Modelo em programação não-linear para decisão de orçamentação de capital em startups Outros Idiomas

ID:
69504
Resumo:
Obtenção de informações de mercado e dificuldades de acesso a financiamento externo são tradicionais barreiras para um planejamento financeiro que reflita as oportunidades de crescimento de novas empresas de alta tecnologia em mercados emergentes. Há, ainda, uma carência de estudos que proponham uma abordagem metodológica robusta dessas questões. Este artigo desenvolve dois modelos de apoio à decisão baseados no algoritmo de programação não-linear GRG (Generalized Reduced Gradient), cuja aplicação se dá no contexto da orçamentação de capital em pequenas e médias empresas de alta tecnologia. O modelo foi concebido a partir da elaboração de três demonstrativos financeiros básicos, sendo estes o demonstrativo de resultado do exercício (DRE), a demonstração de fluxo de caixa (DFC) e o balanço patrimonial. O estudo permitiu tecer considerações sobre os trade-offs entre estrutura de capital e valor em empresas de alta tecnologia em mercados emergentes, cujas contribuições podem ser úteis para a comunidade de empreendedores, analistas financeiros, investidores e formuladores de políticas públicas envolvidos em modelagem e planejamento de novos mecanismos de financiamento para startups.
Citação ABNT:
RODRIGUES, L.; ALVES, A. S. Modelo em programação não-linear para decisão de orçamentação de capital em startups . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 11, n. 3, p. 23-46, 2021.
Citação APA:
Rodrigues, L., & Alves, A. S. (2021). Modelo em programação não-linear para decisão de orçamentação de capital em startups . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 11(3), 23-46.
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v11i3.9232
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/69504/modelo-em-programacao-nao-linear-para-decisao-de-orcamentacao-de-capital-em-startups-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português