Título Inglês:
Organizational innovation: experience in a higher education organization
Título Espanhol:
Innovación organizacional: experiencia en una organización de educación superior
Resumo:
O caso de ensino relata a experiência da Universidade Valer que adotou uma inovação metodológica nas compras públicas, buscando, dentre outros objetivos: proporcionar maior vinculação do orçamento disponível às ações finalísticas da Universidade e oferecer, aos colegiados acadêmicos, de forma transparente e pública, a possibilidade do gerenciamento direto de créditos orçamentários para a realização de compras que permitam atender demandas setoriais, conforme priorização por eles estabelecida. Para isso, desenvolveu um Sistema de Apoio a Decisão (SAD) a fim de auxiliar as mudanças organizacionais decorrentes da implantação da metodologia nas compras públicas da Universidade. Dessa forma, o objetivo do relato de ensino é estimular o debate sobre inovação nos ambientes de aprendizagem, enfatizando as inovações organizacionais a partir do uso da tecnologia.
Resumo Inglês:
The teaching case reports the experience of the Valer University that adopted a methodological innovation in public procurement, seeking, among other objectives: to provide greater linkage of the available budget to the University's final actions and to offer academic collegiate bodies, in a transparent and public way, the possibility of direct management of budget credits to make purchases that allow to meet sectoral demands, according to the priority established by them. For this, it developed a Decision Support System (DSS) in order to assist the organizational changes resulting from the implementation of the methodology in the public procurement of the University. Thus, the objective of the teaching report is to stimulate the debate on innovation in learning environments, emphasizing organizational innovations through the use of technology.
Resumo Espanhol:
El caso docente relata la experiencia de la Universidad de Valer que adoptó una innovación metodológica en la contratación pública, buscando, entre otros objetivos: brindar una mayor vinculación del presupuesto disponible a las acciones finales de la Universidad y ofrecer cuerpos académicos colegiados, de manera transparente y pública , la posibilidad de gestión directa de créditos presupuestarios para realizar compras que permitan atender demandas sectoriales, según la prioridad que establezcan. Para ello, desarrolló un Sistema de Apoyo a la Decisión (SAD) con el fin de asistir los cambios organizacionales resultantes de la implementación de la metodología en la contratación pública de la Universidad. Así, el objetivo del informe docente es estimular el debate sobre la innovación en los entornos de aprendizaje, haciendo hincapié en las innovaciones organizativas a través del uso de la tecnología.
Citação ABNT:
FONSECA, P. G.; CORDEIRO NETO, J. R.; MIRANDA, M. A. S.; SANTOS, E. M. D. Inovação organizacional: experiência em uma organização de ensino superior . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 11, n. 3, p. 143-158, 2021.
Citação APA:
Fonseca, P. G., Cordeiro Neto, J. R., Miranda, M. A. S., & Santos, E. M. D. (2021). Inovação organizacional: experiência em uma organização de ensino superior . Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 11(3), 143-158.
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v11i3.10100
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/69510/inovacao-organizacional--experiencia-em-uma-organizacao-de-ensino-superior-/i/pt-br