Título Inglês:
Carioca Craft Beer: The Making Of A Culture
Resumo:
Este artigo propõe uma leitura sociológica e antropológica para o crescimento do mercado brasileiro de cerveja artesanal, voltando-se à dinâmica local do fenômeno na cidade do Rio de Janeiro. Por meio da “fabricação” de uma cultura específica, o mercado de cerveja artesanal vem desempenhando papel central na construção da dimensão material dessa cultura, que pode ser percebida sob três aspectos fundamentais: aprendizagem, sociabilidade e identidade. A presente pesquisa concentra-se na dimensão da identidade, voltando-se para as ações de comunicação e para o posicionamento de marcas de cervejarias artesanais que reivindicam uma identidade carioca para seus produtos, dialogando com valores e comportamentos associados à cultura local da cidade. Analisando as conotações empregadas por cervejarias artesanais, foi localizado conjunto de simbologias dentro de um sistema que conjuga ou que funde dualidades para construir identidades locais e específicas, como uma forma de diferenciar as cervejas cariocas em um mercado global.
Resumo Inglês:
This paper proposes a sociological and anthropological interpretation of the growth of the Brazilian craft beer market. It also attempts to shed light on the local dynamics of the phenomenon in Rio de Janeiro. By inventing a specific culture, the craft beer market has been playing a central role in developing this culture’s material dimension, which can be perceived from three different standpoints: learning, sociability, and identity. This research focuses on the identity stance, thus illuminating communication actions and brand positioning of craft breweries that claim a Carioca identity for their products, in a clear dialogue with values and behaviors associated with Rio de Janeiro’s local culture. We found a number of symbologies within a system that conjugates or merges dualities in order to build local and specific identities as a way of differentiating Carioca beers in a global market.
Citação ABNT:
GOIA, M. R.; ANDRADE, M. L. Cerveja Artesanal Carioca: A Fabricação de uma Cultura . Revista ADM.MADE, v. 20, n. 2, p. 56-71, 2016.
Citação APA:
Goia, M. R., & Andrade, M. L. (2016). Cerveja Artesanal Carioca: A Fabricação de uma Cultura . Revista ADM.MADE, 20(2), 56-71.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/2237-51392016v20n2p056071
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/44792/cerveja-artesanal-carioca--a-fabricacao-de-uma-cultura-/i/pt-br
Referências:
3CARIOCAS. 3Cariocas. 3Cariocas, 10 Dec 2014. Disponivel em:
. Acesso em: 28 Sep 2016.
3CARIOCAS.3Cariocas.3Cariocas. 2016. Disponivel em:. Acesso em: 28 Sep 2016.
ABRAMOVAY, R. Entre Deus e o diabo: mercados e interação humana nas ciências sociais. TempoSocial, v. 16, n. 2, p. 35-64, 2004.
ANTUNES, A. The 30 Best Craft Beers Available In Brazil. Forbes. nd. 18 Feb 2015. Disponivel em:. Acesso em: 27 Aug2016. 2015.
A PERUA DA CERVEJA. Cerveja Irada! – Praianamente artesanal.A Perua da Cerveja, 3 Dec 2014. Disponivel em: . Acesso em: 28 Sep 2016. 2014.
ARAÚJO, S. Identidades brasileiras e representações musicais: músicas e ideologias de nacionalidade. Brasiliana, n. 4, 2000.
BARBOSA, L. Feijão com arroz e arroz com feijão: o Brasil no prato dos brasileiros. Horizontes Antropológicos, v. 13, n. 28, p. 87-116, 2007.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARTHES, R. Elements of semiology. New York: Hill e Wang, 1967.
BEDAQUE, C. Vem aí o dia da Cerveja Impura e a não-cerveja. Lupulinas Blog de Cervejas Artesanais. 2016. Disponivel em: . Acesso em: 25 dez. 2016.
BOUÇAS, C. Importação de cervejas especiais cresce 7% em 12 meses. Valor Econômico. 22 Oct 2015. Disponivel em: . Acesso em: 2 Nov 2015.
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.
BRASSARIA AMPOLIS. Brassaria Ampolis. Brassaria Ampolis, 2016. Disponivel em:. Acesso em: 28 Sep 2016.
CALAGIONE, S. Brewing Up a Business: Adventures in Beer from the Founder of Dogfish Head CraftBrewery. Hoboken: John Wiley & Sons, 2011.
CERVEJA COMPLEXO DO ALEMÃO. Cerveja Complexo do Alemão. Cerveja Complexo do Alemão, 31ago. 2016. Disponivel em: . Acesso em: 25 dez. 2016.
CERVEJA PRAYA. Cerveja Praya. Cerveja Praya, 4 Jul 2016. Disponivel em:. Acesso em: 27 Sep 2016.
CERVEJARIA SUBURBANA. Cervejaria Suburbana. Cervejaria Suburbana, 12 out. 2016. Disponivel em:. Acesso em: 25 dez. 2016.
CERVEJARIA SUBURBANA. Cervejaria Suburbana. Cervejaria Suburbana, 14 out. 2016. Disponivel em:. Acesso em: 25 dez. 2016.
CERVEJA RIO CARIOCA. Cerveja Rio Carioca. Cerveja Rio Carioca, 26 Nov 2015. Disponivel em:. Acesso em: 28 Sep 2016.
CERVEJA RIO CARIOCA. Cerveja Rio Carioca. Cerveja Rio Carioca, 6 Feb 2016. Disponivel em:. Acesso em: 27 Sep 2016.
CHAVES, R. L. P. Reinventing a business model: how contract breweries became a permanent form of organizing. Dissertação de Mestrado. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas/Fundação Getúlio Vargas, 2016.
DAMATTA, R. A casa e a rua. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
DIMAGGIO, P. Cultural aspects of economic action and organization. In: FRIEDLAND, R.; (EDS.), A. F. R. Beyond the market-place: rethinking economy and society. New York: Aldine de Gruyter, 1990. p.113-136.
DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2004.
EISENHARDT, K. M. Building Theories from Case Study Research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, 1989.
FREYRE, G. Casa-grande e senzala. 9 ed. São Paulo: Global Editora, 2012.
GATELY, I. Drink: a cultural history of alcohol. New York: Gotham Books, 2008.
GOIA, M. R. Modos e modas de Ipanema. In: (ORG.), M. G. O corpo como capital: estudos sobregênero, sexualidade e moda na cultura brasileira. 2 ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2007.
GOMES, L. S.; NEVES, A. Cervejaria Jeffrey (Araras - Rio de Janeiro).Guia Virtual das Cervejas Artesanais do Brasil. 25 Nov 2013. Disponivel em:. Acesso em: 28 Sep 2016. 2013.
GONÇALVES, J. R. S. Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônios. Horizontes Antropológicos, v. 11, n. 23, p. 15-36, 2005.
GRANOVETTER, M. Economic Action and Social Structure: The Problem of Embeddedness. AmericanJournal of Sociology, v. 91, n. 3, p. 481-510, 1985.
HIERONYMUS, S. Brewing Local: American-Grown Beer. Boulder: Brewers Publications, 2016.
HINDY, S. The craft beer revolution: How a band of microbreweries is transforming the world’s favorite drink. New York: Palgrave Macmillan, 2014.
HOBSBAWM, E. Introduction: Inventing Traditions. In: HOBSBAWM, E.; (EDS.), T. R. The Invention of Tradition. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.
HOLLANDA, S. B. D. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
IANNI, O. Tipos e mitos do pensamento brasileiro. Sociologias, n. 7, Jan/Jun, 2002.
JEFFREY. Jeffrey. Jeffrey, 2016. Disponivel em: . Acesso em: 27 Sep 2016.
JEFFREY. Jeffrey. Jeffrey, 6 Nov 2015. Disponivel em:. Acesso em: 28 Sep 2016. 2015.
KRIPPNER, G. R.; ALVAREZ, A. S. Embeddedness and the Intellectual Projects of Economic Sociology. Annual Review of Sociology, v. 33, p. 219-40, 2007.
LÉVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
LOTZ, S. L.; HU, M. Y. Diluting Negative Country of Origin Stereotypes: A Social Stereotype Approach. Journal of Marketing Management, n. 17, p. 105-135, 2001.
MALTA, C.; BOUÇAS, C. Ambev fecha compra da Colorado, de Ribeirão Preto. Valor Econômico, 08 Jul2015. Disponivel em: . Acesso em: 02 Nov 2015.
MAUSS, M. As técnicas corporais. In: MAUSS, M. Sociologia e Antropologia, vol. 1. São Paulo: Cosac&Naify, 2003.
MCCRACKEN, G. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
MCCRACKEN, G. Cultura e consumo: uma explicação teórica da estrutura e do movimento do significado cultural dos bens e consumo. Revista de Administração de Empresas, v. 47, n. 1, p. 99-115, Jan/Mar 2007.
MILLER, D. Consumo como cultura material. Horizontes Antropológicos, v. 13, n. 28, p. 33-63, 2007.
MILLER, D. Could the Internet de-fetishise the commodity? Environment and Planning D: Society and Space, v. 21, n. 3, p. 359-372, 2003.
MONTANARI, M. Comida como cultura. São Paulo: Senac, 2008.
MOREIRA, G. H. Contribuição da Nova Sociologia Econômica para a Administração no Brasil. Dissertação de Mestrado. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas/Fundação Getúlio Vargas, 2016.
NAVES, S. C. O violão azul: modernismo e cultura popular. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas,1998.
NEDER, Á. The cultural study of Brazilian popular music: two problems and a contribution. Revista Acadêmica de Música, n. 22, 2010.
PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1987.
SAHLINS, M. Cultura e Razão Prática. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
SIMMEL, G. Fashion. American Journal of Sociology, v. 62, n. 6, p. 541-558, 1957.
SOUSA, R. L. D. Cachaça, vinho, cerveja: da Colônia ao século XX. Estudos Históricos, n. 33, p. 56-75,2004.
SWEDBERG, R. Principles of economic sociology. Princeton: Princeton University Press, 2007.
VEBLEN, T. A teoria da classe ociosa: um estudo econômico das instituições. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
WISNIK, J. M. Entre o erudito e o popular. Revista de História, n. 157, p. 55-72, 2007.
ZELIZER, V. The social meaning of money. Princeton: Princeton University Press, 1997.
ZOBARAN, E. Prefeitura cria decreto e facilita instalação de microcervejarias no Rio. Jornal O Globo. 19 Nov 2015. Disponivel em: . Acesso em: 29 Nov 2015.
ZOBARAN, E.; ROSA, B. Desce uma local, por favor! Jornal O Globo. 8 Nov 2015. Disponivel em:http://oglobodigital.oglobo.globo.com/epaper/viewer.aspx. Acesso em: 30 Ago 2016.