Título Inglês:
E-commerce in Brazil: if the segment is promising, why acting companies are operating at a loss?
Resumo:
A mudança de perfil dos novos consumidores tem exigido das organizações inovação em suas operações. Nesse contexto, uma nova modalidade de negócios tem modificado o cenário brasileiro, o ecommerce. Este segmento está em pleno crescimento, com projeções elevadas de faturamento (EBIT, 2013). No entanto, um paradoxo tem intrigado pesquisadores da área. Se o segmento é promissor, por que as empresas do ramo têm resultados negativos? Diante disso, o objetivo do estudo foi verificar o que revela a análise das demonstrações contábeis sobre o desempenho econômico-financeiro da B2W Digital (que atua no varejo on-line) em comparação com outras empresas classificadas no mesmo setor na BM&FBovespa (atuantes no varejo tradicional). Na plataforma teórica foram discutidos os principais indicadores financeiros e econômicos e apresentado um histórico sobre o e-commerce no Brasil. Posteriormente foi realizada análise documental nas demonstrações contábeis das referidas empresas no período de 2007 a 2012. Foi constatado que as principais causas para o baixo desempenho da B2W Digital no período analisado foram: desequilíbrio na gestão dos prazos mé- dios, ou seja, a organização paga seus fornecedores em prazos bem menores do que recebe de seus clientes, por isso a necessidade de financiar sua operação com recursos onerosos de curto prazo, principalmente empréstimos e antecipações de recebíveis, o que acarreta em despesas com taxas e juros; elevado grau de endividamento; baixa margem bruta, devido ao custo da mercadoria vendida que consome mais de 70% de sua receita líquida; e, finalmente, aumento das despesas operacionais, principalmente em distribuição.
Resumo Inglês:
The change in the profile of new consumers has demanded innovations from organizations in their operations. In this context, a new type of business has changed the Brazilian scenario, the E-commerce. This segment is in full growth and presenting elevated projections of billing (EBIT, 2013). However, a paradox has puzzled professionals and researchers of this field. If the segment is promising, why do companies of this sector have negative results? Therefore the aim of the study was to verify what reveals the analysis of accounting statements on economic and financial performance of B2W Digital (on-line retail) compared to other companies of the sector (traditional retail). In the theoretical framework were discussed concepts of the main economic and financial indicators and a brief history about the e-commerce in the Brazil. Subsequently documentary analysis was performed on the financial statements of these companies for the period 2007-2012. The results show that the main causes for B2W Digital’s low performance in the analyzed period were: imbalance in the management of medium terms, in other words, the organization pays its suppliers on terms much smaller than those the organization receives from its customers, hence the need to finance its operation with costly resources of short-term, specially loans and prepayment of receivables, which leads to expenses with taxes and interest; high levels of debt, low gross margin due to cost of sold goods which consumes more than 70% of its net revenue and lastly the increase of operational expenses, mainly in distribution.
Citação ABNT:
SANTOS, A. S. D.; MIRANDA, G. J. E-commerce no Brasil: se o segmento é promissor, por que empresas atuantes estão no vermelho?. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 3, n. 1, p. 54-68, 2015.
Citação APA:
Santos, A. S. D., & Miranda, G. J. (2015). E-commerce no Brasil: se o segmento é promissor, por que empresas atuantes estão no vermelho?. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 3(1), 54-68.
Link Permanente:
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