Perfil econômico-financeiro de empresas que fazem e que não fazem reavaliação de ativos Outros Idiomas

ID:
7758
Resumo:
A avaliação de ativos pelo custo histórico apresenta limitações em seu poder informativo devido a defasagem de valor, com isso os valores contábeis podem ser irreais frente ao mercado Uma alternativa para diminuir o impacto da defasagem sobre os ativos permanentes, que são os mais sensíveis a este fato, é a avaliação ao custo corrente. A legislação brasileira permite às empresas a alternativa da reavaliação de ativos ao valor de mercado, assim, algumas empresas utilizam esse procedimento e outras não. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo apurar o perfil econômico financeiro desses dois grupos de empresas, para apurar se existem diferenças significativas entre eles. Utilizou-se para isso o grupo de empresas que disponibiliza suas demonstrações na Bovespa, totalizando 261 empresas. Com o intuito de avaliar a significância das diferenças existentes utilizou-se o teste de hipóteses não-paramétrico Mann Whitney. Os resultados apontam para a existência de diferenças significativas no perfil dos dois grupos de empresas.
Citação ABNT:
SCHVIRCK, E.; GIASSON, O. R. Perfil econômico-financeiro de empresas que fazem e que não fazem reavaliação de ativos. Brazilian Business Review, v. 5, n. 3, p. 255-270, 2008.
Citação APA:
Schvirck, E., & Giasson, O. R. (2008). Perfil econômico-financeiro de empresas que fazem e que não fazem reavaliação de ativos. Brazilian Business Review, 5(3), 255-270.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/7758/perfil-economico-financeiro-de-empresas-que-fazem-e-que-nao-fazem-reavaliacao-de-ativos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português