The core competences of the accounting professionals in face of the new public accounting under the perspective of the accountants of Rondonia Other Languages

ID:
37713
Abstract:
The objective of the study is to identify what core competencies should the accountant of the municipal public sector present or develop in face of the challenge of professional adherence to New Public Accounting under the perspective of Rondonia State accountants. The research was characterized as qualiquanti, and the initial approach was qualitative, with the use of documental research, followed by quantitative approach of a survey. In the first step, resulted from the documental and descriptive analysis the profile of competences, with 7 knowledge, 8 skills and 16 values. The second, it was found that the level of importance analyzed by respondents about the profile dimensions of these competences. It was concluded that the professional profile required is the Bachelor Degree of Science in Accounting with emphasis on information systems, costs notions, accounting analysis, balance, budget and financial and leadership as connective element, qualification of human resources and flexibility. The accounting technician does not have enough training to the challenge of adherence to the New Public Accounting.
ABNT Citation:
CARNEIRO, A. F.; SILVA NETO, J. M. Competências essenciais dos profissionais contábeis em face da nova contabilidade pública sob a perspectiva dos contadores de Rondônia. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 5, n. 3, p. 100-122, 2015.
APA Citation:
Carneiro, A. F., & Silva Neto, J. M. (2015). Competências essenciais dos profissionais contábeis em face da nova contabilidade pública sob a perspectiva dos contadores de Rondônia. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 5(3), 100-122.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18028/2238-5320/rgfc.v5n3p100-122
Permalink:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/37713/the-core-competences-of-the-accounting-professionals-in-face-of-the-new-public-accounting-under-the-perspective-of-the-accountants-of-rondonia/i/en
Document type:
Artigo
Language:
Português
References:
BERGAMINI, C. W. Competência: a chave para o desempenho. São Paulo: Atlas, 2012.

BEZERRA FILHO, J. E. Contabilidade aplicada ao setor público. São Paulo: Atlas, 2014.

BRASIL. Constituição (1988).Constituição da República Federativa do Brasil: 1988. Brasília: Senado, 1998.

BRASIL.Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instruções para Avaliação da Gestão Pública - 2008/2009. Brasília: MP, SEGES, 2008.

CARDOSO, R. L.; RICCIO, E. L.; ALBUQUERQUE, L. G. de. Competências do contador: um estudo sobre a existência de uma estrutura de interdependência. RAUSP [online], v. 44, n. 4, p. 365-379, 2009.

CASTRO, D. P. de. Auditoria, contabilidade e controle interno no setor público: integração das áreas do ciclo de gestão: contabilidade, orçamento e auditoria e organização dos controles internos, como suporte à governança corporativa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

CASTRO, R. C. S.; ECHTERNACHT; T. H. S.; BRITO, C. A. O. Desenvolvimento de habilidades e competências para a prática contábil: uma pesquisa empírica numa instituição pública brasileira. Revista de Informação Contábil, Recife, v. 3, n. 2, p. 61-82, 2009.

CHEETHAM, G.; CHIVERS, G. Towards a holistic model of professional competence. Journal of European Industrial Training, v. 20, n. 5, p. 20-30, 1996.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC). NBC T 16 - Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Disponível em: . Acesso em: 19 nov.2014.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DIAZ, M. S. Las competencias desde la perspectiva informacional: apuntes introductorios a nivel terminológico y conceptual, escenarios e iniciativas. Ci. Inf., v. 37, n. 1, 2008. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2014. 2008.

DREJER, A. Organisational learning and competence development, The Learning Organisation, v. 7, n. 4, p. 206-220, 2000.

FELIX, C. L.; ALVES, F. J. S.; SILVA, L. M.; CARVALHO, V. S. Em busca da harmonização das normas contábeis para o setor público: uma comparação entre balanços patrimoniais segundo a lei 4320/64 e a IPSAS 1. In: Encontro de Administração Pública e governo, 2008, Anais... Salvador: ANPAD.

FIALHO, F. A. P.; MACEDO, M.; SANTOS, N.; MITIDIERI, T. C. Gestão do conhecimento a aprendizagem: as estratégias competitivas da sociedade pós-industrial. Florianópolis: Visual Books, 2006.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria Brasileira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. C. C. Alinhando estratégia e competência. In: BERTERO, C. O. (Coordenador). Gestão empresarial - estratégias organizacionais. São Paulo: Atlas, 2006.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, v. 5, Ed. Especial, 183-196, 2001

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KAPLAN, R. S., NORTON, D. P. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Tradução: Patrícia Chittoni R. Reuillard. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LEI, D.; HITT, M. A.; BETTIS, R. Competências essenciais dinâmicas mediante a metaaprendizagem e o contexto estratégico. In: FLEURY, M. T. Leme; OLIVEIRA Jr., M. de M. (org.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LERNER. W. Competência é essencial na administração. São Paulo: Global, 2002.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragem e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PRAHALAD, C. K., HAMEL, G. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

PRAHALAD, C. K., HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review, v. 90, n. 3, p. 79-91, 1990.

REIS, L. G.; SLOMSKI, V.; PEREIRA, C. A.; MELLO, G. R. A pesquisa brasileira em contabilidade do setor público: uma análise após a implementação da lei de responsabilidade fiscal. Revista de Informação Contábil, v. 1, n. 1, p. 89-101, 2007.

RETOUR, D.; KROHMER, C. A competência coletiva: uma relação-chave na gestão das competências. In: RETOUR, Didier et al. Competências coletivas no limiar da estratégia. Tradução Sandra Loguércio. Porto Alegre: Bookman, 2011.

ROSA, M. B. Contabilidade do setor público: de acordo com as inovações das normas brasileiras de contabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

SANTANA JUNIOR, J. J. B. de; PEREIRA, D. M. V. Gonçalves; LOPES, J. E. de Gusmão. Análise das habilidades cognitivas requeridas dos candidatos ao cargo de contador na administração pública federal, utilizando-se indicadores fundamentados na visão da taxonomia de Bloom. Revista de Contabilidade e Finanças, v. 19, n. 46, p. 108-121, 2008.

SILVA, L. M. da. Contabilidade governamental: um enfoque administrativo da nova contabilidade pública. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SLOMSKI, V. Controladoria e governança na gestão pública. São Paulo: Atlas, 2007.

SLOMSKI, V. Manual de contabilidade pública: de acordo com as normas internacionais aplicadas ao setor público (IPSASB/IFAC/CFC). 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

TAKAHASHI, A. R. W.; FISHER, A. L. Descortinando os processos da aprendizagem organizacional no desenvolvimento de competências em instituições de ensino superior. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32, 2008, Rio de Janeiro/RJ. Anais... ANPAD.

TAMAYO, Á. Valores Organizacionais. In: SIGUEIRA, Mirlene Maria Matias (org). Medidas do comportamento organizacional. Porto Alegre: Artmed, 2008.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2008.