Title Portuguese:
Atitude discente em relação ao ensino de contabilidade em cursos de administração: uma análise estatística
Abstract:
O objetivo principal deste estudo foi analisar atitude discente em relação ao ensino de Contabilidade nos cursos de graduação em Administração de quatro instituições de ensino superior, em Minas Gerais. Quanto à metodologia, o estudo envolveu uma avaliação quantitativa em que foram aplicados questionários estruturados a uma amostra de 261 graduandos em Administração para analisar atitude em relação ao ensino de Contabilidade. Foram utilizadas as seguintes técnicas de análise de dados: estatística descritiva e estatística multivariada (análise fatorial). Os resultados apontaram como adequado o modelo com 36 variáveis para mensurar atitude, após os testes de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), Esfericidade de Bartlett e Comunalidades, que indicaram grau satisfatório de ajuste e confiabilidade dos dados (Alfa de Cronbach), e, portanto, foi submetido à análise fatorial. Com aproximadamente 62% de variância total explicada foram obtidos 11 fatores. De modo geral, os discentes reconhecem a importância do ensino de Contabilidade para a formação do administrador, julgam interessantes os conteúdos e com eles têm pouca dificuldade; entretanto, sentem-se apenas moderadamente seguros em avaliações e no uso da Contabilidade na prática. Acredita-se que a pesquisa contribuiu para o campo de orientação curricular de cursos de graduação em Administração, especialmente para um repensar na configuração da área do ensino de Contabilidade para não contadores
Abstract Portuguese:
O objetivo principal deste estudo foi analisar atitude discente em relação ao ensino de Contabilidade nos cursos de graduação em Administração de quatro instituições de ensino superior, em Minas Gerais. Quanto à metodologia, o estudo envolveu uma avaliação quantitativa em que foram aplicados questionários estruturados a uma amostra de 261 graduandos em Administração para analisar atitude em relação ao ensino de Contabilidade. Foram utilizadas as seguintes técnicas de análise de dados: estatística descritiva e estatística multivariada (análise fatorial). Os resultados apontaram como adequado o modelo com 36 variáveis para mensurar atitude, após os testes de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), Esfericidade de Bartlett e Comunalidades, que indicaram grau satisfatório de ajuste e confiabilidade dos dados (Alfa de Cronbach), e, portanto, foi submetido à análise fatorial. Com aproximadamente 62% de variância total explicada foram obtidos 11 fatores. De modo geral, os discentes reconhecem a importância do ensino de Contabilidade para a formação do administrador, julgam interessantes os conteúdos e com eles têm pouca dificuldade; entretanto, sentem-se apenas moderadamente seguros em avaliações e no uso da Contabilidade na prática. Acredita-se que a pesquisa contribuiu para o campo de orientação curricular de cursos de graduação em Administração, especialmente para um repensar na configuração da área do ensino de Contabilidade para não contadores
ABNT Citation:
BORGES, G. F.; MAFRA, F. L. N. Atitude discente em relação ao ensino de contabilidade em cursos de administração: uma análise estatística. Revista Mineira de Contabilidade, v. 4, n. 52, p. 63-72, 2013.
APA Citation:
Borges, G. F., & Mafra, F. L. N. (2013). Atitude discente em relação ao ensino de contabilidade em cursos de administração: uma análise estatística. Revista Mineira de Contabilidade, 4(52), 63-72.
Permalink:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/46203/atitude-discente-em-relacao-ao-ensino-de-contabilidade-em-cursos-de-administracao--uma-analise-estatistica/i/en