Experiência internacional auto iniciada: executivos franceses no Brasil Outros Idiomas

ID:
37774
Resumo:
Tradicionalmente, a experiência de trabalho internacional é decorrente da expatriação pela empresa. Entretanto, muitos executivos buscam empregos em outros países por iniciativa própria: trata-se da Experiência Internacional Auto Iniciada (EIA). Este artigo explora as motivações dos franceses que buscam a EIA no Brasil. A metodologia utilizada foi qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas até a saturação, o que resultou em sete entrevistas com franceses em EIA no Brasil. Os resultados obtidos permitiram agrupar os EIAs entrevistados nas categorias de motivação apontadas na literatura. Foi possível entender a influência da família nas decisões, a relevância da proximidade cultural e a atratividade da economia brasileira. O grupo estudado foi atraído ao Brasil essencialmente em função de oportunidades econômicas e pela simpatia pela cultura brasileira. O artigo contribui com a literatura e a prática de gestão de pessoas em ambientes multiculturais ao identificar fatores de atração de executivos qualificados para o mercado de trabalho brasileiro e ao abordar um tema pouco explorado na literatura nacional.
Citação ABNT:
SARFATI, G.; FERLIM, M. M. Experiência internacional auto iniciada: executivos franceses no Brasil. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 4, n. 1, p. 107-122, 2014.
Citação APA:
Sarfati, G., & Ferlim, M. M. (2014). Experiência internacional auto iniciada: executivos franceses no Brasil. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 4(1), 107-122.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/37774/experiencia-internacional-auto-iniciada--executivos-franceses-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português