Resumo:
O ambiente
empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por
profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas
diretamente relacionadas com a tecnologia de informação. Esta relação
engloba desde o surgimento de novas tecnologias, ou novas aplicações,
para atender as necessidade do novo ambiente, até o aparecimento de
novas oportunidades empresariais criadas pelas novas tecnologias ou
novas formas de sua aplicação. Neste novo ambiente, o comércio
eletrônico, com suas aplicações inovadoras e revolucionárias, é tido
como uma das tendências emergentes com maior poder potencial de inovação
nos processos de negócio nos vários setores econômicos. No caso do
setor bancário, as aplicações de comércio eletrônico ganham uma dimensão
significativa, devido às suas características e as dos seus produtos e
clientes. Este artigo tem por objetivo apresentar um novo modelo
integrado de comércio eletrônico e os principais resultados da pesquisa
realizada no setor bancário, por meio de estudo de múltiplos casos,
enfatizando as tendências desta aplicação de tecnologia de informação e o
relacionamento com algumas das principais características do ambiente
empresarial.
Resumo Inglês:
The new
business environment, as national as international, has deeply changed,
and the information technology has a special value on the changes. This
situation includes since new technologies, or new applications, to
attend the requirements of the new environment, up to the new
organizational opportunities created by new technologies or their new
applications. At this new environment, the electronic commerce, with its
new and revolutionary applications, is considered as a powerful
emergent trend for business process innovation. The electronic commerce
applications signifies an important impact for the banking sector,
giving the characteristics of the sector and its products, services and
clients. This article has the objective to present the electronic
commerce integrated model and the main results of the research done at
banking sector, which utilized multiple case study methodology,
stressing the trends of this information technology application and the
relationship with some of the most important issues of the business
environment.
Citação ABNT:
ALBERTIN, A. L.Comércio eletrônico: um estudo no setor bancário. Revista de Administração Contemporânea, v. 3, n. 1, p. 47-70, 1999.
Citação APA:
Albertin, A. L.(1999). Comércio eletrônico: um estudo no setor bancário. Revista de Administração Contemporânea, 3(1), 47-70.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/17146/comercio-eletronico--um-estudo-no-setor-bancario/i/pt-br