Cerveja Artesanal Carioca: A Fabricação de uma Cultura Outros Idiomas

ID:
44792
Periódico:
Resumo:
Este artigo propõe uma leitura sociológica e antropológica para o crescimento do mercado brasileiro de cerveja artesanal, voltando-se à dinâmica local do fenômeno na cidade do Rio de Janeiro. Por meio da “fabricação” de uma cultura específica, o mercado de cerveja artesanal vem desempenhando papel central na construção da dimensão material dessa cultura, que pode ser percebida sob três aspectos fundamentais: aprendizagem, sociabilidade e identidade. A presente pesquisa concentra-se na dimensão da identidade, voltando-se para as ações de comunicação e para o posicionamento de marcas de cervejarias artesanais que reivindicam uma identidade carioca para seus produtos, dialogando com valores e comportamentos associados à cultura local da cidade. Analisando as conotações empregadas por cervejarias artesanais, foi localizado conjunto de simbologias dentro de um sistema que conjuga ou que funde dualidades para construir identidades locais e específicas, como uma forma de diferenciar as cervejas cariocas em um mercado global.
Citação ABNT:
GOIA, M. R.; ANDRADE, M. L. Cerveja Artesanal Carioca: A Fabricação de uma Cultura . Revista ADM.MADE, v. 20, n. 2, p. 56-71, 2016.
Citação APA:
Goia, M. R., & Andrade, M. L. (2016). Cerveja Artesanal Carioca: A Fabricação de uma Cultura . Revista ADM.MADE, 20(2), 56-71.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/2237-51392016v20n2p056071
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/44792/cerveja-artesanal-carioca--a-fabricacao-de-uma-cultura-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
3CARIOCAS. 3Cariocas. 3Cariocas, 10 Dec 2014. Disponivel em:. Acesso em: 28 Sep 2016.

3CARIOCAS.3Cariocas.3Cariocas. 2016. Disponivel em:. Acesso em: 28 Sep 2016.

ABRAMOVAY, R. Entre Deus e o diabo: mercados e interação humana nas ciências sociais. TempoSocial, v. 16, n. 2, p. 35-64, 2004.

ANTUNES, A. The 30 Best Craft Beers Available In Brazil. Forbes. nd. 18 Feb 2015. Disponivel em:. Acesso em: 27 Aug2016. 2015.

A PERUA DA CERVEJA. Cerveja Irada! – Praianamente artesanal.A Perua da Cerveja, 3 Dec 2014. Disponivel em: . Acesso em: 28 Sep 2016. 2014.

ARAÚJO, S. Identidades brasileiras e representações musicais: músicas e ideologias de nacionalidade. Brasiliana, n. 4, 2000.

BARBOSA, L. Feijão com arroz e arroz com feijão: o Brasil no prato dos brasileiros. Horizontes Antropológicos, v. 13, n. 28, p. 87-116, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARTHES, R. Elements of semiology. New York: Hill e Wang, 1967.

BEDAQUE, C. Vem aí o dia da Cerveja Impura e a não-cerveja. Lupulinas Blog de Cervejas Artesanais. 2016. Disponivel em: . Acesso em: 25 dez. 2016.

BOUÇAS, C. Importação de cervejas especiais cresce 7% em 12 meses. Valor Econômico. 22 Oct 2015. Disponivel em: . Acesso em: 2 Nov 2015.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.

BRASSARIA AMPOLIS. Brassaria Ampolis. Brassaria Ampolis, 2016. Disponivel em:. Acesso em: 28 Sep 2016.

CALAGIONE, S. Brewing Up a Business: Adventures in Beer from the Founder of Dogfish Head CraftBrewery. Hoboken: John Wiley & Sons, 2011.

CERVEJA COMPLEXO DO ALEMÃO. Cerveja Complexo do Alemão. Cerveja Complexo do Alemão, 31ago. 2016. Disponivel em: . Acesso em: 25 dez. 2016.

CERVEJA PRAYA. Cerveja Praya. Cerveja Praya, 4 Jul 2016. Disponivel em:. Acesso em: 27 Sep 2016.

CERVEJARIA SUBURBANA. Cervejaria Suburbana. Cervejaria Suburbana, 12 out. 2016. Disponivel em:. Acesso em: 25 dez. 2016.

CERVEJARIA SUBURBANA. Cervejaria Suburbana. Cervejaria Suburbana, 14 out. 2016. Disponivel em:. Acesso em: 25 dez. 2016.

CERVEJA RIO CARIOCA. Cerveja Rio Carioca. Cerveja Rio Carioca, 26 Nov 2015. Disponivel em:. Acesso em: 28 Sep 2016.

CERVEJA RIO CARIOCA. Cerveja Rio Carioca. Cerveja Rio Carioca, 6 Feb 2016. Disponivel em:. Acesso em: 27 Sep 2016.

CHAVES, R. L. P. Reinventing a business model: how contract breweries became a permanent form of organizing. Dissertação de Mestrado. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas/Fundação Getúlio Vargas, 2016.

DAMATTA, R. A casa e a rua. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

DIMAGGIO, P. Cultural aspects of economic action and organization. In: FRIEDLAND, R.; (EDS.), A. F. R. Beyond the market-place: rethinking economy and society. New York: Aldine de Gruyter, 1990. p.113-136.

DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2004.

EISENHARDT, K. M. Building Theories from Case Study Research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, 1989.

FREYRE, G. Casa-grande e senzala. 9 ed. São Paulo: Global Editora, 2012.

GATELY, I. Drink: a cultural history of alcohol. New York: Gotham Books, 2008.

GOIA, M. R. Modos e modas de Ipanema. In: (ORG.), M. G. O corpo como capital: estudos sobregênero, sexualidade e moda na cultura brasileira. 2 ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2007.

GOMES, L. S.; NEVES, A. Cervejaria Jeffrey (Araras - Rio de Janeiro).Guia Virtual das Cervejas Artesanais do Brasil. 25 Nov 2013. Disponivel em:. Acesso em: 28 Sep 2016. 2013.

GONÇALVES, J. R. S. Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônios. Horizontes Antropológicos, v. 11, n. 23, p. 15-36, 2005.

GRANOVETTER, M. Economic Action and Social Structure: The Problem of Embeddedness. AmericanJournal of Sociology, v. 91, n. 3, p. 481-510, 1985.

HIERONYMUS, S. Brewing Local: American-Grown Beer. Boulder: Brewers Publications, 2016.

HINDY, S. The craft beer revolution: How a band of microbreweries is transforming the world’s favorite drink. New York: Palgrave Macmillan, 2014.

HOBSBAWM, E. Introduction: Inventing Traditions. In: HOBSBAWM, E.; (EDS.), T. R. The Invention of Tradition. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

HOLLANDA, S. B. D. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

IANNI, O. Tipos e mitos do pensamento brasileiro. Sociologias, n. 7, Jan/Jun, 2002.

JEFFREY. Jeffrey. Jeffrey, 2016. Disponivel em: . Acesso em: 27 Sep 2016.

JEFFREY. Jeffrey. Jeffrey, 6 Nov 2015. Disponivel em:. Acesso em: 28 Sep 2016. 2015.

KRIPPNER, G. R.; ALVAREZ, A. S. Embeddedness and the Intellectual Projects of Economic Sociology. Annual Review of Sociology, v. 33, p. 219-40, 2007.

LÉVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

LOTZ, S. L.; HU, M. Y. Diluting Negative Country of Origin Stereotypes: A Social Stereotype Approach. Journal of Marketing Management, n. 17, p. 105-135, 2001.

MALTA, C.; BOUÇAS, C. Ambev fecha compra da Colorado, de Ribeirão Preto. Valor Econômico, 08 Jul2015. Disponivel em: . Acesso em: 02 Nov 2015.

MAUSS, M. As técnicas corporais. In: MAUSS, M. Sociologia e Antropologia, vol. 1. São Paulo: Cosac&Naify, 2003.

MCCRACKEN, G. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

MCCRACKEN, G. Cultura e consumo: uma explicação teórica da estrutura e do movimento do significado cultural dos bens e consumo. Revista de Administração de Empresas, v. 47, n. 1, p. 99-115, Jan/Mar 2007.

MILLER, D. Consumo como cultura material. Horizontes Antropológicos, v. 13, n. 28, p. 33-63, 2007.

MILLER, D. Could the Internet de-fetishise the commodity? Environment and Planning D: Society and Space, v. 21, n. 3, p. 359-372, 2003.

MONTANARI, M. Comida como cultura. São Paulo: Senac, 2008.

MOREIRA, G. H. Contribuição da Nova Sociologia Econômica para a Administração no Brasil. Dissertação de Mestrado. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas/Fundação Getúlio Vargas, 2016.

NAVES, S. C. O violão azul: modernismo e cultura popular. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas,1998.

NEDER, Á. The cultural study of Brazilian popular music: two problems and a contribution. Revista Acadêmica de Música, n. 22, 2010.

PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1987.

SAHLINS, M. Cultura e Razão Prática. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

SIMMEL, G. Fashion. American Journal of Sociology, v. 62, n. 6, p. 541-558, 1957.

SOUSA, R. L. D. Cachaça, vinho, cerveja: da Colônia ao século XX. Estudos Históricos, n. 33, p. 56-75,2004.

SWEDBERG, R. Principles of economic sociology. Princeton: Princeton University Press, 2007.

VEBLEN, T. A teoria da classe ociosa: um estudo econômico das instituições. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

WISNIK, J. M. Entre o erudito e o popular. Revista de História, n. 157, p. 55-72, 2007.

ZELIZER, V. The social meaning of money. Princeton: Princeton University Press, 1997.

ZOBARAN, E. Prefeitura cria decreto e facilita instalação de microcervejarias no Rio. Jornal O Globo. 19 Nov 2015. Disponivel em: . Acesso em: 29 Nov 2015.

ZOBARAN, E.; ROSA, B. Desce uma local, por favor! Jornal O Globo. 8 Nov 2015. Disponivel em:http://oglobodigital.oglobo.globo.com/epaper/viewer.aspx. Acesso em: 30 Ago 2016.