Título Inglês:
Corporate legitimacy in companies belonging to environmentally sensitive industries: an empirical study with companies that trade stocks on the Bovespa
Resumo:
Para a Teoria da Legitimidade as práticas de evidenciação estão relacionadas à busca por parte das organizações de serem percebidas como legítimas segundo as crenças e valores do ambiente ao qual pertencem ou de onde extraem os recursos necessários à sua continuidade. Assim, frente à preocupação da sociedade com as questões ambientais, espera-se que empresas pertencentes a indústrias ambientalmente sensíveis suportem uma pressão mais significativa no que se refere à gestão, não só ambiental, mas também em outros níveis. Este trabalho buscou verificar se empresas de indústrias ambientalmente sensíveis buscam mais legitimidade do que empresas de indústrias não ambientalmente sensíveis, considerando suas demonstrações financeiras anuais. Para tanto, foi feito um levantamento junto a 102 empresas com ações negociadas na Bovespa, sendo 45 pertencentes a indústrias ambientalmente sensíveis e 57 pertencentes a indústrias não ambientalmente sensíveis. Por meio da aplicação do teste t de student verificou-se que nove dos dezoito itens sugeridos para evidenciação pela Deliberação 488/05, pelo Parecer de Orientação 24/92 e pela cartilha de governança corporativa, emitidos pela CVM, apresentaram diferenças estatisticamente significativas em termos de uma maior evidenciação para o grupo de empresas pertencentes a indústrias ambientalmente sensíveis quando comparado ao grupo de empresas pertencentes a indústrias não ambientalmente sensíveis.
Resumo Inglês:
To the Theory of Legitimacy of disclosure practices are related to the search for organizationsto be perceived as legitimate according to the beliefs and values of the environment to whichthey belong or where they extract the resources necessary for their continuity. So, beforesociety's preoccupation with environmental issues, it is expected that companies belonging tothe environmentally sensitive industries support a more significant pressure with regard tomanagement, not only environmentally but also at other levels. This study sought todetermine whether environmentally sensitive companies in industries seeking greaterlegitimacy than companies in industries not environmentally sensitive, considering its annualfinancial statements. For this, we made a survey of 102 companies traded on the Bovespa,with 45 belonging to environmentally sensitive industries and 57 belonging to nonenvironmentallysensitive industries. By applying the student t tests found that nine of theeighteen items suggested for disclosure by Resolution 488/05, Opinion of the Guideline24/92 and by primer corporate governance, issued by CMV, showed statistically significantdifferences in terms of a more illustration for the group of companies within environmentallysensitive industries as compared to the group of companies belonging to non-environmentallysensitive industries.
Citação ABNT:
PEREIRA, A. G.; BRUNI, A. L.; DIAS FILHO, J. M. Legitimidade corporativa em empresas pertencentes a indústrias ambientalmente sensíveis: um estudo empírico com empresas que negociam ações na Bovespa. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 5, n. 2, p. 69-86, 2010.
Citação APA:
Pereira, A. G., Bruni, A. L., & Dias Filho, J. M. (2010). Legitimidade corporativa em empresas pertencentes a indústrias ambientalmente sensíveis: um estudo empírico com empresas que negociam ações na Bovespa. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 5(2), 69-86.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/34160/legitimidade-corporativa-em-empresas-pertencentes-a-industrias-ambientalmente-sensiveis--um-estudo-empirico-com-empresas-que-negociam-acoes-na-bovespa/i/pt-br
Referências:
AERTS, W.; CORMIER, D. Media Legitimacy and Corporate Environmental Communication. Accounting, Organization and Society, v. 34, p. 1.27, 2009.
ALDRICH, H.; FIOL, M. Fools rush in? The institutional context of industry creation. Academy of Management Review, v. 19, 1994, p. 645-670.
ASHFORTH, B. E.; GIBBS, B.W. The double-edge of organizational legitimation. Organization Science, 1990, n. 1, p. 177-194.
BRASIL. Lei n.º 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Altera e revoga dispositivos da Lei n.º 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei n.º 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Disponível em:
. Acesso em: 29 jul. 2010.
BRASIL. Lei nº. 11.941/2009, de 27 de maio de 2009. Altera a legislação tributária federal relativa ao parcelamento ordinário de débitos tributários (...) e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2010.
BRASIL. Lei nº. 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2010.
BRUNI, A. L. SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica. São Paulo: Atlas, 2009.
CHO, C. H.; PATTEN, D. M. The role of environmental disclosures as tools of legitimacy: A research note. Accounting, Organization and Society, v. 32, p. 639-647, 2007.
DEEGAN, C.; GORDON, B. A study of the environmental disclosure practices of Australian Corporations. Accounting and Business Research, n. 3, v. 26, p. 187-199.
DEEGAN, C. The legitimizing effect of social and environmental disclosures: a theoretical foundation. Accounting, Auditing and Accountability Journal, v. 15, p. 282-311, 2002.
DIAS FILHO, J. M. A Pesquisa Qualitativa sob a Perspectiva da Teoria da Legitimidade: Uma Alternativa para Explicar e Predizer Políticas de Evidenciação Contábil. XXXII Enanpad. Rio de Janeiro, set./2008.
DIAS FILHO, J. M. Novos Delineamentos Teóricos em Contabilidade. In.: RIBEIRO FILHO, J. F.; LOPES, J.; PEDERNEIRAS, M. (Org.). Estudando Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2009.
DOWLINGIN, J.; PFEFFER, J. Organizational legitimacy: social values and organizational behavior. Pacific Sociological Review, v. 18, nº 1, p. 122-136, jan. 1975.
HODGE, F.; HOPKINS, P. E.; PRATT, J. Management reporting incentives and classification credibility: The effects of reporting discretion and reputation. Accounting, Organization and Society, n. 31, n. 7, 2006, p. 623-634.
HUGHES, S. B.; ANDERSON, A.; GOLDEN, S. Corporate environmental disclosures: are they useful in determining environmental performance. Journal of Accounting and Public Policy, n. 20, 2001, p. 217-240.
IUDÍCIBUS, S.; MARTINS, E.; GELBCKE, E. R. Manual de contabilidade das sociedades por ações: (aplicável às demais sociedades). 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LI, Y.; RICHARDSON; G.; THORNTON, D. Corporate disclosure of environmental liability information: theory and evidence. Contemporary Accounting Research, n. 14, 1997, p. 435-474.
MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.
MUELLER, S. P. M. A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento. Ciência da Informação, n. 35, v. 2. nov./ 2006.
MURCIA, F. D.; SANTOS, A. Principais Práticas de Disclosure Voluntário das 100 Maiores Empresas Listadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Revista de Contabilidade e Controladoria, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 61-78, jan./abr. 2009.
PATTEN, D. M. The relation between environmental performance and environmental disclosure: a research note. Accounting, Organizations and Society, n. 27, 2002, p. 763-773.
PEREIRA et al. Um Estudo sobre a Relação entre o Lucro Contábil e o Disclosure das Companhias Abertas do Setor de Materiais Básicos: Evidências Empíricas no Mercado Brasileiro de Capitais. II Congresso ANPCONT, Salvador, jun./2008.
PONTE et al. Análise das Práticas de Evidenciação de Informações Obrigatórias, NãoObrigatórias e Avançadas nas Demonstrações Contábeis das Sociedades Anônimas no Brasil: um Estudo Comparativo dos Exercícios de 2002 e 2005. Revista de Contabilidade e Finanças – USP, v. 18, n. 45, p. 50 – 62, set./dez. 2007.
SALOTTI, B. M.; YAMAMOTO, M. M. Divulgação Voluntária da Demonstração dos Fluxos de Caixa no Mercado de Capitais Brasileiro. Revista de Contabilidade e Finanças – USP, São Paulo, v. 19, n. 48, p. 37-49, set./dez. 2008.
VERGARA, S.C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.
VIEIRA, Sônia. Análise de Variância (ANOVA). São Paulo: Atlas, 2006.
WEIL, David. The benefits and costs of transparency: A model of disclosure based regulation. Social Science Research Network. Disponível em: . Julho, 2002.