Sistema de remuneração de executivos e conselheiros como suporte à estrutura de governança corporativa Outros Idiomas

ID:
20409
Resumo:
Este artigo tem por objetivo verificar se existe alinhamento entre o sistema de remuneração de executivos e conselheiros com a estrutura de governança corporativa. Compõem a estrutura de governança corporativa o presidente do conselho de administração, os conselheiros, CEO e a diretoria executiva. A literatura consultada indica a existência de obras que evidenciavam aspectos de governança e de remuneração isolados, mas não de forma conjunta e integrada. Para a realização da pesquisa1 foi utilizado o método exploratório e a técnica de entrevista junto às empresas que aderiram aos níveis diferenciados de governança corporativa da Bovespa (nível 1, nível 2 e novo mercado). Para tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Como principal conclusão pode-se afirmar que houve alinhamento entre a Estrutura de Governança Corporativa e o Sistema de Remuneração de Administradores. Verificou-se haver o contínuo acompanhamento dos resultados operacionais e financeiros e uma preocupação em mostrar aos investidores como as empresas possuem controles confiáveis, sendo a remuneração um dos elementos periodicamente auditados.
Citação ABNT:
OLIVA, E. C.; ALBUQUERQUE, L. G. Sistema de remuneração de executivos e conselheiros como suporte à estrutura de governança corporativa. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 4, n. 1, p. 61-73, 2007.
Citação APA:
Oliva, E. C., & Albuquerque, L. G. (2007). Sistema de remuneração de executivos e conselheiros como suporte à estrutura de governança corporativa. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, 4(1), 61-73.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/20409/sistema-de-remuneracao-de-executivos-e-conselheiros-como-suporte-a-estrutura-de-governanca-corporativa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português