Título Inglês:
The process of SME internationalization: British firms entering Brazil
Resumo:
Esse artigo analisa a experiência de 32 PMEs Britânicos que entraram no mercado Brasileiro ou, em alguns casos, ainda tentam entrar. O alvo deste artigo é discutir os fatores que provocaram o interesse das firmas pelo Brasil e o seu processo de comprometimento com o mercado Brasileiro. Isso permitiu identificar os diferentes tipos de processos de exportação e os fatores que deram lugar a cada tipo. Comparações também são feitas com os insights oferecidos pela literatura atual. Os resultados sugerem que o recente interesse no uso do networking pelas PMEs é inteiramente justificado, e tais resultados corroboram ainda a visão de que atenção deve ser dada ao papel de encontros que ocorrem por acaso. Relacionamento baseado em confiança foram de fundamental importância no processo de internacionalização de PMEs. Da perspectiva baseada em recursos evidenciou-se que em um ambiente de negócios cultural e institucionalmente distinto como o brasileiro, a superioridade técnica, era uma condição necessária, mas suficiente para o sucesso das exportações. Competências baseadas em relacionamento também eram necessárias. A análise das formas de relacionamento por meio das quais as empresas trabalhavam com seus clientes no Brasil revelou três formas de cadeias de transição e fatores associados com o uso, dessas cadeias.
Resumo Inglês:
This paper examines the experience of thirty-two British SMEs that have entered the Brazilian market or, in a few cases, are still attempting to do so. It aims to discuss the factors that triggered those firms’ interest in Brazil and the process of their engagement with the Brazilian market. This allowed the identification of different types of export process and the factors giving rise to each type. Comparisons are also made with the insights offered by current literature. The findings suggest that the recent interest in the use of networking by SMEs is fully justified, and they also support the view that attention should be paid to the role of chance encounters. Trust-based relationships were fundamentally important in the internationalization process of the SMEs. From a resource-based perspective, it was evident that, in a culturally and institutionally distinctive business environment such as Brazil’s, technical superiority was a necessary condition, but not sufficient for successful export. Relationshipbuilding competencies were also required. The examination of the forms of relationship between companies and their customers in Brazil revealed three forms of transactional chain and factors associated with their use.
Citação ABNT:
CHILD, J.; RODRIGUES, S. B. The process of SME internationalization: British firms entering Brazil. Revista Economia & Gestão, v. 7, n. 14, p. 31-55, 2007.
Citação APA:
Child, J., & Rodrigues, S. B. (2007). The process of SME internationalization: British firms entering Brazil. Revista Economia & Gestão, 7(14), 31-55.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/36363/o-processo-de-internacionalizacao-de-pmes--a-entrada-de-empresas-britanicas-no-brasil/i/pt-br