Resumo:
O presente estudo documenta e analisa a forma como a empresa Petróleo Brasileiro S.A. utilizou a evidenciação voluntária de informações sociais em seus relatórios anuais, no período de 1993 a 2002, para encaminhar questões relacionadas com sua atividade, frente a uma possível ameaça ou perda de legitimidade. Baseado na teoria da legitimidade e na hipótese do custo político demonstra-se que a empresa analisada utilizou seus relatórios anuais para encaminhar questões negativas relacionados aos acidentes ambientais gerados por suas atividades. Demonstra-se também que a empresa utilizou determinadas estratégias de evidenciação de informações sociais. Quanto ao tipo de argumentação, são apresentados trechos do relatório anual que demonstram a existência de argumentos em benefício próprio na explicação dos problemas relacionados às atividades da empresa. Isto é, os administradores da empresa concentram-se em apresentar informações sociais que enfatizam as pectospositivos. Em suma, este estudo mostra que, consciente ou inconscientemente, os administradores da empresa analisada adotam determinados padrões quanto à forma e ao conteúdo da evidenciação de informações sociais nos relatórios anuais como parte de um processo de recuperação da sua legitimidade.
Resumo Inglês:
This study presents and analyses how Petróleo Brasileiro S.A. — the brazilian´s oilcompany — employed voluntary social information disclosure in its annual reports (from1993 to 2002) for dealing with questions related to its business activities, considering apossible threat or loss of legitimacy. Based on legitimacy theory and political costassumption, Petróleo Brasileiro S.A has used its annual reports for dealing with questionsrelated to environmental accidents caused by its business activities; and it has also adoptedsome disclosure strategies for providing social information. Extracts from the annual reportspresented by Petróleo Brasileiro S.A indicate the use of certain arguments for explainingproblems in company’s favor. In other words, managers focus on social informations thatemphasize positive aspects. Briefly, this study shows that company’s managers have adoptedsome standards related to social information disclosure format and content in annual reportsas part of a legitimacy recovering process.
Citação ABNT:
SANCOVSCHI, M.; SILVA, A. H. C. Evidenciação social corporativa: estudo de caso da empresa petróleo brasileiro S.A.
. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 1, n. 1, p. 42-57, 2006.
Citação APA:
Sancovschi, M., & Silva, A. H. C. (2006). Evidenciação social corporativa: estudo de caso da empresa petróleo brasileiro S.A.
. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 1(1), 42-57.
Link Permanente:
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