ID: 17146
Autoria:
Alberto Luiz Albertin.
Fonte:
Revista de Administração Contemporânea, v. 3, n. 1, p. 47-70, Janeiro-Abril, 1999. 24 página(s).
Palavras-chave:
comércio eletrônico , setor bancário , tecnologia de informação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O ambiente
empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por
profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas
diretamente relacionadas com a tecnologia de informação. Esta relação
engloba desde o surgimento de novas tecnologias, ou novas aplicações,
para atender as necessidade do novo ambiente, até o aparecimento de
novas oportunidades empresariais criadas pelas novas tecnologias ou
novas formas de sua aplicação. Neste novo ambiente, o comércio
eletrônico, com suas aplicações inovadoras e revolucionárias, é tido
como uma das tendências emergentes com maior poder potencial de inovação
nos processos de negócio nos vários setores econômicos. No caso do
setor bancário, as aplicações de comércio eletrônico ganham uma dimensão
significativa, devido às suas características e as dos seus produtos e
clientes. Este artigo tem por objetivo apresentar um novo modelo
integrado de comércio eletrônico e os principais resultados da pesquisa
realizada no setor bancário, por meio de estudo de múltiplos casos,
enfatizando as tendências desta aplicação de tecnologia de informação e o
relacionamento com algumas das principais características do ambiente
empresarial.