Resumo:
Este ensaio
busca uma interpretação conceitual que ajude a entender melhor as
diferenças entre a produção acadêmica e a chamada literatura do mercado
de consultoria em administração. Seu foco é teoria administrativa como
linguagem. O desenvolvimento do tema acaba levando a outra questão
fundamental: o uso de teoria administrativa nas escolas e situações de
treinamento. A interpretação conceitual é encontrada no campo da análise
pragmática do discurso, na forma não empírica como procede a filosofia
da linguagem. O pensamento de Wittgenstein ocupa o centro da estrutura
argumentativa do artigo e se faz completar por outros autores, como ele,
hoje, amplamente referidos. A reviravolta pragmática (formular a
compreensão a partir da ação lingüística e não de objetos
conceptualizados) parece não ter chegado bem à discussão acadêmica sobre
administração e gerência, paradoxalmente instâncias de ação. Em sua
parte final, o texto faz reflexões aplicadas e apenas introdutórias
sobre pontos onde afloram, mais preocupantes, os problemas de início
referidos.
Resumo Inglês:
This essay
searches for an interpretation to help a better understanding of the
differences between academic production and the so-called literature of
consultancy market in business administration. It is focused on
administrative theory as language. The development of the theme brings
to other fundamental question: the use of administrative theory in
schools and situations of training. Conceptual interpretation is found
in the field of discourse pragmatics, in the non-empirical way the
philosophy of language does. The thought of Wittgenstein is in the
center of the argumentative structure of the article and is complemented
by other authors, nowadays widely referred to, as him. The pragmatic
turn (formulating understanding from linguistic action, not directly
from conceptualized objects) seems not to have come to academic
discussion on administration and management, which paradoxically are
instances of action. In the final part of the text, applied and
introductive reflexions are made on points where initially mentioned
problems stand out more worrying.
Citação ABNT:
MATTOS, P. L.Teoria administrativa e pragmática da linguagem: perspectivas para problemas que afligem as relações entre acadêmicos e consultores, educadores e educandos. Revista de Administração Contemporânea, v. 7, n. 2, p. 35-55, 2003.
Citação APA:
Mattos, P. L.(2003). Teoria administrativa e pragmática da linguagem: perspectivas para problemas que afligem as relações entre acadêmicos e consultores, educadores e educandos. Revista de Administração Contemporânea, 7(2), 35-55.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/17327/teoria-administrativa-e-pragmatica-da-linguagem--perspectivas-para-problemas-que-afligem-as-relacoes-entre-academicos-e-consultores--educadores-e-educandos/i/pt-br