Perspectivas da prática profissional de estudantes de ciências contábeis da UFSC Outros Idiomas

ID:
37725
Resumo:
Este estudo teve por objetivo apresentar os níveis de importância e de conhecimentos que os estudantes do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UFSC identificam para o exercício da prática profissional. O mesmo foi realizado com base na pesquisa de levantamento de dados em que foram utilizados dois questionários (A e B) estruturados pela escala Likert. O questionário “A” buscou identificar a importância dos conteúdos do curso para a prática profissional e o questionário “B” identificou o grau de percepção que o estudante indica possuir sobre a sua capacidade de atuação profissional. O conteúdo dos dois instrumentos teve como base o dicionário de competências elaborado por Cardoso (2006). Os dados foram analisados por meio das diretrizes curriculares nacionais de Ciências Contábeis, instituído pela Resolução CNE/CES nº 10/2004, apresentando algumas ressalvas aos limites da abordagem pelas competências. Os estudantes deste estudo apontam como importante possuir conhecimentos sobre a linguagem e a oralidade inerentes à prática contábil e, indicam possuir razoáveis conhecimentos para atuar na prática profissional. Tais dados permitem refletir e repensar o modelo de organização da formação visando ampliar processos formativos mais críticos e que venham a priorizar ações e saberes na articulação entre teoria e prática contábil.
Citação ABNT:
LAFFIN, M.; CASTRO, C. C. T. Professional practice perpectives of the ufsc accounting sciences students. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 5, n. 1, p. 58-76, 2015.
Citação APA:
Laffin, M., & Castro, C. C. T. (2015). Professional practice perpectives of the ufsc accounting sciences students. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 5(1), 58-76.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/37725/perspectivas-da-pratica-profissional-de-estudantes-de-ciencias-contabeis-da-ufsc/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
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