Title Portuguese:
Gerenciando os caminhos para mudança: um estudo sobre o ambiente interno de confecções cearenses
Abstract:
With the increasing numbers of companies in Brazil, there is a trend that there are new typesof markets and firms are interested in obtaining participation in them. The outlook is for hisadministration to deal with, in time, with inter-organizational relationships and environmentsincreasingly competitive and complex. Indeed, the assumption is that the intermediate factorsare crucial to business development to bring about its competition for future opportunities. Inthis context, it was tried to achieve two goals: 1) identify the current level of managementadopted by companies making small, 2) analyze the prospect of generating competitiveadvantage these companies. Based on the topology formed by the explanatory dimensions ofthe internal environment and competitiveness, developed a study of data collected from 81manufacturing companies and the Metropolitan Region of Fortaleza. It was chosen adescriptive analysis of the current competitive position of these companies using descriptivestatistics. The results indicate that areas with more functional activities were practiced Salesand Marketing and Finance and Costs, while the Strategic areas and Innovation had low levelsof practices carried out. The research adds to the other to enlarge the understanding ofpredicting the future level of competition for domestic companies.
Abstract Portuguese:
Com a crescente abertura de empresas no Brasil, há uma tendência que surjam novos tipos de mercados e que as empresas se interessem em obter participação neles. A perspectiva é de sua administração de lidar, no tempo, com ambientes e relacionamentos inter organizacionais cada vez mais competitivos e complexos. Com efeito, a hipótese é de que os fatores intermediário são desenvolvimento empresarial são determinantes para provocar sua competição pelas oportunidades de futuro. Nesse contexto, procurou-se alcançar dois objetivos: 1) identificar o atual nível de gestão adotado por empresas de confecção de pequeno porte; 2) analisar a perspectiva de geração de vantagem competitiva dessas empresas. Com base na topologia explicativa formada pelas dimensões do ambiente interno e competitividade, desenvolveu-se um estudo com dados coletados junto a 81 empresas de confecção de Fortaleza e Região Metropolitana. Optou-se por uma análise descritiva da atual posição competitiva dessas empresas utilizando estatística descritiva. Os resultados indicam que as áreas funcionais com mais atividades praticadas foram as de Vendas e Marketing e Finanças e Custos, enquanto as áreas estratégicas e a inovação obtiveram baixos níveis de práticas realizadas. A pesquisa soma-se a outras para ampliar o entendimento sobre predição do nível de competição pelo futuro de empresas nacionais.
ABNT Citation:
LEMOS, A. Q.; ROCHA, M.; COSTA, J. P. S.; LOPES JÚNIOR, E. P. Gerenciando os caminhos para mudança: um estudo sobre o ambiente interno de confecções cearenses. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 6, n. 3, p. 84-100, 2011.
APA Citation:
Lemos, A. Q., Rocha, M., Costa, J. P. S., & Lopes Júnior, E. P. (2011). Gerenciando os caminhos para mudança: um estudo sobre o ambiente interno de confecções cearenses. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 6(3), 84-100.
Permalink:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/33874/managing-pathways-to-change--a-study-on-indoor-cearenses-clothes/i/en
References:
AGÊNCIA SEBRAE. Brasil tem a maior taxa empreendedora do G20 e do Bric. Disponível em: . Acesso em 27 de abr.2011
BATISTA. P C de S.; GRADVOHL, R. F; LEMOS, A. Q; MATOS, I. M. M; LUFF, M. R. O Pensamento do Empreendedor Cearense sobre a Inovação Organizacional. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SIMPOI. 2008, Brasília. Anais do XXV SIMPOI. Rio de Janeiro, 2008.
BETHLEM, A. S. Estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1998.
CASTOR, B. V. J. Estratégias para a pequena e média empresa. São Paulo: Atlas, 2009.
CASTRO, F. Faltam condições para inovação tecnológica nas empresas brasileiras. Disponivel em: Acesso em 27 de jun.2011
DIÁRIO DO NORDESTE. Confecção busca mais o exterior. Disponível em: . Acesso em: 27/07/2010.
FIEC. Competitivo de novo. Disponível em: . Acesso em: 27/07/2010. 2010.
FIEC. Expectativa de bom ano, 2010. Revista da FIEC, v. 3, n. 32, p. 14-18, janeiro, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
GREINER, Larry. E. Evolução e Revolução no Desenvolvimento das Organizações, 1986, p. 95-120. In: Coleção Harvard de Administração. Editora Nova Cultural, São Paulo, 1986.
HALL, R. H. Organizações: estruturas, processos e resultados. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle sobre o seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica: Competitividade e Globalização. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
JANGADEIRO ONLINE. Setor de confecções emprega mais de 100 mil no Ceará. Disponível em: . Acesso em: 20/04/2010.
LEMOS, A. Q.; PINTO, F. R. Fatores Determinantes de Posturas Gerenciais Estratégicas: Utilização de um Modelo Para Análise em Pequenas e Médias Empresas. In: XXXIV Encontro da ANPAD – ENANPAD, 2010, Rio de Janeiro/RJ. Anais... Rio de Janeiro/RJ, 2010.
LEMOS, A. Q.; PINTO, F. R.; LOPES JÚNIOR, E. P.; FRANCO, C.; ALMEIDA, S. C. M. Determinantes da postura gerencial estratégica de ligação bridge: um estudo realizado em pequenas e médias empresas. In: XIV Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2009, Fortaleza. Universidade, Estado e Sociedade, 2009.
LOBATO, D. M. Administração Estratégica. Uma Visão Orientada Para Busca de Vantagens Competitivas. Editoração: Rio de Janeiro, 2000.
MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A. C. P. Noções de Probabilidade e Estatística. 6ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
MEZNAR, M. B.; NIGH, D. Buffer or Bridge? environmental and organizational determinants of public affairs activities in american firms. Academy of Management Journal, v. 38, n. 4, p. 975-996, 1995.
O POVO. PIB cearense cresce 3,1% em 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 mar,2011. 2009
PINTO, F. R. Evasão fiscal e estratégia empresarial: a percepção de empresários brasileiros. Tese de Doutorado, apresentada no Curso de Doutorado em Gestão de Empresas da Universidade de Coimbra, 2008. Disponível em acesso em 5 nov,2009. 2008.
RHPORTAL. Implementando o RH em pequenas empresas. Disponível em: Acesso em: 30 jul,2011.
VIANA, F. A Indústria Têxtil e de Confecções no Nordeste: Características, Desafios e Oportunidades. Documentos do Etene BNB, Nº 06, 2005.
WHITTINGTON, R. O que é estratégia. São Paulo: Thompson Learning, 2002.