Resumo:
Objetivo: Descrever o impacto de ações educativas na redução de inconformidades apontadas pelo sistema Diagnosis Related Groups Brasil em 10 hospitais da Fhemig no período de janeiro a julho 2021. Referencial: O DRG- Brasil mensura e categoriza a complexidade e a gravidade clínica de pacientes e possibilita o levantamento de estratégias para melhor a assitência e alocação de recursos. Método: Estudo de caso sobre a efetividade de ações educativas na melhoria da qualidade da codificação realizada em 10 hospitais da Fhemig através do software DRGBrasil. Foram realizadas reuniões mensais e treinamento com os analistas dos hospitais. A efetividade foi mensurada a partir da comparação do número de inconformidades geradas antes e após as ações educativas. Resultados: Das 23.326 altas codificadas no período da análise, foram geradas 1.122 inconformidades que após a ação educativa e reuniões realizadas reduziram em 64,4%. Dentre os tipos de inconformidades, “CID com especialização não utilizada” foi a que apresentou maior ocorrência (44,6%) e também maior redução (69,0%). Conclusão: As ações educativas realizadas foram efetivas para melhoria da qualidade do processo de codificação.
Resumo Inglês:
Objective: To describe the impact of educational actions on the reduction of non-conformities pointed out by the Diagnosis Related Groups Brazil system in 10 Fhemig hospitals from January to July 2021. Reference: DRG-Brasil measures and categorizes the complexity and clinical severity of patients and enables the survey of strategies to improve assistance and resource allocation. Method: Case study on the effectiveness of educational actions in improving the quality of coding carried out in 10 hospitals of Fhemig through the DRG-Brasil software. Monthly meetings and training were held with hospital analysts. Effectiveness was measured by comparing the number of nonconformities generated before and after the educational actions. Results: Of the 23,326 discharges coded during the period of analysis, 1,122 nonconformities were generated, which after the educational action and meetings held, reduced by 64.4%. Among the types of nonconformities, “ICD with unused specialization” was the one with the highest occurrence (44.6%) and also the greatest reduction (69.0%). Conclusion: The educational actions carried out were effective in improving the quality of the coding process.
Resumo Espanhol:
Objetivo: Describir el impacto de las acciones educativas en la reducción de las no conformidades señaladas por el sistema Diagnóstico Grupos Relacionados Brasil en 10 hospitales de Fhemig de enero a julio de 2021. Referencia: DRG-Brasil mide y categoriza la complejidad y severidad clínica de los pacientes y permite el estudio de estrategias para mejorar la asistencia y la asignación de recursos. Método: Estudio de caso sobre la efectividad de las acciones educativas en la mejora de la calidad de la codificación realizada en 10 hospitales de Fhemig a través del software DRG-Brasil. Se realizaron reuniones y capacitaciones mensuales con analistas hospitalarios. La efectividad se midió comparando el número de no conformidades generadas antes y después de las acciones educativas. Resultados: De las 23.326 altas codificadas en el período de análisis, se generaron 1.122 no conformidades, que luego de la acción educativa y reuniones realizadas, se redujeron en un 64,4%. Entre los tipos de no conformidades, el “DAI con especialización no utilizada” fue el de mayor ocurrencia (44,6%) y también el de mayor reducción (69,0%). Conclusión: Las acciones educativas realizadas fueron efectivas para mejorar la calidad del proceso de codificación.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, P. R. F.; ANDRADE, C. C. D.; JESUS, V. R. C.; ALVES, A. R. A efetividade de ações educativas na redução de inconformidades geradas pelo sistema DRG-Brasil em 10 hospitais públicos de Minas Gerais: estudo de caso. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 18, n. 4, p. 14-22, 2021.
Citação APA:
Oliveira, P. R. F., Andrade, C. C. D., Jesus, V. R. C., & Alves, A. R. (2021). A efetividade de ações educativas na redução de inconformidades geradas pelo sistema DRG-Brasil em 10 hospitais públicos de Minas Gerais: estudo de caso. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, 18(4), 14-22.
DOI:
https://doi.org/10.21450/rahis.v18i4.7301
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/64959/a-efetividade-de-acoes-educativas-na-reducao-de-inconformidades-geradas-pelo-sistema-drg-brasil-em-10-hospitais-publicos-de-minas-gerais--estudo-de-caso/i/pt-br
Referências:
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