Planejamento de marketing: um estudo no contexto brasileiro Outros Idiomas

ID:
20414
Resumo:
Embora sua importância como atividade de marketing e sua relevância para o sucesso da gestão organizacional sejam notórias, o planejamento de marketing parece ainda não estar consolidado em termos práticos dentro das organizações, que encontram dificuldades de implementá-lo. Este estudo pretende conhecer aspectos do planejamento de marketing no contexto brasileiro. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando tópicos gerais sobre planejamento e plano de marketing, como: definições e conceitos, estrutura, benefícios, barreiras e controle. Complementarmente, foi realizada uma pesquisa de campo direcionada para a realidade de empresas brasileiras, da qual participaram 219 executivos pertencentes a pequenas, médias e grandes organizações. A pesquisa de campo revelou que há diferenças na extensão do planejamento de marketing de acordo com o porte das empresas. Essas atividades são mais bem avaliadas em grandes empresas, que se utilizam com mais freqüência de instrumentos gerenciais. A falta de recursos, estilo de gestão não orientado para o planejamento e foco em administrar crises surgem como as causas principais da não adoção do planejamento de marketing nas pequenas e médias empresas. Principalmente as pequenas empresas deveriam ser instruídas sobre a confecção do plano, e seria importante que todas as empresas, independentemente do porte, alterassem a postura de administrar a crise em vez de planejar.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
IKEDA, A. A.; CAMPOMAR, M. C.; OLIVEIRA, T. M. V. Planejamento de marketing: um estudo no contexto brasileiro. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 4, n. 2, p. 113-125, 2007.
Citação APA:
Ikeda, A. A., Campomar, M. C., & Oliveira, T. M. V. (2007). Planejamento de marketing: um estudo no contexto brasileiro. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, 4(2), 113-125.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/20414/planejamento-de-marketing--um-estudo-no-contexto-brasileiro/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português