Descentralização em unidades de negócio: o caso de uma empresa do setor financeiro Outros Idiomas

ID:
17150
Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir o caso de uma empresa privada nacional que, recentemente, se reestruturou em unidades de negócio. Como perguntas básicas de pesquisa, buscamos entender os fatores motivadores da decisão de reestruturação, os desafios e dificuldades que a empresa vem encontrando na implementação do modelo e as características básicas do sistema de controle gerencial que vem sendo aplicado para monitorar e avaliar o desempenho das unidades de negócio. Os resultados indicam que o impacto da descentralização em unidades de negócio parece ter sido positivo para a empresa, no sentido de atender aos objetivos estratégicos de aumento da base de clientes e de melhor atendimento de suas necessidades, além da manutenção da rentabilidade da empresa a curto prazo. A alta administração da empresa sabe que ainda tem muitos desafios que superar, mas acredita que conta com a estrutura certa para consolidar suas estratégias e concorrer satisfatoriamente num mercado mais competitivo, complexo e dinâmico.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, L. B.; AVILA, M. G. Descentralização em unidades de negócio: o caso de uma empresa do setor financeiro. Revista de Administração Contemporânea, v. 3, n. 1, p. 127-146, 1999.
Citação APA:
Oliveira, L. B., & Avila, M. G. (1999). Descentralização em unidades de negócio: o caso de uma empresa do setor financeiro. Revista de Administração Contemporânea, 3(1), 127-146.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/17150/descentralizacao-em-unidades-de-negocio--o-caso-de-uma-empresa-do-setor-financeiro/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português