Título Inglês:
Ethical Accounting Behavior and Earnings Management: Validation of Multidimensional Ethics Scale (MES)
Título Espanhol:
Contabilidad Ético Comportamiento y Gestión de Resultados: Multidimensional Ethics Scale (MES) Validación
Resumo:
O objetivo deste estudo é validar a escala Multidimensional Ethics Scale (MES) em uma amostra de estudantes de Ciências Contábeis, como alternativa para a classificação dos indivíduos quanto ao comportamento ético e moral apresentado em situações de gerenciamento de resultado. Para isso, foi utilizada a escala MES, adaptada em um formulário que consiste de três dilemas éticos e morais na seara do gerenciamento de resultado. O estudo contou com diversas variáveis de controle, como: idade, sexo, tipo de ensino e visão política. A amostra é composta por 60 estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis. Para a análise dos dados, a escala foi validada quanto à dimensionalidade, confiabilidade e convergência, seguida da validade de conteúdo e validade preditiva, por meio da Regressão Linear Múltipla e do teste t para amostras emparelhadas. Os resultados encontrados apontaram para a validação da escala MES, quanto à dimensionalidade, confiabilidade e convergência, e para a existência de contribuições de determinadas dimensões éticas filosóficas na avaliação ética de estudantes em situações de gerenciamento de resultados, não ocorrendo de forma totalitária, porém sempre havendo pelo menos uma dimensão explicando uma avaliação ética. Adicionalmente, observou-se a ocorrência do efeito halo (quando as percepções individuais diferiram das percepções acerca dos pares) e do poder preditivo do escore Composite MES.
Resumo Inglês:
The aim of this study is to validate the Multidimensional Ethics Scale (MES) in a sample of accounting students as an alternative to the classification of individuals as to the ethical and moral behavior presented in situations of earnings management. For this, we used the MES scale, adapted into a form that consists of three ethical and moral dilemmas on the field of earnings management. The study included several variables of control such as age, gender, type of education and political vision. The sample consists of 60 students of the undergraduate course in Accounting. For data analysis, the scale was validated as the dimensionality, reliability and convergence, followed by content validity and predictive validity through the Multiple Linear Regression and the t test for paired samples. The results pointed to the validation of the MES scale, as the dimensionality, reliability and convergence, and the existence of contributions from certain philosophical ethical dimensions in the ethical evaluation of students in situations of earnings management, not occurring totalitarian form, but always having at least one dimension explaining an ethical evaluation. Additionally, it was observed the occurrence of the halo effect (when the individual perceptions differ from perceptions of their peers) and of the predictive power of Composite MES score.
Resumo Espanhol:
El objetivo del estudio es validar la escala Multidimensional Ethics Scale (MES) en una muestra de estudiantes de la contabilidad como una alternativa a la clasificación de los individuos en cuanto a la conducta ética y moral presentado en situaciones de gestión de resultados. Para esto, se utilizó la escala MES, adaptados a un formulario que se compone de tres dilemas éticos y morales en el área de gestión de resultados. El estudio incluyó a varias variables de control, tales como la edad, el sexo, el tipo de educación y visión política. La muestra consta de 60 alumnos del curso de licenciatura en Contabilidad. Para el análisis de datos, la escala fue validada cuanto a la dimensionalidad, fiabilidad y convergencia, seguido de la validez de contenido y validez predictiva a través de la regresión lineal múltiple y la prueba t para muestras apareadas. Los resultados apuntan a la validación de la escala MES, como la dimensionalidad, fiabilidad y convergencia, y la existencia de contribuciones de ciertas dimensiones éticas filosóficas en la evaluación ética de los estudiantes en situaciones de gestión de resultados, que no ocurre forma totalitaria, pero siempre que tiene al menos una dimensión que explica una evaluación ética. Además, había producido el efecto de halo (cuando las percepciones individuales difieren de las percepciones de los compañeros) y el poder predictivo de la puntuación de Composite MES.
Citação ABNT:
SANTANA JÚNIOR, E. A.; CARVALHO JUNIOR, C. V. O. Comportamento Ético Contábil e Gerenciamento de Resultados: Validação da Multidimensional Ethics Scale (MES) . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 6, n. 1, p. 92-111, 2016.
Citação APA:
Santana Júnior, E. A., & Carvalho Junior, C. V. O. (2016). Comportamento Ético Contábil e Gerenciamento de Resultados: Validação da Multidimensional Ethics Scale (MES) . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 6(1), 92-111.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18028/2238-5320/rgfc.v6n1p92-111
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/40002/comportamento-etico-contabil-e-gerenciamento-de-resultados--validacao-da-multidimensional-ethics-scale--mes---/i/pt-br
Referências:
ABBASZADEH, Mohammadreza; MOEINIZADEH, Moeinizadeh; VADIEI, Mohammadhossein. (2012). Cross-cultural study of accounting students' perception of accounting ethics in Iran and United Kingdom. African Journal of Business Management, Iran, v. 6, no. 4, p. 11049-11056. 2012.
BASU, Sudipta; DICKHAUT, John; HECHT, Gary; TOWRY, Kristy; WAYMIRE, Gregory B. (2009). Recordkeeping alters economic history by promoting reciprocity. Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), v. 106, n. 4, p. 1009–1014. 2009. DOI: 10.1073/pnas.0811967106
BASU, Sudipta; WAYMIRE, Gregory B. Recordkeeping and human evolution. Accounting Horizons, s. l., v. 20, n. 3, p. 201-229. 2006.
COHEN, Jeffrey; PANT, Laurie; SHARP, David. An examination of differences in ethical decision-making between canadian business students and accounting professionals. Journal of Business Ethics, Netherlands, v. 30, no. 1, p. 319–336. 2001.
COHEN, Jeffrey; PANT, Laurie; SHARP, David. A Validation and Extension of a Multidimensional Ethics Scale. Journal of Business Ethics, Netherlands, v. 12, n. 1, p. 13– 29. 1993.
EMERSON, Tisha L. N.; CONROY, Stephen J.; STANLEY, Charles W. Ethical Attitudes of Accountants: Recent Evidence from a Practitioners’ Survey. Journal of Business Ethics, v. 71, p. 73-87. 2007.
FISHER, Marilyn; ROSENZWEIG, Kenneth. Attitudes of Students and Accounting Practitioners Concerning the Ethical Acceptability of Earnings Management. Journal of Business Ethics, Netherlands, v. 14, p. 433-444. 1995.
FLORY, Steven M.; PHILLIPS, Thomas J.; REIDENBACH, R. Eric; ROBIN, Donald. P. A Multidimensional Analysis of Selected Ethical Issues in Accounting. The Accounting Review, v. 67, n. 2, p. 284-302. 1992.
HAIR, J. F. J.; BLACK, W. C.; BABIN, B J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Multivariate data analisis. Pearson, New Jersey. 6. ed. 2006.
REIDENBACH, R. Eric; ROBIN, Donald P. Some initial steps toward improving the measurements of ethical evaluations of marketing activities. Journal of Business Ethics, v. 7, p. 871-79. 1988.
REIDENBACH, R. Eric; ROBIN, Donald P. Toward the development of a multidimensional scale for improving evaluations of business ethics. Journal of Business Ethics, Netherlands, v. 9, p. 639-653. 1990.
REST, James; THOMA, Stephen; EDWARDS, Lynne. Designing and validating a measure of moral judgment: Stage preference and stage consistency approaches. Journal of Educational Psychology, Minnesota, v. 89, n. 1, p. 5-28. 1997.
SCOTT, William R. Financial Accounting Theory. 3ª ed. Pearson Education Canada Inc: Canada. 2003.
SHAWVER, Tara J.; SENNETTI, John T. (2008) Measuring Ethical Sensitivity and Evaluation. Journal of Business Ethics, s. l., v. 88, p. 663-678. 2009.