O tomador de decisão como sujeito de pesquisa: uma análise bibliométrica e temática de estudos publicados em revistas internacionais Outros Idiomas

ID:
70561
Resumo:
O presente estudo exploratório representa uma revisão bibliométrica e temática acerca do tomador de decisão como objeto de pesquisa no campo da estratégia. O objetivo deste trabalho é analisar a produção acadêmica acerca do tomador de decisão. Neste sentido são analisados trabalhos os quais os sujeitos de pesquisa representam as pessoas que tomam decisões nas organizações em análise. Foi conduzida uma revisão bibliométrica da literatura sob as leis de Lotka, Zipf e Bradford assim como foram adotadas categorias temáticas para classificar os trabalhos. O estudo identificou a América do Norte e Europa como os maiores polos de pesquisa apresentando uma demanda de publicações sobre a realidade de outras localidades. Além disso, foram feitas considerações sobre a contribuição do Reino Unido e da Bélgica. Também foi identificado que o CEO, o gerente intermediário e a Equipe de Alto Escalão (TMT) se apresentam como sujeito de maior ênfase nos estudos assim como as empresas de grande porte. Após apresentar os dados, o trabalho sugere alguns caminhos pelos quais a pesquisa relacionada aos tomadores de decisão e os pesquisadores podem seguir para ampliar o escopo do campo.
Citação ABNT:
BASTOS, A. M.; DÀVILA, L. C.; PEREIRA JUNIOR, E. F. Z. O tomador de decisão como sujeito de pesquisa: uma análise bibliométrica e temática de estudos publicados em revistas internacionais . Revista Economia & Gestão, v. 22, n. 61, p. 5-25, 2022.
Citação APA:
Bastos, A. M., Dàvila, L. C., & Pereira Junior, E. F. Z. (2022). O tomador de decisão como sujeito de pesquisa: uma análise bibliométrica e temática de estudos publicados em revistas internacionais . Revista Economia & Gestão, 22(61), 5-25.
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2022v22n61p5-25
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/70561/o-tomador-de-decisao-como-sujeito-de-pesquisa--uma-analise-bibliometrica-e-tematica-de-estudos-publicados-em-revistas-internacionais-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ABATECOLA, G.; MANDARELLI, G.; POGGESI, S. The personality factor: how top management teams make decisions: A literature review. J Manag Gov, v. 17, p. 1073–1100, 2013.

AHEARNE, M.; LAM, S.K; KRAUS, F; Performance impact of middle managers' adaptive strategy implementation: The role of social capital. Strategic Management Journal, v. 35, n. 1, p. 68-87, 2014.

ARZUBIAGA, U.; ITURRALDE, T.; MASEDA, A.; KOTLAR, J. Entrepreneurial orientation and firm performance in family SMEs: the moderating effects of family, women, and strategic involvement in the board of directors. Int Entrep Manag J, v. 14, p. 217–244, 2018.

BASCO, R. The family's effect on family firm performance: A model testing the demographic and essence approaches. Journal of Family Business Strategy, v. 4, n. 1, p. 42-66, 2013.

BASTOS, A. M; BONATO, S. V.; GOMES, D. G. Produção acadêmica acerca do uso de indicadores de desempenho para gestão hospitalar: Uma abordagem bibliométrica. Organizações em Contexto, v. 15, n. 30. p. 293-316, 2019.

BEAUDOIN, C.A.; CIANCI, A.M.; HANNAH, S.T.; TSAKUMIS, G. T. Bolstering Managers’ Resistance to Temptation via the Firm’s Commitment to Corporate Social Responsibility. J Bus Ethics, v. 157, p. 303–318, 2019.

BRADFORD, S. C. Sources on specific subjects. Engineering, v.37, 85-86, 1934. Cambridge, MA, 1949.

BRAUN, V.; CLARK, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006.

BRITO, M. J et al; Organic Cachaça Production Strategy as Sociomaterial Practice. International Journal of Rural Management, v. 16, n. 1, p. 1-20, 2020.

BURGELMAN, R. A. et al; Strategy processes and practices: Dialogues and intersections. Strategic Management Journal, v. 39, n. 3, p. 531–558, 2018.

CHENG, H.; SONG, F.; LI, D. How middle managers’ participation in decision-making influences firm innovation performance: Evidence from China Employer–Employee Survey Data, Chinese Management Studies, v. 11, n. 1, p. 72-89, 2017.

CLARIVATE. Web of Science, 2020. Soluções.

DAHMANI, S et al.; (2020), Integrated approach for risk management in servitization decision-making process, Business Process Management Journal, v. ahead-of-print, n. ahead-of-print, 2020.

DELGADO-GARCIA J. B.; FUENTE-SABATÉ, J. M. De La; How do CEO emotions matter? Impact of CEO affective traits on strategic and performance conformity in the spanish banking industry. Strategic Management Journal, v. 31, n. 5, p. 562-574, 2010.

EISENHARDT, K.; ZBARACKI, M. J; Strategic decision making. Strategic Management Journal, v. 13, n. 52, p. 17-37, 1992.

ELSEVIER. Science Direct, 2020. Produtos e Soluções.

ELSEVIER. Scopus, 2020. Produtos e Soluções.

FRANCIONI, B.; MUSSO, F.; CIOPPI, M.; Decision-maker characteristics and international decisions for SMEs. Management Decision, v. 53, n. 10, p. 2226-2249, 2015.

GARCIA, A. S.; MACHADO, J. C.; ANJOS, D. Mapeando a literatura sobre empreendedorismo sustentável: Uma revisão bibliométrica (20022018). Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 5, n. 3, p. 260-290, 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GOECKS, L. S.; SANTOS, A. A.; KORZENOWSKI, A. L.; Decision-making trends in quality management: a literature review about Industry 4.0. Production, v. 30, e20190086, 2020.

HAMBRICK, D. C; MASON, P. A. Upper Echelons: The Organization as a Reflection of Its Top Managers. Academy of Management Review, v. 9, n. 2, p. 193–206, 1984.

HAMBRICK, D. C.; Upper Echelons Theory: An Update. Academy of Management Review, v. 32, n. 2, p. 334-343, 2007.

HENDRY, K. P.; KIEL, G. C.; NICHOLSON, G. How Boards Strategise: A Strategy as Practice View. Long Range Planning, v. 43, n. 1, p. 33–56, 2010.

HRISTIC, D., NESIC, L. G., DUDJAK, L. The differences in approaching management by managers of different gender: An example from Serbia. Afr. J. Bus. Manage, v. 5, n. 26, p. 10769-10775, 2011.

HRISTOV, I.; CAMILLI, R.; MECHELLI, A. Cognitive biases in implementing a performance management system: behavioral strategy for supporting managers’ decisionmaking processes", Management Research Review, no prelo, 2022. https://doi.org/10.1108/MRR-11-2021-0777

HUY, Q.N.; How middle managers' group‐focus emotions and social identities influence strategy implementation. Strategic Management Journal, v. 32, n. 1, p. 1387-1410, 2011.

KOTLAR, J.; SIEGER, P.; Bounded Rationality and Bounded Reliability: A Study of Nonfamily Managers’ Entrepreneurial Behavior in Family Firms. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 43, n. 2, p. 251–273, 2019.

KUNDI, G. M. Relationship between Emotional Intelligence and Managerial DecisionMaking Styles: Multi-Mediation Analysis. Amazonia investiga, v. 10, n. 46, p. 244-258, 2021.

LOTKA, A. J.; The frequency distribution of scientific productivity. Journal of the Washington Academy of Sciences, 1926.

PARK, S. Y.; KIM, Y. S. Correlations between Construction Firm Value and Top Management characteristics. Journal of Management in Engineering, v. 36, n. 2, 04019041, 2020.

PATEL, P. C.; COOPER, D. Structural Power Equality between Family and Non-Family TMT Members and the Performance of Family Firms. Academy of Management Journal, v. 57, n. 6, p. 1624–1649, 2014.

PEREIRA JUNIOR, E. F. Z.; GARCIA, D. R.; CUNHA, F. R.; Consumo sustentável e Inovação: Análise de 20 anos da publicação mundial. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, 2020. No prelo.

PEREIRA JUNIOR, E. F. Z.; PAES, K. D.; RIBEIRO, N. F. Background pessoal do professor: análise bibliométrica da produção científica mundial. Revista Eletrônica Científica da UERGS, 2020.

RIBEIRO, H. C. M. Bitcoin: Análise da produção científica internacional de 2008 a 2017. Sinergia, v. 23, n. 1, p. 81-93, 2019.

RUTHERFORD, A. The Effect of Top-management Team Heterogeneity on Performance in Institutions of Higher Education. Public Performance & Management Review, v. 40. N. 1, p. 119-144, 2016.

SHARMA, S.; TARP, F. Does managerial personality matter? Evidence from firms in vietnam. Journal of economic Behavior & Organization, v. 150, p. 432–445, 2018.

SILVA, M. R.; BARBOSA, M. A. S.; LIMA, L. G. B. Usos e possibilidade metodológicas para os estudos qualitativos em Administração: Explorando a análise temática. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 14, n. 1, p. 111-123, 2020.

SIMON, H. A. A behavioral model of rational choice. Quarterly Journal of Economics, v. 69, p. 99–118, 1955.

TANG, J. Hamstrung CEOs: The perils and boundary conditions. Long Range Planning, v. 53, n. 3, p. 1-14, 2019.

TELLO GAMARRA, J. et al; Innovation studies in Latin America: a bibliometric analysis. Journal of technology management & innovation, v. 13, n. 4, p. 24-36, 2018.

VANDEKERKHOF et al; The effect of nonfamily managers on decision-making quality in family firm TMTs: The role of intra-TMT power asymmetries. Journal of Family Business Strategy, v. 10, n. 3, p. 100272, 2019.

VANTI, N. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da Informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, v. 31, n. 2, p. 152-162, 2002.

VILLAR, E. G. et al.; Deciding: decision-making as a social practice, International Journal of Management and Decision Making, v. 17, n. 3, p. 279-298, 2018.

WHITTINGTON, R. Strategy as practice. Long Range Planning, v. 29, n. 5, p. 731–735, 1996.

ZIPF, G. K. Human Behavior and the Principle of Least Effort. Local: Addison-Wesley, 1949.