Os impactos da responsabilidade social corporativa na reputação da empresa e nas intenções comportamentais das comunidades: estudo empírico Outros Idiomas

ID:
2818
Resumo:
A reputação corporativa consiste em oportunidade da diferenciação e de institucionalização das empresas junto à sociedade. Ao se examinar os instrumentos disponíveis para avaliar estratégias e ações de RSC, nota-se que, em grande parte, são ferramentas de autodiagnóstico cujas informações se originam das áreas da gestão da própria empresa, relevando a opinião direta da população impactada. Este estudo propõe uma forma de avaliar as ações de responsabilidade social e mensurar seus impactos na reputação corporativa, na confiança e nas intenções comportamentais das comunidades que abrigam, ou são diretamente afetadas, pelas operações de uma empresa. Um survey com 306 entrevistas foi conduzida e a modelagem de equações estruturais utilizada para analisar os dados. Ao final, observa-se que as ações de RSC têm forte impacto na reputação corporativa e esta na confiança, que trabalha como antecedente das intenções comportamentais da comunidade.
Citação ABNT:
GONÇALVES FILHO, C.; BRITO, H.; GOSLING, M.; SOUKI, G. Q. Os impactos da responsabilidade social corporativa na reputação da empresa e nas intenções comportamentais das comunidades: estudo empírico. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 7, n. 1, art. 225, p. 37-54, 2009.
Citação APA:
Gonçalves Filho, C., Brito, H., Gosling, M., & Souki, G. Q. (2009). Os impactos da responsabilidade social corporativa na reputação da empresa e nas intenções comportamentais das comunidades: estudo empírico. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 7(1), 37-54.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/2818/os-impactos-da-responsabilidade-social-corporativa-na-reputacao-da-empresa-e-nas-intencoes-comportamentais-das-comunidades--estudo-empirico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português