O Curso de Ciências Contábeis no Brasil: um Estudo Sobre as Políticas Públicas de Ensino Superior e seu Reflexo na Oferta e na Demandano Período de 2001 a 2013 Outros Idiomas

ID:
41953
Resumo:
O objetivo desta pesquisa é verificar a influência das políticas públicas educacionais adotadas no Brasil ao longo dos últimos 20 anos sobre a oferta e a demanda dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil no período de 2001 a 2013. Para tanto, analisou-se os dados referentes às ofertas e demandas, número de alunos matriculados e concluintes do curso. Dessa forma, realiza-se uma pesquisa descritiva e exploratória por meio dos dados coletados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados demonstram que as políticas públicas para o Ensino Superior no Brasil têm influenciado tanto a oferta quanto à demanda de vagas no curso de Ciências Contábeis, contudo houve redução de 20% no número de concluintes. Também revela que as instituições privadas de Ensino Superior são responsáveis pelo maior número de oferta de vagas, bem como do número de concluintes.
Citação ABNT:
SILVA, G. M. D. S.; ROSA, F. S. O Curso de Ciências Contábeis no Brasil: um Estudo Sobre as Políticas Públicas de Ensino Superior e seu Reflexo na Oferta e na Demandano Período de 2001 a 2013 . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 6, n. 2, p. 94-111, 2016.
Citação APA:
Silva, G. M. D. S., & Rosa, F. S. (2016). O Curso de Ciências Contábeis no Brasil: um Estudo Sobre as Políticas Públicas de Ensino Superior e seu Reflexo na Oferta e na Demandano Período de 2001 a 2013 . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 6(2), 94-111.
DOI:
10.18028/2238-5320/rgfc.v6n2p94-111
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/41953/o-curso-de-ciencias-contabeis-no-brasil--um-estudo-sobre-as-politicas-publicas-de-ensino-superior-e-seu-reflexo-na-oferta-e-na-demandano-periodo-de-2001-a-2013-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
AZEVEDO, Sérgio de. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando A. Dos (et. al.). Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: Fase, 2003.

BATTISTUS, Cleci Terezinha; LIMBERGER, Cristiane; CASTANHA, André Paulo. Estado militar e as reformas educacionais. Revista Educere et Educare - UNIOESTE, Paraná, n. 1, p. 227-231, jan./jun. 2006.

CASTRO, Claudio de Moura. Educar para o ofício ou educar para mudar de ofício? Revista Ensino Superior - UNICAMP, São Paulo, n. 3, p. 20-39, jun. 2011.

CASTRO, M. H. G. A Educação para o Século XXI: o desafio da qualidade e da eqüidade. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1999. Disponível em: . Acesso em:10 set. 2015. 1999.

COSTA, Jonas Freire da. Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de Ciências Contábeis de uma instituição de Ensino Superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica. 2003. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica). - Centro Universitário Álvares Penteado - UNIFECAP, São Paulo, 2003.

CUNHA, Luiz Antônio. A Universidade Temporã - o Ensino Superior da Colônia à Era de Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

CUNHA, Luiz Antonio. Ensino Superior e Universidade no Brasil.500 anos de Educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

DURHAM, Eunice R. Educação superior, pública e privada (1808–2000). In: SCHWARTMAN, Simon & BROCK, Colin. Os desafios da educação no Brasil. pp. 197-240. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

DURHAM, Eunice R. O Ensino Superior na América Latina: Tradições e Tendências. Revista Novos Estudos - CEBRAP, São Paulo, n. 51, p. 91-105, jul. 1998.

DYE, Thomas D. UnderstandingPublicPolicy. Englewood Cliffs, N.J.: PrenticeHall. 1984.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses Estatísticas da Educação Superior - Graduação. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2015.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

LASWELL, Harold D. Politics: Who Gets What, When, How. Cleveland, Meridian Books. 1936/1958.

LEITE, Carlos Eduardo Barros. A Evolução das Ciências Contábeis no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

LYRA, Anderson Tavares de. João de Lyra Tavares – patrono da contabilidade brasileira. Blogger, 2010. Disponível em: . Acesso em: 13 out.2015. 2010.

MACÊDO, Márcia Andréa Durão de. Cotas raciais nas universidades brasileiras. Legalização da discriminação. Jus Navigandi, 2009. Disponível em: . Acesso em: 07 set. 2015. 2009.

MARION, José Carlos; ROBLES JR, Antonio. A busca da qualidade no Ensino Superior de Contabilidade no Brasil. Revista Conselho Regional de Contabilidade - CRCSP, São Paulo, n. 5 p. 38-45, jul. 1998.

MEAD, Lawrence M. Public Policy: Vision, Potential, Limits. Policy Currents, fev. 1995.

MEC - Ministério da Educação. Enade - Apresentação. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2015.

MICHELOTTO, Regina Maria; COELHO, Rúbia Helena; ZAINKO, Maria Amélia Sabbag. A política de expansão da educação superior e a proposta de reforma universitária do governo Lula. Revista Educar - UFPR, Paraná, n. 28, p. 179-198, jul./dez. 2006.

PELEIAS, Ivam Ricardo; SILVA, Glauco Peres da; SEGRETI, João Bosco; CHIROTTO, Amanda Russo. Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: uma análise histórica. Revista Contabilidade e Finanças - USP, São Paulo, n. 42, p. 19-32, jun. 2007.

PETERS, B. Guy. American Public Policy. Chatham, N.J.: Chatham House. 1986.

PROUNI - Programa Universidade para Todos. Portal PROUNI. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2015.

SÁ, Antônio Lopes de. História geral da contabilidade no Brasil. Brasília: Conselho Federal de Contabilidade, 2008.

SANTOS, Adilson Pereira dos; CERQUEIRA, Eustaquio Amazonas de. ENSINO SUPERIOR: trajetória histórica e políticas recentes. In: XI CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL -UFSC, 2009, Florianópolis/SC. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2015. 2009.

SiSU - Sistema de Seleção Unificada. SiSU - Como funciona? Brasília: MEC, 2015.Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2015.

SOARES, Maria Susana Arrosa; OLIVEN, Arabela Campos; BATISTA, Bernadete da Silva Ribeiro; MARTINS, Carlos Benedito; NEVES, Clarissa Eckert Baeta; LEITE, Denise; SCHWARTZMANN, Jacques; COSTAS, José Manuel Moran; FRANCO, Maria Estela DalPai; TRIGUEIRO, Michelangelo. A educação superior no Brasil. UNESCOIESALC, Porto Alegre/RS, nov. 2002. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2015. 2002.