Fatores que levam ao insucesso empresarial: uma perspectiva de empreendedores que vivenciaram o fracasso Outros Idiomas

ID:
9614
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar, na percepção dos empreendedores, quais os fatores que mais contribuíram para o insucesso empresarial. Para atender esse objetivo, fezse uma breve abordagem a respeito das concepções de empreendedor e suas características, bem como sobre o insucesso empresarial. Este artigo caracteriza-se como qualitativo do tipo exploratório, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com sete empreendedores que vivenciaram o insucesso empresarial. A partir do quadro referencial de Longenecker et al. (1999) e Dotlich e Cairo (2003), foram definidas três categorias de análise a priori: características comportamentais, gestão financeira e controle interno, e relações com o mercado. Posteriormente, foi criado um protocolo, que serviu de embasamento para a discussão das categorias que foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Em relação às características comportamentais, a arrogância, a onipotência e a atuação do empreendedor foram as que mais se destacaram como fatores que levaram ao insucesso; no que se refere à gestão financeira e controle interno, ressalta-se que a falta de conhecimento técnico e de experiência, e a pressão emocional podem influenciar negativamente a gestão do negócio; já na categoria relações com o mercado, observou-se que os empreendedores não se preocupavam em analisar o ambiente mercadológico, no intuito de identificar as necessidades do mercado, mas sim em atender aos seus próprios desejos. Pode-se constatar, então, que o fator mais relevante que pode levar ao insucesso empresarial, na perspectiva dos empreendedores entrevistados, é o seu próprio comportamento.
Citação ABNT:
MINELLO, I. F.; ALVES, L. C.; SCHERER, L. A. Fatores que levam ao insucesso empresarial: uma perspectiva de empreendedores que vivenciaram o fracasso. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 10, n. 1, p. 19-31, 2013.
Citação APA:
Minello, I. F., Alves, L. C., & Scherer, L. A. (2013). Fatores que levam ao insucesso empresarial: uma perspectiva de empreendedores que vivenciaram o fracasso. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, 10(1), 19-31.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/9614/fatores-que-levam-ao-insucesso-empresarial--uma-perspectiva-de-empreendedores-que-vivenciaram-o-fracasso/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ARASTI, Z. An empirical study on the causes of business failure in Iranian context. African Journal of Business Management, 5(17): 7488-7498. 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, Edições 70, 279 p. 2011.

BARLACH, L. O que é resiliência Humana? Uma contribuição para a construção do conceito. 2005. São Paulo, SP. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 119 p.

BETHLEM, A. A importância da visão estratégica: o padrão de sucesso e insucesso dos dirigentes das empresas americanas. ERA Revista de Administração de Empresas, 22(3): 45-51. 1982.

BHIDE, A. Como os empreendedores criam estratégias que funcionam. In: H. MINTZBERG; J. LAMPEL; J.B. QUINN; S. GOSHAL, O Processo da Estratégia. 4ª ed., Porto Alegre, Bookman, p. 277-282. 2006.

BRUNO A.V.; MCQUARRIE, E.F.; TORGRIMSON, C.G. The evolution of new technology ventures over 20 years: patterns of failure, merger and survival. Journal of Business Venturing 7: 291-302. 1992. http://dx.doi.org/10.1016/0883-9026(92)90003-A

BUENO, A.M.; LEITE, M.L.G.; PILATTI, L.A. Empreendedorismo e comportamento empreendedor: como transformar gestores em profissionais empreendedores. 2004. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – ENEGEP, XXIV, Florianópolis, 2004. Anais...Florianópolis, p. 4748-4753.

CARDON, M.S.; FOO, M.D.; SHEPERD D.; WIKLUND, J. Exploring the heart: entrepreneurial emotion is a hot topic. Entrepreneurship Theory and Practice, 36(1): 1-10. 2012. http://dx.doi.org/10.1111/j.1540-6520.2011.00501.x

CASADO, T. O indivíduo e o grupo: a chave do desenvolvimento. In:M.T.L. FLEURY (coord.) et al., As pessoas na organização. 6a ed., São Paulo, Editora Gente, p. 235-246. 2002.

COLLINS, J. Como as gigantes caem: e por que algumas empresas jamais desistem. Rio de Janeiro, Elsevier, 195 p. 2010.

DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 3ª ed., Rio de Janeiro, Elsevier, 280 p. 2008.

DOTLICH, D.L.; CAIRO, P.C. Por que os executivos falham? Os 11 pecados que podem comprometer a sua ascensão e como evitá-los. Rio de Janeiro, Elsevier, 191 p. 2003.

ERCOLIN, C.A. Fatores financeiros determinantes da mortalidade de micro e pequenas empresas. São Paulo, SP. Dissertação de mestrado. Universidade de São Paulo, 139 p. 2007.

FERREIRA, V.R.M. Psicologia econômica: como o comportamento econômico influencia nas nossas decisões. Rio de Janeiro, Elsevier, 344 p. 2008.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedorismo e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração de Empresas, 34(2): 5-28. 1999.

FINKELSTEIN, S. Por que executivos inteligentes falham. São Paulo, Makron Books, 258 p. 2007.

FINKELSTEIN, S. The seven habits of spectacularly unsuccessful executives. Ivey Business Journal. 2004. Disponível em: http://www.iveybusinessjournal.com/topics/leadership/the-seven-habitsof-spectacularly-unsuccessful-executives#.UTT_7KKyBph. Acesso em: 05/03/2013.

FLACH, F. Resiliência: a arte de ser flexível. São Paulo, Saraiva, 246 p. 1991.

FLECK, D. Archetypes of Organizational Success and Failure. Brazilian Administration Review (BAR), 6(2): 78-100. 2009.

GULST, N.; MARITZ, A. The paradoxal nature of venture failure: the Australian case first findings. AGSE, p. 1199-1212. 2010. Disponível em: http://www.swinburne.edu.au/lib/ir/onlineconferences/agse2011/000016.pdf. Acesso em: 02/11/2011.

HALLINAN, J. T. Por que cometemos erros? Como olhamos sem ver, esquecemos as coisas em segundos, e temos absoluta certeza de estarmos bem acima da média. São Paulo, Globo, 288 p. 2009.

HISRICH, R.D.; PETERS, M.P. Empreendedorismo. Porto Alegre, Editora Bookman, 592 p. 2004.

HISRICH, R.D.; PETERS, M.P.; SHEPHERD, D.A. Empreendedorismo. 7ª ed., Porto Alegre, Bookman, 662 p. 2009.

HUSSEY, J.; HUSSEY, R. Business Research. A Practical Guide for Undergraduate and Postgraduate Students. London, MacMillan, 376 p. 1997.

LAZARUS, R.; FOLKMAN, S. Estresse, appraisal and coping. New York, Springer Publishing Company, 456 p. 1994.

LEITE, E.F. O fenômeno do empreendedorismo e as empresas de base tecnológica. In: E.C.L. SOUZA (coord.), Empreendedorismo – Competência Essencial para pequenas e médias empresas. Brasília, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (Anprotec) p. 84-102. 2001.

LONGENECKER, C.O.; SIMONETTI, J.L.; SHARKEY, T.W. Why organizations fail: the view from the front-line. Management Decision, 37(6): 503-513. 1999. http://dx.doi.org/10.1108/00251749910278023

MALVEZZI, S. Psicologia organizacional. Da administração científica à globalização: uma história de desafios. In: C.G. MACHADO; M. MELO; V. FRANCO; N. SANTOS (org.), Interfaces da Psicologia. 1ª ed., Braga, Lusografe, vol. II, p. 313-326. 2000.

MCGRATH, R.G. Falling forward: Real options reasoning and entrepreneurial failure. The Academy of Management Review, 24(1): 13. 1999. http://dx.doi.org/10.2307/259034

MELLAHI, K.; WILKINSON, A. Organizational failure: a critique of recent research and a proposed integrative framework. International Journal of Management Reviews, 5-6(1): 21-41. 2004. http://dx.doi.org/10.1111/j.1460-8545.2004.00095.x

MEYER, M.; ZUCKER, L. Permanently failing organizations. Thousand Oaks, Sage Publications, 192 p. 1989.

MINELLO, I. F. Resiliência e Insucesso Empresarial: um estudo exploratório sobre o comportamento resiliente e os estilos de enfrentamento do empreendedor em situações de insucesso empresarial, especificamente em casos de descontinuidade do negócio. 2010. São Paulo, SP. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 321 p.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Management não é o que você pensa. Porto Alegre, Bookman, 152 p. 2011.

PAULINO, A.D.; ROSSI, S.M.M. Um estudo de caso sobre o perfil empreendedor: características e traços da personalidade empreendedora. 2003. In: EGEPE – ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS, 3, 2003, Brasília. Anais...Brasília, UEM/UEL/UnB, p. 205-220.

PEREIRA, H.J. Motivos de sucesso e de fracasso empresarial. In: H.J. PEREIRA; S.A. SANTOS, Criando seu próprio negócio: como desenvolver o potencial empreendedor. Brasília, Ed. SEBRAE, p. 271-278. 1995.

REICH, R.B. O futuro do sucesso: equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida. São Paulo, Manole, 315 p. 2002.

RICHARDSON, R.J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo, Editora Atlas, 334 p. 2011.

ROBB, D.J. Building resilient organizations. OD Practitioner, 32(3): 27-32. 2000.

ROBINSON, S. Business failure rates: a look at sex and location. Academy of Entrepreneurship Journal, 13(1): 45-56. 2007.

SAMPIERI, R.H.; COLLADO, C.F.; LUCIO, P.B. Metodologia de Pesquisa. São Paulo, McGraw-Hill Interamericana do Brasil Ltda., 583 p. 2006.

SCHUMPETER, J.A. Teoria do Desenvolvimento Econômico. São Paulo, Nova Cultural, 229 p. 1997.

SHEPHERD, D.A.; CARDON, M.S. Negative emotional reactions to project failure and the self compassion to learn from the experience. Journal of Management Studies, 46: 923-949. 2009. http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-6486.2009.00821.x

SHEPHERD, D.A. Grief recovery from the loss of a family business: A multiand meso-level theory. Journal of Business Venturing, 24: 81-97. 2009. http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusvent.2007.09.003

SHEPHERD, D. Learning from business failure: Propositions of grief recovery for the self-employed. Academy of Management Review, 28: 318-328. 2003.

TIMMONS, J.A. New venture creation, entrepreneurship for the 21st century. 4ª ed., Homewood, Irwin, 796 p. 1994.

UCBASARAN, D.; WESTHEAD, P.; WRIGHT, M.; FLORES, M. The nature of entrepreneurial experience, business failure and comparative optimism. Journal of Business Venturing, 25: 541-555. 2010. http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusvent.2009.04.001

WEITZEL, W.; JONSSON, E. Decline in organizations: a literature integration and extension. Administrative Science Quarterly, 34: 91-109. 1989. http://dx.doi.org/10.2307/2392987

WHETTEN, D. Organizational decline: a neglected topic in organizational science. Academy of Management Review, 5(4): 577-588. 1980.

WO, W.W. Beyond Business Failure Prediction. Expert Systems with Applications, 37: 2371-2376. 2010. http://dx.doi.org/10.1016/j.eswa.2009.07.056

YIN, R.K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4ª ed., Porto Alegre, Bookman, 212 p. 2010.

ZACHARAKIS, A.L.; MEYER, G.D.; DECASTRO, J. Differing perceptions of new failure: a matched exploratory study of venture capitalists and entrepreneurs. Journal of Small Business Management, 37(3): 1-14. 1999.