E-commerce no Brasil: se o segmento é promissor, por que empresas atuantes estão no vermelho? Outros Idiomas

ID:
40026
Resumo:
A mudança de perfil dos novos consumidores tem exigido das organizações inovação em suas operações. Nesse contexto, uma nova modalidade de negócios tem modificado o cenário brasileiro, o ecommerce. Este segmento está em pleno crescimento, com projeções elevadas de faturamento (EBIT, 2013). No entanto, um paradoxo tem intrigado pesquisadores da área. Se o segmento é promissor, por que as empresas do ramo têm resultados negativos? Diante disso, o objetivo do estudo foi verificar o que revela a análise das demonstrações contábeis sobre o desempenho econômico-financeiro da B2W Digital (que atua no varejo on-line) em comparação com outras empresas classificadas no mesmo setor na BM&FBovespa (atuantes no varejo tradicional). Na plataforma teórica foram discutidos os principais indicadores financeiros e econômicos e apresentado um histórico sobre o e-commerce no Brasil. Posteriormente foi realizada análise documental nas demonstrações contábeis das referidas empresas no período de 2007 a 2012. Foi constatado que as principais causas para o baixo desempenho da B2W Digital no período analisado foram: desequilíbrio na gestão dos prazos mé- dios, ou seja, a organização paga seus fornecedores em prazos bem menores do que recebe de seus clientes, por isso a necessidade de financiar sua operação com recursos onerosos de curto prazo, principalmente empréstimos e antecipações de recebíveis, o que acarreta em despesas com taxas e juros; elevado grau de endividamento; baixa margem bruta, devido ao custo da mercadoria vendida que consome mais de 70% de sua receita líquida; e, finalmente, aumento das despesas operacionais, principalmente em distribuição.
Citação ABNT:
SANTOS, A. S. D.; MIRANDA, G. J. E-commerce no Brasil: se o segmento é promissor, por que empresas atuantes estão no vermelho?. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 3, n. 1, p. 54-68, 2015.
Citação APA:
Santos, A. S. D., & Miranda, G. J. (2015). E-commerce no Brasil: se o segmento é promissor, por que empresas atuantes estão no vermelho?. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 3(1), 54-68.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português