETO, J. A.; SAITO, R. Pagamentos de dividendos e persistência de retornos anormais das ações: evidência do mercado brasileiro. RAUSP Management Journal, v. 38, n. 2, p. 135-143, 2003.
Citação APA:
Novis Neto, J. A., & Saito, R. (2003). Pagamentos de dividendos e persistência de retornos anormais das ações: evidência do mercado brasileiro. RAUSP Management Journal, 38(2), 135-143.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/16724/pagamentos-de-dividendos-e-persistencia-de-retornos-anormais-das-acoes--evidencia-do-mercado-brasileiro/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português