Resumo:
Este estudo verifica o impacto provocado pelo processo de internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial da Construtora Norberto Odebrecht S.A. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória através do método de estudo de caso, sendo que a principal coleta de dados teve como base duas entrevistas. Deste modo, o estudo explora a relação entre os sistemas de controle gerencial da empresa com o plano de referência extraído da revisão da literatura, buscando evidenciar as possíveis modificações em função do processo de internacionalização. Os resultados encontrados são coincidentes com muitos aspectos da literatura, em especial a proximidade dos instrumentos de controle previstos na Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) com as abordagens apresentadas sobre controle gerencial.
Citação ABNT:
GOMES, J. S.; RODRIGUES, A. Controle gerencial em empresas internacionalizadas: o caso da construtora Noberto Odebrecht S.A. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 3, n. 5, p. 75-96, 2006.
Citação APA:
Gomes, J. S., & Rodrigues, A. (2006). Controle gerencial em empresas internacionalizadas: o caso da construtora Noberto Odebrecht S.A. Revista Contemporânea de Contabilidade, 3(5), 75-96.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/35321/controle-gerencial-em-empresas-internacionalizadas--o-caso-da-construtora-noberto-odebrecht-s-a/i/pt-br