O Discurso de Marketing da Alimentação Saudável: Caracterização dos Valores dos Consumidores Verdes em uma Instituição de Ensino Superior no Estado de São Paulo Outros Idiomas

ID:
60888
Resumo:
Resumo: Objetivo: Identificar os valores dos consumidores verdes que estão associados com o discurso de empresas que comercializam alimentos saudáveis. Método: De natureza qualitativa por meio da aplicação da Escala de Valores dos Consumidores Verdes (Haws, Winterich, e Naylor 2010). O tratamento estatístico foi realizado utilizando o software SPSS, e foram escolhidas duas técnicas de análise: a Análise de Correspondência Simples e a Análise de Homogeneidade. Originalidade/Relevância: Esta pesquisa busca aprofundar a compreensão destes mercados complexos e do comportamento de seus consumidores, encorajando diálogos por meio das fronteiras disciplinares nacionais e internacionais. Resultados: O discurso das empresas de alimentos saudáveis não está alinhado com a demanda de seu público-alvo, e constatou-se a incompatibilidade entre o discurso dessas empresas e as variáveis hábito de consumo, identidade, decisão, e disposição à mudança, o que tornou possível afirmar que estudos sobre a relação entre o discurso de empresas de alimentos saudáveis e seu respectivo público-alvo devem ser estimulados e desenvolvidos de acordo com seu perfil de consumo. Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa contribui com o estado da arte sobre os estudos do comportamento do consumidor e da análise do discurso ao apresentar os conceitos de propagandas com discursos sustentáveis bem como os recursos utilizados nessas propagandas. Contribuições sociais / para a gestão: A pesquisa direciona o estudo da viabilidade em desenvolver um discurso que possa oferecer produtos de acordo com os valores de seu público-alvo, e que consistem de uma dimensão que merece maior aprofundamento ao considerar restrições orçamentárias e fiscais existentes no contexto econômico e social.
Citação ABNT:
MONTEIRO, T. A.; GIULIANI, A. C.; BELLI, H. C.; DANÚBIA, S. O Discurso de Marketing da Alimentação Saudável: Caracterização dos Valores dos Consumidores Verdes em uma Instituição de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 11, n. 3, p. 120-140, 2020.
Citação APA:
Monteiro, T. A., Giuliani, A. C., Belli, H. C., & Danúbia, S. (2020). O Discurso de Marketing da Alimentação Saudável: Caracterização dos Valores dos Consumidores Verdes em uma Instituição de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, 11(3), 120-140.
DOI:
HTTP://DX.DOI.ORG/10.13059/RACEF.V11I3.723
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/60888/o-discurso-de-marketing-da-alimentacao-saudavel--caracterizacao-dos-valores-dos-consumidores-verdes-em-uma-instituicao-de-ensino-superior-no-estado-de-sao-paulo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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