A globalização do Sistema de Ensino Superior: o “mercado” educacional Outros Idiomas

ID:
29835
Resumo:
Devido à globalização, diversas mudanças estão ocorrendo tanto do ponto de vista econômico e financeiro como cultural. Uma dessas mudanças ocorreu no Sistema de Educação Superior de diversos países. Após a inclusão da Educação como um Serviço na Organização Mundial do Comércio (OMC) o “mercado educacional” intensificou-se, sendo um dos principais pontos questionados as instituições globalizadas não visarem a educação como um bem mas como um serviço, e com isso, se não forem regulamentadas, tendem, naturalmente, à geração de serviços/produtos a ser consumidos e à competitividade. Por outro lado, essas instituições têm atendido às novas procuras do Ensino Superior. O objetivo deste artigo é analisar a relação entre a globalização e a educação superior e comparar Universidades Nacionais e Universidades Globalizadas no Brasil e as principais mudanças ocorridas nos últimos anos. Discutimos, ainda, neste artigo o setor privado e público na Educação, a Estratégia de Mercantilização da Educação e concluímos sobre a possibilidade de regulamentação do sistema e da criação de sistemas mistos.
Citação ABNT:
MARICI CRISTINE GRAMACHO SAKATA, ; MARIA APARECIDA BACCEGA, ; SANDRA RAQUEL PINTO ALVES, ; EDSON LUIZ RICCIO, . A globalização do Sistema de Ensino Superior: o “mercado” educacional. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 2, n. 1, p. 25-40, 2009.
Citação APA:
Marici cristine gramacho sakata, , Maria aparecida baccega, , Sandra raquel pinto alves, , & Edson luiz riccio, . (2009). A globalização do Sistema de Ensino Superior: o “mercado” educacional. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 2(1), 25-40.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/29835/a-globalizacao-do-sistema-de-ensino-superior--o----mercado----educacional/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português