Uma aplicação da técnica Delphi no mapeamento das dimensões das qualificações docentes na área contábil

ID:
31569
Resumo:
A avaliação das qualificações docentes tem sido um tema recorrente na literatura e não sem controvérsias. Este estudo se propõe a conhecer e analisar as percepções de um grupo de especialistas da área contábil sobre as dimensões das qualificações docentes consideradas essenciais na educação superior contábil na contemporaneidade, utilizando-se da técnica Delphi. Para tanto, foi formada uma comissão de 21 especialistas nacionais e estrangeiros, com formação heterogênea, representativa das dimensões da qualificação docente que se pretendia analisar. Foram necessárias três rodadas para que se atingisse o consenso. Os resultados indicaram que a qualificação acadêmica ficou composta por fatores relativos à titulação, pesquisa e publicação; a qualificação profissional por fatores relativos à experiência profissional e credenciais; e a qualificação pedagógica por fatores relacionados ao apoio institucional, experiência no ensino e formação continuada. Também pode ser verificado que a formação acadêmica é a formação mais valorizada pela comissão completa, alcançando 46,7% dos especialistas pesquisados.
Citação ABNT:
MIRANDA, G. J.; NOVA, S. P. C. C.; CORNACHIONE JUNIOR, E. B. Uma aplicação da técnica Delphi no mapeamento das dimensões das qualificações docentes na área contábil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 8, n. 2, p. 142-158, 2014.
Citação APA:
Miranda, G. J., Nova, S. P. C. C., & Cornachione Junior, E. B. (2014). Uma aplicação da técnica Delphi no mapeamento das dimensões das qualificações docentes na área contábil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 8(2), 142-158.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/31569/uma-aplicacao-da-tecnica-delphi-no-mapeamento-das-dimensoes-das-qualificacoes-docentes-na-area-contabil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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