O efeito da liquidez sobre a rentabilidade de mercado das ações negociadas no mercado acionário brasileiro Outros Idiomas

ID:
371
Resumo:
O objetivo deste estudo foi verificar se a liquidez exerce papel significativo na formação dos preços de títulos financeiros, ou melhor, se o valor de mercado das ações pode ser determinado, também, pela sua liquidez. Assim, buscou-se examinar se o retorno das ações pode ser explicado pelo índice turnover – razão entre a quantidade de ações negociadas e a quantidade em circulação –, que serviu como proxy para a liquidez, após controlar o efeito das variáveis beta, tamanho da firma e índice valor patrimonial/preço, já documentadas como relevantes na literatura financeira. A base metodológica consistiu em uma regressão múltipla de dados em painel de ações negociadas na Bovespa entre março de 1995 e dezembro de 2004, sendo empregado o método Seemingly Unrelated Regressions (SUR). Os resultados mostraram a existência de uma relação linear e positiva entre o retorno e a liquidez das ações – quando medida tanto pelo turnover como pelo volume de negociação e pela quantidade de negócios (freqüência). Embora esse resultado não esteja em conformidade com a hipótese de existência de um prêmio de liquidez, proposta inicialmente por Amihud e Mendelson (1986), há uma correspondência com o estudo de Jun et al. (2003) em mercados emergentes, incluindo o Brasil.
Citação ABNT:
CORREIA, L. F.; AMARAL, H. F.; BRESSAN, A. A. O efeito da liquidez sobre a rentabilidade de mercado das ações negociadas no mercado acionário brasileiro. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 5, n. 2, art. 3, p. 109-119, 2008.
Citação APA:
Correia, L. F., Amaral, H. F., & Bressan, A. A. (2008). O efeito da liquidez sobre a rentabilidade de mercado das ações negociadas no mercado acionário brasileiro. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, 5(2), 109-119.
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português