A competição no mercado, impacto nos componentes do lucro contábil e no retorno das ações Outros Idiomas

ID:
37749
Resumo:
A competição no mercado possui um efeito disciplinador para as firmas, podendo contribuir para melhoria da governança corporativa e redução dos custos de contratos. Em razão do aumento do fluxo das informações e possibilidade de uma maior comparação entre as firmas do mesmo setor, a competição pode limitar a discricionariedade do gestor, inclusive tendo impacto direto na qualidade da informação contábil. Partindo desse pressuposto o presente trabalho investiga a relação existente entre o ambiente competitivo, no qual a firma encontrase inserida, e a persistência dos lucros e seus componentes (accruals e fluxo de caixa), na obtenção dos lucros e retornos das firmas em períodos seguintes. Foram utilizados como base, o modelo de Dechow (1994), Sloan (1996) e o modelo adaptado de Ali; Hwang; Trombley (2000). Como proxy para a competição foi utilizado o índice de Herfindahl-Hirschman. A amostra contempla as empresas de capital aberto listadas na BM&FBovespa durante o período compreendido entre 2006 e 2012. Os resultados de um modo geral indicam que para a amostra analisada a estrutura de mercado (nível de competição) altera a relevância do fluxo de caixa e em setores mais concentrados (menos competitivos) os lucros e retornos são superiores.
Citação ABNT:
RODRIGUES SOBRINHO, W. B.; RODRIGUES, H. S.; OLIVEIRA, I. G. S.; ALMEIDA, J. E. F. A competição no mercado, impacto nos componentes do lucro contábil e no retorno das ações. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 4, n. 2, p. 54-72, 2014.
Citação APA:
Rodrigues Sobrinho, W. B., Rodrigues, H. S., Oliveira, I. G. S., & Almeida, J. E. F. (2014). A competição no mercado, impacto nos componentes do lucro contábil e no retorno das ações. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 4(2), 54-72.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português