Título Inglês:
Sustainability management: a study of socio-environmental sustentability levels in a higher education federal institution
Título Espanhol:
Gestión de la sostenibilidad: un estudio sobre el nivel de sostenibilidad ambiental de una institución federal de educación superior
Resumo:
O objetivo deste estudo é avaliar o nível de sustentabilidade ambiental na Universidade Federal Fronteira Sul, campi de Chapecó/SC, a partir da aplicação do Modelo de Avaliação de Sustentabilidade Socioambiental (MASS) elaborado por Freitas (2013). Para o alcance do objetivo proposto, aplicou-se o questionário Educação Ambiental com 229 questões fechadas, respondido pelo departamento de sustentabilidade da UFFS. Os dados foram tabulados no software phinx e tratados de maneira quantitativa com o auxílio da planilha eletrônica Excel e do software, utilizado para a elaboração das redes. Os resultados demonstram que UFFS apresenta 53,09% do índice geral de sustentabilidade atingido (numa escala de 0 a 100%), representando que a instituição aplica a Sustentabilidade Ambiental preponderantemente para cumprir os requisitos legais.
Resumo Inglês:
This study seeks to evaluate the environmental sustainability level in the Fronteira Sul Federal University (UFFS), campi of Chapecó/SC, using the Social Environmental Assessment Model (SESM) developed by Freitas (2013). To reach the proposed goal, it is applied a questionnaire of Environmental Education with 229 questions, answered by the Sustainability Department of the UFFS. The collected data were analyzed quantitatively using the Phinx software and treated by MS Excel software, used to prepare the networks. The results show that the UFFS achieve a 53,09% over the general index of sustainability (on a 0 to 100% scale), representing that the Institution applies Environmental Sustainability primarily to meet legal requirements.
Resumo Espanhol:
El objetivo de este estudio es evaluar el nivel de sostenibilidad del medio ambiente en la Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), desde la aplicación del Modelo de Evaluación de Sostenibilidad Social y Ambiental (MASS) desarrollado por Freitas (2013). Para alcanzar el objetivo propuesto, se levo a cabo una encuesta a respecto de Educación Ambiental con 229 preguntas cerradas contestadas por la Dirección General de Sostenibilidad UFFS. Los datos se tabularon en el software PHINX y tratados cuantitativamente para la construcción de las redes. Los resultados muestran que la UFFS hay alcanzado 53.09% del índice general de sostenibilidad (escala de 0 a 100%), lo que representa que la institución aplica a la sostenibilidad ambiental, principalmente para cumplir con los requisitos legales.
Citação ABNT:
WARKEN, I. L. M.; HENN, V. J.; ROSA, F. S. Gestão da sustentabilidade: um estudo sobre o nível de sustentabilidade socioambiental de uma instituição federal de ensino superior. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 4, n. 3, p. 147-166, 2014.
Citação APA:
Warken, I. L. M., Henn, V. J., & Rosa, F. S. (2014). Gestão da sustentabilidade: um estudo sobre o nível de sustentabilidade socioambiental de uma instituição federal de ensino superior. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 4(3), 147-166.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/37737/gestao-da-sustentabilidade--um-estudo-sobre-o-nivel-de-sustentabilidade-socioambiental-de-uma-instituicao-federal-de-ensino-superior/i/pt-br