Percepção de estudantes e professores universitários sobre a profissão do contador: um estudo baseado na teoria dos Estereótipos

ID:
31568
Resumo:
Pesquisas apontam que o profissional da Contabilidade é o que tem se preocupado mais nos últimos anos com a imagem pública e que uma compreensão das imagens externas dos contadores é importante para o julgamento dos papéis desses em um contexto social mais amplo. O estudo buscou identificar e analisar a percepção da imagem da atividade profissional do contador pelos estudantes e professores de cinco cursos de graduação. As opiniões declaradas apontam como uma carreira desinteressante, envolvendo atividades repetitivas, que cumpre normas e envolve muitos cálculos, além do que o próprio profissional vem sendo visto como introspectivo, pouco crítico e comunicativo. O contador é visto como um profissional sem visão de negócios, pouco participativo ou envolvido na gestão e pouco atualizado; usa muito a lógica e se esquece das pessoas; apenas cumpre normas e resolve questões operacionais. Quanto à profissão em si, é percebida envolvendo cálculos e matemática e ligada a aspectos fiscais e tributários, principalmente à declaração do Imposto de Renda. Portanto, não há como negar que existe uma percepção estereotipada sobre esse profissional, pois o contador ainda está ligado à imagem do guarda-livros, atrelado somente às exigências fiscais.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
SPLITTER, K.; BORBA, J. A. Percepção de estudantes e professores universitários sobre a profissão do contador: um estudo baseado na teoria dos Estereótipos. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 8, n. 2, p. 126-141, 2014.
Citação APA:
Splitter, K., & Borba, J. A. (2014). Percepção de estudantes e professores universitários sobre a profissão do contador: um estudo baseado na teoria dos Estereótipos. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 8(2), 126-141.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/31568/percepcao-de-estudantes-e-professores-universitarios-sobre-a-profissao-do-contador--um-estudo-baseado-na-teoria-dos-estereotipos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Albrecht, W. S.; & Sack, R. J. (2000). Accounting education: Charting the course through a perilous future. American Education Association Series, 16.

Albu, N.; Albu, C. N.; & Girbina, M. M. (2011). Can the stereotype of accountant be changed through accounting education? Some conjectures on educating accounting students in Romania. International Journal of Business Research Publisher, 11(1), 156-163.

Amoretti, M. S. M. (2001). Protótipos e estereótipos: aprendizagem de conceitos mapas conceituais: experiência em educação a distância. Informática na educação: teoria e prática, 4(2), 49-55.

Aranya, N.; Meir, E. I.; & Bar-Ilan, A. (1978). An empirical examination of the stereotype accountant based on Holland´s theory. Journal of Occupational Psychology, 51(2), 139-145.

Azevedo, R. F. L. (2010). A percepção pública sobre os contadores: “Bem ou mal na foto”? 2010. 115 f. Dissertação de mestrado em Contabilidade. Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, São Paulo, SP, Brasil.

Azevedo, R. F. L.; & Cornachione Júnior, E. B. (2012). Ética profissional contábil: uma análise visual da percepção pública. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - Repec, 6(1), 19-37.

Azevedo, R. F. L.; Cornachione Júnior, E. B.; & Casa Nova, S. P. (2008). A percepção dos estudantes sobre o curso e o perfil dos estudantes de contabilidade: uma análise comparativa das percepções e estereotipagem. Anais do Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, São Paulo, SP, Brasil, 8.

Baxter, P.; & Kavanagh, M. (2012). Stereotypes, students’ perceptions and inherent creativity: further Australian evidence. Australasian Accounting Business and Finance Journal, 6(5), 81-100.

Beardlsee, D. C.; & O’Dowd, D. D. (1962). Students and the occupational world. In: Sandford, N.; Adellson, J. (Eds). The American College: A psychological and social interpretation of higher learning. New York: Wiley.

Belski, W. H.; Richmond, K. A.; & Brozovsky, J. A. (2004). “A Few Bad Apples in the Bunch?”: A Post-Enron Examination of the Business Student’s Perception of the Prestige of the Accounting Profession. New Accountant, (718), p. 12-15.

Bougen, P. D. (1994). Joking apart: The serious side to the accountant stereotype. Accounting, Organizations and Society, 3(19), 319-335.

Brass, R. (2004). Is image letting accountants down? Accounting & Business, 8(1), 20-22.

Carnegie, G. D.; & Napier, C. J. (2010). Traditional accountants and business professionals: portraying the accounting profession after Enron. Accounting Organizations and Society, 3(35), 360-376.

Cobbs, J. L. (1976). How the business press views the accounting profession. Journal of Accountancy, 142(3), 94-97.

Cory, S. N. (1992). Quality and quantity of accounting students and the stereotypical accountant: Is there a relationship? Journal of Accounting Education, 10(1), 1-24.

Coutinho e Silva, A. H.; & Silva, É. G. R. D. (2012, March). Percepção dos Estudantes de Ciências Contábeis do Rio de Janeiro sobre o estereótipo do profissional de Contabilidade no período após a adoção do IFRS. In III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis-AdCont 2012.

DeCoster, D. T.; & Rhode, J. G. (1971). The accountant’s stereotype: real or imagined, deserved or unwarranted. Accounting Review, 46(4), 651-669.

Dias, G. M.; & Martins, G. A. (2005). Representações sociais e imaginário coletivo na contabilidade. Revista Contemporânea de Contabilidade, 2(4), p. 9-31.

Dimnik, T.; & Felton, S. (2006). Accountant stereotypes in movies distributed in North America in the twentieth century. Accounting Organizations and Society, 31(2), 129-155.

Enis, C. R. (1998). The effect of gender on role perceptions of accountants: Twenty years through the looking glass. Advances in Public Interest Accounting, 7, 107-138.

Evans, L, & Fraser, I. (2012). The accountant’s social background and stereotype in popular culture: the novels of Alexander Clark Smith. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 25(6), 964-1000.

Felton, S.; Dimnik, T.; & Bay, D. (2007). Perceptions of accountant´s ethics: evidence from their portrayal in cinema. Journal of Business Ethics, 83(2), 217-232.

Fisher, R.; & Murphy, V. (1995). A pariah profession? Some student perceptions of accounting and accountancy. Studies in Higher Education, 20(1), 45-58.

Friedman, A. L.; & Lyne, S. R. (2001). The beancounter stereotype: towards a general model of stereotype generation. Critical Perspectives on Accounting, 12(4), 423-451.

Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Hamilton, D.; & Trolier, T. K. (1986). Stereotypes and stereotyping: an overview of cognitive approach. In: Dovidio, J. F.; Gaertner, S. L. (Coord.). Prejudice, discrimination, and racism. Orlando: Academic Press.

Hazell, M. (1998). Would you like your child to become an accountant? Management Accounting, 76(11), 56-56.

Hinton, P. R. (2000). Stereotypes, cognition and culture. Hove: Psychology Press.

Hiroshi, S. (1998). Um plano de marketing para a contabilidade. Caderno de Estudos, 10(17), 47-58.

Holland, J. L. (1973). The Psychology of Vocational Choice. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall.

Hooper, K.; Kearins, K.; & Wells, P. (2009). Tax agent, bean counter or cost controller: what do clients think of their accountants. Anais da Afaanz Conference, 2009, Adelaide, South Australia, Australia.

Hunt, S. C.; Falgiani, A. A.; & Intrieri, R. C. (2004). The nature and origins of student’s perceptions of accountants. Journal of Education for Business, 79(3), 142-148.

Imada, A. S.; Fletcher, C.; & Dalessio, A. (1980). Individual correlates of an occupational stereotype: a reexamination of the stereotype of accountants. Journal of Applied Psychology, 65(4), 436-439.

Jackling, B.; DeLange, P.; & Phillips, J. (2010). Perceptions of accounting: do australian born students see accounting differently from those born overseas? In: Moroney, R.; Delange, P. (Ed.). Proceedings of the 2010 Accounting & Finance Association of Australia and New Zealand (Afaanz) Conference, Carlton, Melbourne, p. 1-25.

Jeacle, L. (2008). Beyond the boring grey: the construction of the colourful accountant. Critical Perspectives on Accounting, 19(8), 1296-1320.

Leal, E. A.; Miranda, G. J.; Araújo, T. S.; & Borges, L. F. M. (2012). Estereótipos na profissão contábil. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração - ENANPAD, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 36.

Leyens, J. P.; Yzerbyt, V.; & Schadron, G. (1994). Stereotypes and social cognition. London: Sage.

Lippmann, W. (1922). Public opinion. New York: Harcourt, Brace.

Mackie, D. M.; Hamilton, D. L.; Susskind, J.; & Rosselli, F. (1996). Social Psychological Foundations of Stereotype Formation. In: Macrae, C. N.; Stangor, C.; Hewstone, M. (Eds.), Stereotypes and Stereotyping. New York: Guilford Press.

Macrae, C. N.; Milne, A.; & Bodenhausen, G. (1994). Stereotypes as energy-saving devices: a peek inside the cognitive toolbox. Journal of Experimental Social Psychology, 66(1), 37-47.

Malthus, S.; & Fowler, C. (2008). Perceptions of accounting as a carrer: a qualitative New Zeland study. Anais da Afaanz Conference, New Zealand.

Maximiano, A. C. A. (2004). Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 4. ed. São Paulo: Atlas.

McMurdy, D. (1997). Down with goobledygook. CA Magazine, 130(7), 13-13.

Michaels, N. M.; & Levas, M. G. (2003). The relationship of personality traits and self-monitoring behavior to choice of business major. Journal of Education for Business, 78(3), 153-157.

Miranda, C. S.; Mir anda, R. A. M.; & Araujo, A. M. P. (2012). Percepções dos estudantes do ensino médio sobre o curso de ciências contábeis e as atividades do professional contador. Anais do Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis, CD-ROM, Florianópolis. SC, Brasil, 6.

Morais, J. J. S. (2007). A representação social do contador e a imagem dele perante a sociedade. Studia Diversa, CCAE-UFPB, 1(1), 36-43.

Myers, D. G. (2000). Social psychology. Boston: McGraw-Hill.

Parker, L. (2000). Goodbye, number cruncher! Australian CPA, 77(2), 50-52.

Pekdemir, I.; & Pekdemir, R. (2013). High school teachers’ perceptions and opinions on professional accountants: the Turkey case. Recuperado em 15 julho, 2013, de http://ideas.repec.org/p/pra/mprapa/29865.html.

Pereira, E. P. (2002). Psicologia social dos estereótipos. Sao Paulo: E.P.U.

Richardson, R. J. (1999). Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas.

Robbins, S. P. (2005). Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Schlee, R.; Curren, M. T.; Harich, K. R.; & Kiesler, T. (2007). Perception bias among undergraduate business students by major. Journal of Education for Business, 82(3), 169-177.

Smith, D.; & Jacobs, K. (2011) “Breaking up the sky”: the characterisation of accounting and accountants in popular music. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 24(7), p. 904-931.

Smith, M.; & Briggs, S. (1999). From beancounter to action hero. Charter, 70(1), 36-39.

Stacey, N. A. H. (1958). The accountant in literature. Accounting Review, 33(1), 102-105.

Stangor, C. (2000). Volume overview. In: STANGOR, C. (Ed.). Stereotypes and Prejudice. Philadelphia: Psycology Press.

Stangor, C.; & Schaller, M. (1996). Stereotypes as individual and collective representations. In: Macrae, C.; Stangor, C.; Hewstone, M. (Eds.), Stereotypes and stereotyping. p. 3-37. New York: Guilford Press.

Steele, C. M.; & Aronson, J. (1995). Stereotype threat and the intellectual test performance of African Americans. Journal of Personality and Social Psychology, 69(5), 797-811.

Tajfel, H.; & Turner, J. C. (1986).The social identitfy theory of intergroup behaviour. In: Worchel, S.; Austin, W. G. (Eds.). Psychology of intergroup relations. Chicago, MI: Nelson Hall.

Trivños, A. N. S. (2006). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

Vicente, C. C. S.; & Machado, M. J. (2010). A imagem dos contabilistas: diferenças e factores que as determinam. Conferência: Innovación y responsabilidad: desafios y soluciones, Encuentro AECA - Asociación Española de Contabilitad y Administración de Empresas, Coimbra - Portugal, 14.

Wells, P. K. (2010). Those persistent accounting stereotypes: why are they so resistant to change? Anais da Afaanz Conference, New Zealand.

Wells, P. K.; Kearins, K.; & Hooper, K. (2009). Perceptions of accounting and accountants: looking in the mirror. Anais da American Accounting Association - AAA, New York.