Análise dos determinantes da lealdade às lojas temáticas de torcedores do Atlético e do Cruzeiro Outros Idiomas

ID:
18371
Resumo:
Na pesquisa aqui apresentada teve-se por objetivo identificar e analisar as variáveis que influenciam o processo de lealdade dos torcedores atleticanos e cruzeirenses em Belo Horizonte em relação ao consumo dos produtos oficiais dessas equipes. Estruturada em modelo usado para identificar os atributos de lealdade, a investigação foi desenvolvida com 300 clientes-torcedores, cujos dados foram submetidos a análises uni e multivariadas. Os resultados, obtidos por meio da modelagem de equações estruturais, confirmaram que a oferta de produtos e serviços impacta de forma positiva no investimento, no sentimento de dependência e na confiança. Verificou-se que: quanto maior o investimento no relacionamento comercial, maior é o sentimento de dependência do cliente; quanto mais intensa a troca de informações, maior é o sentimento de confiança; quanto maiores a dependência e a confiança, maior é o comprometimento do cliente no relacionamento comercial; e quanto maior o comprometimento, maior é a lealdade à empresa. O modelo proposto explicou 53,6% das inter-relações entre os construtos e desses com suas variáveis manifestas. O modelo de mensuração explicou 53,1% da variabilidade dos construtos e o modelo estrutural explicou 54,1% dessas mesmas variáveis. Tendo em vista que se trata de uma pesquisa social, em que o controle das respostas é mais restrito, esses resultados foram considerados satisfatórios, por conseguirem explicar mais da metade da variabilidade das variáveis avaliadas.
Citação ABNT:
SILVA, W. A. C.; SILVA, M. N.; LARA, J. E.; OLIVEIRA, S. L. Análise dos determinantes da lealdade às lojas temáticas de torcedores do Atlético e do Cruzeiro. RAUSP Management Journal, v. 48, n. 4, p. 857-871, 2013.
Citação APA:
Silva, W. A. C., Silva, M. N., Lara, J. E., & Oliveira, S. L. (2013). Análise dos determinantes da lealdade às lojas temáticas de torcedores do Atlético e do Cruzeiro. RAUSP Management Journal, 48(4), 857-871.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/18371/analise-dos-determinantes-da-lealdade-as-lojas-tematicas-de-torcedores-do-atletico-e-do-cruzeiro/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Ball, D., Coelho, P. S., Machás, A. (2004). The role of communication and trust in explaining customer loyalty: an extension to the ECSI model. European Journal of Marketing. 38(9/10), 1272-1293. doi: 10.1108/03090560410548979

Bourdieu, P. (1983). Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero.

Brown, J. D. (2001). Can we use Spearman-Brown prophecy formula to defend low reliability? Shiken: JALT Testing & Evaluation SIG Newsletter, 4(3), 7-11. Recuperado em 28 janeiro, 2010, de http://www.jalt.org/test/bro_13.htm

Chin, W. W. (1998). The partial least squares approach to structural equation modeling. In G.A. Marcoulides (Ed.), Modern methods for business research, pp. 295-336. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Chiou, J. S., Droge, C., Hanvanich, S. (2002). Does customer knowledge affect how loyalty is formed? Journal of Service Research, 5(2), 113-124. doi: 10.1177/109467002237494

Churchill Júnior, G. A., Peter, J. P. (2000). Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva.

Day, G. S. (2001). A empresa orientada para o mercado: compreender, atrair e manter clientes valiosos. Porto Alegre: Bookman.

Diniz, E., César, L. (2006). A dinâmica da indústria do futebol. Recuperado em 14 janeiro, 2010, de http://www.ifd.com.br/blog

Engel, J. F., Blackwell, R. D., Miniard, P. W. (2000). Comportamento do consumidor. 8a ed. Rio de Janeiro: LTC.

Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO). (2010). A Copa Multibilionária da FIFA. Recuperado em 12 outubro, 2010, de http://www.fenapro.org.br

Garbarino, E., Johnson, M. (1999). The different roles of satisfaction, trust, and commitment in customer relationships. Journal of Marketing, 63(2), 70-87.

Geyskens, I., Steenkamp, J. B., Scheer, L. K., Kumar, N. (1996). The effects of trust and interdependence on relationship commitment: a trans-Atlantic study. International Journal of Research in Marketing, 13(4), 303-317. doi: 10.1016/S0167-8116(96)00006-7

Geyskens, I., Steenkamp, J., Kumar, N. (1998). Generalizations about trust in marketing channel relationships using meta-analysis. International Journal of Research in Marketing, 15(3), 223-248. doi: 10.1016/S0167-8116(98)00002-0

Grönroos, C. (1995). Marketing – gerenciamento e serviços: a competição por serviços na hora da verdade. Rio de Janeiro: Campus.

Hair Júnior, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., Tathan, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. 9a ed. Porto Alegre: Bookman.

Hennig-Thurau, T., Langer, M., Hansen, U. (2001). Modeling and managing student loyalty: an approach based on the concept of relationship quality. Journal of Service Research, 3(4), 331-344. doi: 10.1177/109467050134006

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (n.d.). Recuperado em 10 abril, 2009, de http://www.ibge.gov.br

Johnson, M. D., Gustafsson, A., Andreassen, T. W., Lervik, L., Cha, J. (2001). The evolution and future of national customer satisfaction index models. Journal of Economic Psychology, 22(2), 217-245.

Las Casas, A. L. (2000). Marketing de serviços. São Paulo: Atlas.

Leoncini, M. P. (2001). Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol. Tese de doutorado em Engenharia da Produção, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Lovelock, C., Wright, L. (2006). Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva.

Mathieu, J., Zajac, D. (1990). A review and meta-analysis of the antecedents, correlates, and consequences of organizational commitment. Psychological Bulletin, 108(2), 171-194. doi: 10.1037/0033-2909.108.2.171

Melo Neto, F. P. (2003). Marketing de patrocínio. 2a ed. Rio de Janeiro: Sprint

Morgan, R. M., Hunt, S. D. (1994). The commitment-trust theory of relationship marketing. Journal of Marketing, 58 (3), 20-38. doi: 10.2307/1252308

Mowen, J. C., Minor, M. (2003). Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice Hall.

Müssnich, R. (2004). Serviços ao cliente e marketing de relacionamento no setor hoteleiro de Porto Alegre. In L.A. Slongo, G. Liberali, & A. C. D’Angelo. (Orgs.). Marketing de relacionamento: estudos, cases e preposições de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Oliver, R. L. (1999). Whence consumer loyalty? Journal of Marketing, v. 63, pp. 33-65. doi: 10.2307/1252099

Parasuraman, A., Grewal, D. (2000). The impact of technology on the quality-value-loyalty chain: a research agenda. Journal of the Academy of Marketing Science, 28(1), 168-174. doi: 10.1177/0092070300281015

Pritchard, M., Havitz, M., Howard, D. (1999). Analyzing the commitment-loyalty link in service contexts. Journal of the Academy of Marketing Science, 27(3), 333-348. doi: 10.1177/0092070399273004

Rocco Júnior, A. J. (2007). Clubes esportivos. GV Executivo, 6(3), 54-58.

Singh, J., Sirdeshmukh, D. (2000). Agency and trust mechanisms in consumer satisfaction and loyalty judgments. Journal of the Academy of Marketing Science, 28(1), 150-167. doi: 10.1177/0092070300281014

Somoggi, A. (2009). As características singulares do esporte como produto de marketing. Recuperado em 10 abril, 2009, de http://www.arenasports.com.br

Somoggi, A. (2009). Futebol brasileiro: um produto movido pela paixão. Recuperado em 10 abril, 2009, de http://www.sportsmagazine.com.br/11futebolBrasil.htm

Stone, M., Woodcock, N. (1998). Marketing de relacionamento. São Paulo: Littera Mundi.

Strandvik, T., Liljander, V. (1994). Relationship strength in bank services. Proceedings of the Research Conference on Relationship Marketing, Atlanta, USA, 2 (pp. 11-13).

Taylor, R. (1998). As dimensões sociais do relacionamento comercial entre os clubes de futebol e suas comunidades. Anais do Congresso Internacional EAESP de Gestão de Esportes, São Paulo, SP, Brasil, 1.

Tenenhaus, M., Amato, S., Vinzi, V. E. (2004). A global goodness-of-Fit index for PLS structural equation modeling. Proceedings of the Atti della Riunione Scientifica della Società Italiana di Statistica: Vol. 62. Roma: SIS. Recuperado 10 abril, 2009, de http://www.sis-statistica.it/files/pdf/atti/

Tinto, V., Goodsell-Love, A., Russo, P. (1993). Building community. Liberal Education, 79(4), 16-21.

Tinto, V., Russo, P., Kadel, S. (1994). Constructing educational communities in challenging circumstances. Community College Journal, 64(4), 26-30.

Triola, M. F. (2005). Introdução à estatística. 9a ed. Rio de Janeiro: LTC.

Vehkalahtin, K., Puntanen, S., Tarkkonen, L. (2006). Estimation of reliability: a better alternative for Cronbach’s alpha. Reports in Mathematics. Finland: University of Helsinki. Recuperado em 15 março, 2010, de http://mathstat.helsinki.fi/reports

Wilson, E., Vlosky, R. (1997). Partnering relationship activities: building theory from case study research. Journal of Business Research, 39(1), 59-70. doi: 10.1016/S0148-2963(96)00149-X

Zeithaml, V. (1988). Consumer perceptions of price, quality, and value: a means-end model and synthesis of evidence. Journal of Marketing, 52(3), 2-22. doi: 10.2307/1251446