Título Inglês:
Instructors’ performance in executive education programs: the development of effective executives
Resumo:
Neste artigo, investiga-se a atuação do professor no desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas em situações inesperadas, complexas e incertas com as quais se defrontam na sua prática profissional. Após identificar elementos críticos na atuação do professor no referencial teórico, buscou-se confirmá-los por meio de uma pesquisa qualitativa em um programa de MBA Executivo. Os dados foram coletados por meio de observação, análise documental e entrevistas com vinte executivos matriculados em um programa de MBA Executivo nos Estados Unidos. O desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas foi estimulado pelos professores com o uso combinado dos seguintes elementos: (1) aplicação dos princípios da aprendizagem vivencial e da andragogia, que propiciaram um equilíbrio entre o rigor científico e a relevância prática, entre ação e reflexão; (2) características de profissional reflexivo; (3) uso de diferentes estratégias de ensino/aprendizagem; (4) estímulo ao compartilhamento de experiências.
Resumo Inglês:
This paper investigates instructors’ performance in developing executives’ decision-making capacity in unexpected, complex, and uncertain situations. After identifying critical elements in instructors’ performance in theory, the research attempted to confirm them by means of a qualitative survey with twenty executives from an Executive MBA Program at an American Management School ranked among the top five in the world. Data collection was carried out through observation, documental analysis and interviews. The research findings disclose important elements that need to be seriously considered by instructors and administrators revising and developing successful Executive Education Programs to provide organizations and society with effective executives. According to the executives, the most important elements identified in the instructors’ performance are: (1) application of the principles of experiential learning and andragogy, which propitiates a balance between scientific accuracy and practical relevance, action and reflection; (2) characteristics of a reflective professional, (3) the use of diverse teaching-learning strategies, and (4) opportunities for sharing experiences.
Citação ABNT:
ROGLIO, K. D.; COELHO, C. C. S. R. A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos. Revista Economia & Gestão, v. 9, n. 19, p. 5-24, 2009.
Citação APA:
Roglio, K. D., & Coelho, C. C. S. R. (2009). A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos. Revista Economia & Gestão, 9(19), 5-24.
DOI:
10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/2947/a-atuacao-do-professor-em-programas-de-educacao-executiva--o-desenvolvimento-de-executivos-efetivos/i/pt-br