A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos Outros Idiomas

ID:
2947
Resumo:
Neste artigo, investiga-se a atuação do professor no desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas em situações inesperadas, complexas e incertas com as quais se defrontam na sua prática profissional. Após identificar elementos críticos na atuação do professor no referencial teórico, buscou-se confirmá-los por meio de uma pesquisa qualitativa em um programa de MBA Executivo. Os dados foram coletados por meio de observação, análise documental e entrevistas com vinte executivos matriculados em um programa de MBA Executivo nos Estados Unidos. O desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas foi estimulado pelos professores com o uso combinado dos seguintes elementos: (1) aplicação dos princípios da aprendizagem vivencial e da andragogia, que propiciaram um equilíbrio entre o rigor científico e a relevância prática, entre ação e reflexão; (2) características de profissional reflexivo; (3) uso de diferentes estratégias de ensino/aprendizagem; (4) estímulo ao compartilhamento de experiências.
Citação ABNT:
ROGLIO, K. D.; COELHO, C. C. S. R. A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos. Revista Economia & Gestão, v. 9, n. 19, p. 5-24, 2009.
Citação APA:
Roglio, K. D., & Coelho, C. C. S. R. (2009). A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos. Revista Economia & Gestão, 9(19), 5-24.
DOI:
10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/2947/a-atuacao-do-professor-em-programas-de-educacao-executiva--o-desenvolvimento-de-executivos-efetivos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português