ID: 17329
Autoria:
Maria Luisa Mendes Teixeira, Silvio Popadiuk.
Fonte:
Revista de Administração Contemporânea, v. 7, n. 2, p. 73-92, Abril-Junho, 2003. 20 página(s).
Palavras-chave:
capital intelectual , comportamento do líder , confiança , relacionamento
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A literatura
tem demonstrado a importância da confiança na construção do capital
intelectual. Este estudo pretende trazer uma perspectiva de
gerenciamento interdependente da confiança, ao identificar e discutir o
papel das expectativas dos empregados quanto ao comportamento dos seus
líderes em relações de confiança. A pesquisa caracterizou-se como
descritiva. Os dados foram coletados mediante questionário fechado, ao
qual foi acoplada uma escala do tipo Likert de seis pontos, e tratados
com estatística descritiva simples e análise multivariada. A amostra,
aleatória, consistiu de 331 alunos de cursos de pós-graduação em
Administração de Empresas de uma universidade localizada em São Paulo,
SP. Os resultados evidenciaram que os liderados monitoram o
comportamento dos seus líderes quanto à confiança existente nas relações
entre ambos, segundo três dimensões: respeito, honestidade e crédito no
empregado. Isso indica que o gerenciamento de confiança, para a
população estudada, admite uma perspectiva de interdependência, que deve
ser levada em consideração, ao se desejar promover condições para o
desenvolvimento do capital intelectual, fonte de vantagem competitiva
sustentável.