Dinâmica da Inovação em Serviços para Consumidores na Base da Pirâmide

ID:
47276
Resumo:
O objetivo deste artigo é analisar a dinâmica da inovação em serviços no atendimento aos consumidores na base da pirâmide (BoP). Para isso, foi elaborado um framework composto por dimensões de inovações, capacidades e infraestrutura. No sentido de avaliar o comportamento do framework na prática empresarial, um estudo de caso foi empreendido em uma empresa do setor do varejo que atua na região Nordeste do Brasil e que tem como segmento alvo os consumidores pertencentes à BoP. Os resultados evidenciaram a aderência do framework proposto à dinâmica das inovações empreendidas pela empresa pesquisada. Teoricamente, o framework contribui para explicar a interação entre dimensões, capacidades e elementos da infraestrutura do mercado. Sob o ponto de vista da prática, ele explica como ocorrem as inovações em serviços e como adequá-las ao mercado da BoP. Além disso, na medida em que são considerados tanto elementos externos quanto internos na estrutura do framework concebido, a inovação passa a ser considerada sob diferentes perspectivas.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, G. M.; MACHADO, A. G. C. Dinâmica da Inovação em Serviços para Consumidores na Base da Pirâmide . Brazilian Business Review, v. 14, n. 6, p. 609-623, 2017.
Citação APA:
Oliveira, G. M., & Machado, A. G. C. (2017). Dinâmica da Inovação em Serviços para Consumidores na Base da Pirâmide . Brazilian Business Review, 14(6), 609-623.
DOI:
http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2017.14.6.4
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/47276/dinamica-da-inovacao-em-servicos-para-consumidores-na-base-da-piramide-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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