O processo de internacionalização de PMEs: a entrada de empresas britânicas no Brasil Outros Idiomas

ID:
36363
Resumo:
Esse artigo analisa a experiência de 32 PMEs Britânicos que entraram no mercado Brasileiro ou, em alguns casos, ainda tentam entrar. O alvo deste artigo é discutir os fatores que provocaram o interesse das firmas pelo Brasil e o seu processo de comprometimento com o mercado Brasileiro. Isso permitiu identificar os diferentes tipos de processos de exportação e os fatores que deram lugar a cada tipo. Comparações também são feitas com os insights oferecidos pela literatura atual. Os resultados sugerem que o recente interesse no uso do networking pelas PMEs é inteiramente justificado, e tais resultados corroboram ainda a visão de que atenção deve ser dada ao papel de encontros que ocorrem por acaso. Relacionamento baseado em confiança foram de fundamental importância no processo de internacionalização de PMEs. Da perspectiva baseada em recursos evidenciou-se que em um ambiente de negócios cultural e institucionalmente distinto como o brasileiro, a superioridade técnica, era uma condição necessária, mas suficiente para o sucesso das exportações. Competências baseadas em relacionamento também eram necessárias. A análise das formas de relacionamento por meio das quais as empresas trabalhavam com seus clientes no Brasil revelou três formas de cadeias de transição e fatores associados com o uso, dessas cadeias.
Citação ABNT:
CHILD, J.; RODRIGUES, S. B. The process of SME internationalization: British firms entering Brazil. Revista Economia & Gestão, v. 7, n. 14, p. 31-55, 2007.
Citação APA:
Child, J., & Rodrigues, S. B. (2007). The process of SME internationalization: British firms entering Brazil. Revista Economia & Gestão, 7(14), 31-55.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/36363/o-processo-de-internacionalizacao-de-pmes--a-entrada-de-empresas-britanicas-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês