Educação Financeira: Uma Análise de Grupos Acadêmicos Outros Idiomas

ID:
50765
Resumo:
O presente trabalho teve por objetivo verificar a relação entre o nível de educação financeira de diferentes grupos acadêmicos com as características individuais e o comportamento financeiro desses alunos. A amostra da pesquisa foi composta de 188 alunos do curso de Ciências Contábeis (Para efeito deste artigo foram denominados grupo acadêmico 1) e alunos dos cursos de licenciatura, pedagogia e serviço social (Grupo acadêmico 2). A amostra foi definida a partir dos componentes curriculares dos cursos. Verificou-se que 68 alunos eram do gênero masculino e 120 do gênero feminino, 86% dos pesquisados afirmaram ser solteiros, 53,7% possui idade entre 20 e 26 anos e 53,19% são do curso de Ciências Contábeis. Verificou-se ainda que existe uma relação estatística significativa com relação à graduação e os conhecimentos financeiros, também foi possível perceber essa relação quanto ao gênero dos pesquisado. Verificou-se ainda que os alunos atribuem importância a temas como planejamento financeiro, orçamento, poupança e investimento, entretanto não foi encontrada relações estatísticas com o nível de educação financeira dos alunos. Também foi possível verificar que os alunos mais educados financeiramente demonstram ter mais confiança para gerir as próprias finanças.
Citação ABNT:
ANDRADE, J. P.; LUCENA, W. G. L. Educação Financeira: Uma Análise de Grupos Acadêmicos. Revista Economia & Gestão, v. 18, n. 49, p. 103-121, 2018.
Citação APA:
Andrade, J. P., & Lucena, W. G. L. (2018). Educação Financeira: Uma Análise de Grupos Acadêmicos. Revista Economia & Gestão, 18(49), 103-121.
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n49p103-121
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/50765/educacao-financeira--uma-analise-de-grupos-academicos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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