Descentralização organizacional, acesso aos meios e adequação ao ambiente externo Outros Idiomas

ID:
17149
Resumo:
As decorrências da descentralização e suas ligações com o atendimento da demanda, são estudadas em uma organização de pesquisa agropecuária, usando dados de 3 questionários referentes a 2011 projetos de pesquisa em andamento, preenchidos por pesquisadores, coordenadores de projetos e chefes adjuntos técnicos. Desempenho, insumos, processamento e ambiente externo estão empiricamente relacionados com descentralização, como prediz a teoria contingencial. Pesquisas executadas centralizadamente se beneficiam da qualidade dos recursos humanos e do acesso à informação. Pesquisas descentralizadas se beneficiam da proximidade com os usuários. Como conseqüência, centralização sugere maior qualidade acadêmica; descentralização, maior impacto na prática agrícola. Uma agenda de descentralização é benéfica às demandas dos produtores, mas exige que se garanta acesso aos meios (recursos físicos, humanos, econômicos e organizacionais), pois estes tendem a ser insatisfatórios nas condições usuais de descentralização.
Citação ABNT:
QUIRINO, T. R.Descentralização organizacional, acesso aos meios e adequação ao ambiente externo. Revista de Administração Contemporânea, v. 3, n. 1, p. 105-125, 1999.
Citação APA:
Quirino, T. R.(1999). Descentralização organizacional, acesso aos meios e adequação ao ambiente externo. Revista de Administração Contemporânea, 3(1), 105-125.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/17149/descentralizacao-organizacional--acesso-aos-meios-e-adequacao-ao-ambiente-externo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português