Marketing Esportivo e Valor Percebido: Uma Aplicação da Análise Conjunta nos Programas Sócio Torcedor de Clubes de Futebol

ID:
57901
Resumo:
O futebol está presente no cotidiano dos brasileiros, envolvendo relações sociais e econômicas. Os Programas Sócio-Torcedor (PST) são estratégias de marketing de relacionamento que buscam aproximar clubes e torcedores. O objetivo deste artigo é analisar a estrutura de valor percebido, baseada no perfil sociodemográfico, a partir dos atributos oferecidos pelos PSTs dos clubes classificados na série A do Campeonato Brasileiro de 2016. Os dados foram coletados virtualmente e a população constituída por torcedores das equipes selecionadas. A análise foi feita utilizando a análise conjunta. Verificou-se que tanto para a amostra geral, quanto pelos perfis sociodemográficos, o desconto nos ingressos e o preço dos PSTs são, principalmente, os atributos percebidos com maior valor. O desenvolvimento deste trabalho contribuiu com a proposta de um instrumento capaz de descrever a percepção de valor nos PSTs. Em termos acadêmicos, contribuiu como um estudo de marketing esportivo na área da Administração, além de também se aplicar como uma ferramenta para os gestores dos times.
Citação ABNT:
DIAS, P. S.; MONTEIRO, P. R. R. Marketing Esportivo e Valor Percebido: Uma Aplicação da Análise Conjunta nos Programas Sócio Torcedor de Clubes de Futebol . Brazilian Business Review, v. 17, n. 3, p. 253-274, 2020.
Citação APA:
Dias, P. S., & Monteiro, P. R. R. (2020). Marketing Esportivo e Valor Percebido: Uma Aplicação da Análise Conjunta nos Programas Sócio Torcedor de Clubes de Futebol . Brazilian Business Review, 17(3), 253-274.
DOI:
http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2020.17.3.1
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/57901/marketing-esportivo-e-valor-percebido--uma-aplicacao-da-analise-conjunta-nos-programas-socio-torcedor-de-clubes-de-futebol-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Anand, A.; Bansal, G.; Aggrawal, D. (2018). Choice based diffusion model for predicting sales of mobile phones using conjoint analysis. The Journal of High Technology Management Research, 29(2), 216-226. https://doi.org/10.1016/j.hitech.2018.09.008

Avancini, J.; Souza, A.; Butier, L. R.; Saling, R. (2010). Sport Club Internacional 100 anos, 100 mil sócios. ESPM Central de Cases, 2-14.

Baker, B. J.; McDonald, H.; Funk, D. C. (2016). The uniqueness of sport: Testing against marketing’s empirical laws. Sport Management Review, 19(4), 378-390. https://doi.org/10.1016/j.smr.2016.02.002

Benitez, R. M.; Golinski, I. (2007). A agricultura orgânica como estratégia alternativa em busca da sustentabilidade.Uma análise estatística da organização atual. Revista de Administração e Inovação, 4(2), 117-132. https://doi.org/10.5380/dma.v41i0.49766

Berry, L.L. (1983). Relationship marketing. In Berry, L.L.; Shostack, G.L. and Upah, G.D. (Eds). Emerging Perspectives of Services Marketing. p. 25-28. Chicago, IL: American Marketing Association.

Berry, L. L.; Zeithaml, V. A.; Parasuraman, A. (1985). Quality counts in services, too. Business Horizons, 28(3), 44-52. https://doi.org/10.1016/0007-6813(85)90008-4

Biscaia, R.; Ross, S.; Yoshida, M.; Correia, A.; Rosado, A.; Marôco, J. (2016). Investigating the role of fan club membership on perceptions of team brand equity in football. Sport Management Review, 19(2), 157-170. https://doi.org/10.1016/j.smr.2015.02.001

Caliskan, A.; Esmer, S. (2019). Does it really worth investing in relationship marketing for a port business? Case Studies on Transport Policy, 7(2), 375-383. https://doi.org/10.1016/j.cstp.2019.02.003

Cardoso, M. V.; Silveira, M. P. (2014). A importância da adoção do sócio torcedor como estratégia de inovação para aumentar as receitas dos clubes de futebol no Brasil. Podium Sport. Leisure and Tourism Review, 3(3), 12-24. https://doi.org/10.5585/podium.v3i3.99

Casper, J. M.; McCullough, B. P.; Pfahl, M. E. (2019). Examining environmental fan engagement initiatives through values and norms with intercollegiate sport fans. Sport Management Review. Advance online publication. https://doi.org/10.1016/j.smr.2019.03.005

Chang, C.; Dibb, S. (2012). Reviewing and conceptualising customer-perceived value. The Marketing Review, 12(3), 253-274. https://doi.org/10.1362/146934712X13420906885395

Chaves, P. G.; Gosling, M.; Medeiros, S. A. (2014). Engajamento e ações de marketing de relacionamento no futebol: Um estudo com torcedores do Cruzeiro Esporte Clube. Revista das Faculdades Integradas Viana Júnior, 5(1), 201-232.

Claro, D. P.; Bortoluzzo, A. B. (2015). Profiling the Buzz Agent: Product Referral and the Study of Social Community and Brand Attachment. Brazilian Administration. Review, 12(2), 209-228. https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2015140076

da Costa, M. F.; Costa, C. E.; de Angelo, C. F.; de Moraes, W. F. A. (2018). Perceived competitive advantage of soccer clubs: A study based on the resource-based view. RAUSP Management Journal, 53(1), 23-34. https://doi.org/10.1016/j.rauspm.2016.08.001

de Boer, E. R.; Gudmundsson, S. V. (2012). 30 years of frequent flyer programs. Journal of Air Transport Management, 24, 18-24. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2012.05.003

Demo, G.; Fogaça, N.; Ponte, V.; Fernandes, T.; Cardoso, H. (2015). Marketing de relacionamento (CRM): estado da arte, revisão bibliométrica da produção nacional de primeira linha, institucionalização da pesquisa no Brasil e agenda de pesquisa. Revista de Administração Mackenzie, 16(5), 127-160.

Dickler, L. (2015). Review of the book: Strategic Sport Marketing, D. Shilbury, H. Westerbeek, S. Quick, D. Funk, A. Karg. Sport Management Review, 18(4), 627-628. https://doi.org/10.1016/j. smr.2014.09.004

Ferreira, J. C.; Patino, C. M. (2015). O que realmente significa o valor-p? Jornal Brasileiro de Pneumologia, 41(5), 485. https://doi.org/10.1590/S1806-37132015000000215

Figueiredo, G. H.; Santos, V.; Cunha, P. R. (2017). Práticas de Evidenciação em Entidades Desportivas: Um Estudo nos Clubes de Futebol brasileiro. Enfoque: Reflexão Contábil, 36(1), 1-21. https://doi.org/10.4025/enfoque.v36i1.28467

Fleury, F. A.; Nogami, V.K. C.; Mazzon, J.A.; Veloso, A. R. (2016). Efeito das Vitórias e Derrotas na Atitude do Torcedor de Futebol: Um Estudo Envolvendo Garoto-Propaganda, Envolvimento e Fanatismo. Brazilian Business Review, 13(4), 25-50. https://doi.org/10.15728/bbr.2016.13.4.2

Gaspar, M. A.; Morais, D. M. G.; Vallada Júnior, A. C.; Debia, C. A. (2014). Marketing Esportivo: Um Estudo das Ações Praticadas por Grandes Clubes de Futebol do Brasil. Podium Sport. Leisure and Tourism Review, 3(1), 12-28. https://doi.org/10.5585/podium.v3i1.67

Grönroos, C. (1994). From Marketing Mix to Relationship Marketing. Management Decision, 32(2), 4-20. https://doi.org/10.1108/00251749410054774

Hair, J. F, Jr.; Anderson, R. E.; Tatham, R. L.; Black, W. C. (2005). Análise multivariada de dados. 5 ed. Porto Alegre, BR: Bookman

Hennig-Thurau, T.; Gwinner, K. P.; Gremler, D. D. (2002). Understanding Relationship Marketing Outcomes. Journal of Service Research, 4(3), 230-247. https://doi.org/10.1177/1094670502004003006

Hills, S.; Walker, M.; Barry, A. E. (2019). Sport as a vehicle for health promotion: A shared value example of corporate social responsibility. Sport Management Review, 22(1), 126-141. https://doi.org/10.1016/j.smr.2018.10.001

Hinterhuber, A. (2004). Towards value-based pricing An integrative framework for decision making. Industrial Marketing Management, 33(8), 765-778. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2003.10.006

Huertas-García, R.; Nuñez-Carballosa, A.; Miravitlles, P. (2016). Statistical and cognitive optimization of experimental designs in conjoint analysis. European Journal of Management and Business Economics, 25(3), 142-149. https://doi.org/10.1016/j.redee.2015.10.001

Itaú BBA. (2016). Análise Econômico-Financeira dos Clubes Brasileiros de Futebol. https://pt.slideshare. net/cassiozipa/anlise-dos-clubes-brasileiros-2016-ita-bba

Johnson, E. J.; Meyer, R. J. (1984). Compensatory Choice Models of Noncompensatory Processes: The Effect of Varying Context. The Journal of Consumer Research, 11(1), 528. https://doi.org/10.1086/208989

Kasiri, L. A.; Guan Cheng, K. T.; Sambasivan, M.; Sidin, S. M. (2017). Integration of standardization and customization: Impact on service quality, customer satisfaction, and loyalty. Journal of Retailing and Consumer Services, 35, 91-97. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2016.11.007

Lo, F. Y.; Campos, N. (2018). Blending Internet-of-Things (IoT) solutions into relationship marketing strategies. Technological Forecasting and Social Change, 137, 10-18. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2018.09.029

Lois, N. C. (2013). Estratégias empíricas em patrocínio esportivo à luz da experiência de organizações esportivas e empresas investidoras. (Tese de doutorado). https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123099

Macagnan, L. D. G.; Betti, M. (2014). Futebol: Representações e práticas de escolares do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 28(2), 315-327. https://doi. org/10.1590/1807-55092014000200315

Marques, D. S. P.; Costa, A. L. (2016). Administração de clubes de futebol profissional: Proposta de um modelo específico de governança para o setor. Organizações & Sociedade, 23(78), 378-405. https://doi.org/10.1590/1984-92307823

Martins, F. F. (2016). Marketing de relacionamento no futebol: O programa sócio-torcedor do Sport Club Corinthians Paulista. (Dissertação de Mestrado). https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19050

Moraes, I. F. (2017). Marketing esportivo no futebol: Produção e publicação acadêmica brasileira. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, 7(2), 193-213.

Morgan, R. M.; Hunt, S. D. (1994). The Commitment-Trust Theory of Relationship Marketing. Journal of Marketing, 58(3), 20-38. https://doi.org/10.1177/002224299405800302

Müller, O.; Simons, A.; Weinmann, M. (2017). Beyond crowd judgments: Data-driven estimation of market value in association football. European Journal of Operational Research, 263(2), 611-6241. https://doi.org/10.1016/j.ejor.2017.05.005

Myskiw, M. (2006). Marketing Esportivo no Futebol: um olhar à luz do paradigma do marketing de relacionamento. (Dissertação de Mestrado). https://repositorio.ufsm.br/handle/1/4517

Nuraeni, S.; Arru, A. P.; Novani, S. (2015). Understanding Consumer Decision-making in Tourism Sector: Conjoint Analysis. Procedia: Social and Behavioral Sciences, 169, 312-317. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.315

Oliver, R. L. (1997). Satisfaction: a behavioral perspective on the consumer. New York, NY: The McGraw-Hill.

Park, E.; Kim, K. J.; Kwon, S. J. (2017). Corporate social responsibility as a determinant of consumer loyalty: An examination of ethical standard, satisfaction, and trust. Journal of Business Research, 76, 8-13. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2017.02.017

Pitts, B. G.; Stotlar, D. K. (2002). Fundamentos de marketing esportivo. São Paulo, BR: Phorte.

Pozzi, L. F. (1998). A grande jogada. São Paulo, BR: Globo.

Rossi, C. A. V.; Slongo, L. A. (1998). Pesquisa de satisfação de clientes: O estado-da-arte e proposição de um método brasileiro. Revista de Administração Contemporânea, 2(1), 101-125. https://doi.org/10.1590/S1415-65551998000100007

Scharf, E. R.; Sousa, R. P. L.; Sarquis, A. B.; Belz, E. (2017). A experiência e mais dez: Uma estratégia para vencer na Champions League. Gestão & Regionalidade, 32(96), 21-34. https://doi.org/10.13037/gr.vol32n96.3461

Septianto, F.; An, J.; Chiew, T. M.; Paramita, W.; Tanudharma, I. (2019). The similar versus divergent effects of pride and happiness on the effectiveness of loyalty programs. Journal of Business Research, 99, 12-22. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.02.021

Sheth, J. N.; Newman, B. I.; Gross, B. L. (1991). Why we buy what we buy: A theory of consumption values. Journal of Business Research, 22(2), 159-170. https://doi.org/10.1016/01482963(91)90050-8

Sheth, J. N.; Parvatiyar, A. (1995). The evolution of relationship marketing. International Business Review, 4(4), 397-418. https://doi.org/10.1016/0969-5931(95)00018-6

Shin, Y. H.; Kim, H.; Severt, K. (2019). Consumer values and service quality perceptions of food truck experiences. International Journal of Hospitality Management, 79, 11-20. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2018.12.008

Souza, E. M.; Batista, P. C. S. (2017). Antecedentes e Consequentes Estratégicos para o Desempenho de Empresas de E-Business. Brazilian Business Review, 14(1), 59-86. https://doi.org/10.15728/bbr.2017.14.1.4

Steinhoff, L.; Palmatier, R. W. (2016). Understanding loyalty program effectiveness: Managing target and bystander effects. Journal of the Academy of Marketing Science, 44(1), 88-107. https:// doi.org/10.1007/s11747-014-0405-6

Vrontis, D.; Thrassou, A.; Kartakoullis, N. L.; Kriemadis, T. (2014). Strategic marketing planning for football clubs: A value-based analysis. Journal for Global Business Advancement, 7(4), 355-374. https://doi.org/10.1504/JGBA.2014.065593

Weitzl, W.; Hutzinger, C.; Einwiller, S. (2018). An empirical study on how webcare mitigates complainants’ failure attributions and negative word-of-mouth. Computers in Human Behavior, 89, 316-327. https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.07.012

Yang, H.; Yu, J.; Zo, H.; Choi, M. (2016). User acceptance of wearable devices: An extended perspective of perceived value. Telematics and Informatics, 33(2), 256-269. https://doi.org/10.1016/j.tele.2015.08.007

Yegoryan, N.; Guhl, D.; Klapper, D. (2019). Inferring attribute non-attendance using eye tracking in choice-based conjoint analysis. Journal of Business Research. Advance online publication. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.01.061

Zeithaml, V. A.; Bitner, M. J.; Gremler, D. D. (2014). Marketing de Serviços: A empresa com foco no cliente. 6 ed. São Paulo, BR: AMGH Editora.