Reputação e desempenho: uma análise empírica no setor bancário Outros Idiomas

ID:
36409
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O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a reputação corporativa e seus componentes e o desempenho econômico de agências de um dos maiores bancos de varejo privado nacional. A idéia era comparar a percepção dos clientes e funcionários da reputação corporativa de agências de uma mesma instituição financeira com o desempenho de cada uma das agências pesquisadas. Baseado na teoria esperava-se que a variabilidade do desempenho econômico da agência pudesse ser explicada pela variabilidade na percepção de clientes e funcionários da reputação, imagem e identidade das respectivas agências. A marca da instituição financeira foco da pesquisa foi avaliada como uma das mais valiosas do mercado brasileiro em 2004. Foram entrevistados 595 clientes e 104 funcionários em janeiro e fevereiro de 2005. Os resultados mostram a baixa correlação entre a percepção da imagem e da reputação das agências pelos clientes e o desempenho econômico dessas. Por outro lado, a percepção da identidade e da imagem das agências pelos funcionários explicou, aproximadamente, 70% da variação do desempenho econômico das agências pesquisadas. O resultado indica a importância do papel do gerenciamento no nível da agência e mostram o efeito da comunicação com os clientes, fazendo-os avaliar suas agência de maneira muito uniforme.
Citação ABNT:
BRITO, E.Reputação e desempenho: uma análise empírica no setor bancário. Revista Economia & Gestão, v. 5, n. 11, p. 117-142, 2005.
Citação APA:
Brito, E.(2005). Reputação e desempenho: uma análise empírica no setor bancário. Revista Economia & Gestão, 5(11), 117-142.
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português