O sistema nacional de inovação e a ação empreendedora no Brasil Outros Idiomas

ID:
483
Resumo:
O debate sobre inovação é relevante, quando se trata de compreender o potencial do empreendedorismo como um fenômeno que alavanca o desenvolvimento econômico. Os resultados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de âmbito internacional, mostram que, apesar de o Brasil ser conhecido como um dos países mais empreendedores, esses empreendimentos são pouco inovadores. Para compreender esse cenário, este artigo tem por objetivo analisar a capacidade de inovação e desenvolvimento tecnológico das empresas nascentes e novas no Brasil, no período de 2001 a 2006. Inicialmente, faz-se um recorte teórico sobre o conceito de Sistema Nacional de Inovação (SNI) para, em seguida, explicar o atual desestímulo à criação de empresas inovadoras no Brasil, com base nos resultados estatísticos de instituições reconhecidas nacional e internacionalmente. São três os fatores que explicam o baixo potencial inovador dos empreendimentos novos no Brasil: a motivação por necessidade, que faz criar empresas geradoras de emprego e renda; a estrutura de mercado caracterizada pela competição; e o incipiente Sistema Nacional de Inovação que não cria um ambiente propício à cooperação que possibilite o acúmulo de competências e o aprendizado tecnológico interativo.
Citação ABNT:
CUNHA, S. K.; BULGACOV, Y. L.; MEZA, M. L. F.; BALBINOT, Z. O sistema nacional de inovação e a ação empreendedora no Brasil. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 6, n. 2, art. 3, p. 120-137, 2009.
Citação APA:
Cunha, S. K., Bulgacov, Y. L., Meza, M. L. F., & Balbinot, Z. (2009). O sistema nacional de inovação e a ação empreendedora no Brasil. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, 6(2), 120-137.
DOI:
10.4013/base.2009.62.03
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/483/o-sistema-nacional-de-inovacao-e-a-acao-empreendedora-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português