Título Inglês:
Academic formation in accounting sciences and its relationship with the labor market: the perception of the accounting sciences´ students of a higher education federal institution
Título Espanhol:
Formación académica en contabilidad y su relación con el mercado laboral: la percepción de los alumnos de contabilidad de una institución federal de enseñanza superior
Resumo:
As demandas de mercado têm exigido dos profissionais contábeis a ampliação de suas habilidades e competências para atender de forma eficaz às exigências que se apresentam. O objetivo desta pesquisa foi conhecer a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Federal de Ensino Superior- IFES, quanto à formação acadêmica que estão recebendo e a preparação profissional que entendem possuir para ingressar no mercado de trabalho. A pesquisa envolveu 105 alunos que estavam cursando os 7º e 8º períodos diurno, e 9º e 10º períodos noturnos do curso de Ciências Contábeis da IFES. A metodologia utilizada teve por base a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e a pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, através de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionário. As variáveis investigadas se relacionam com o perfil do aluno, exigências profissionais em relação às demandas do mercado, competências necessárias e percepção do aluno sobre a formação acadêmica que estão recebendo e sua preparação para ingressar no mercado de trabalho. Observou-se que os alunos, em sua maioria, não participam regularmente de atividades extracurriculares, como congressos, seminários e palestras, também não demonstram grau de concordância total de que estão adquirindo as competências necessárias para ingressar e atuar no mercado, e, de forma mais incisiva, revelam discordância em relação à adequação da grade curricular do curso dessa IFES à formação do contador atual. Concluise que a Instituição de Ensino Superior -IES deve priorizar o desenvolvimento de competências, habilidades e valores que assegurem aos estudantes condições de inserção profissional.
Resumo Inglês:
The labor market demands have required from the accounting professionals to enhance their skills and competences so as to meet, effectively, the current requirements. This piece of research aimed at understanding the students´ perception of the Accounting Sciences course, of a Higher Education Federal Institution, in regard to the academic formation that they have been receiving and the professional guidance they are meant to have in order to enter the labor market. The study encompassed 105 students from the 7th and 8th morning/afternoon terms and from the 9th and 10th evening term of the Accounting Sciences course of a Federal Institution of Higher Education. As concerns the methodology, it was based on the exploratory approach with qualitative approach and the descriptive research with quantitative approach, by means of the bibliographical research and the use of questionnaire. The surveyed variables refer to the student´s profile, the professional requirements in relation to the job market demands, the students´ necessary competences and perception on the academic formation they are receiving as well as their training for entering the labor market. It was noticed that the students, in their majority, do not take part, regularly, in extracurricular activities, such as: conferences, seminars and lectures. They also do not demonstrate complete agreement regarding the fact that they are acquiring the necessary competences for entering and acting in the labor market and, in an emphatically way, they reveal disagreement in relation to the adequacy of the curricular grid of this Institution´s course to the current accountant formation. It can be concluded that the Higher Education Institution must prioritize the development of competences, skills and values that ensure the students conditions for their professional entry to the job market.
Resumo Espanhol:
Las demandas de mercado han exigido de los profesionales de contabilidad, la ampliación de sus habilidades y competencias para atender de forma proficiente, las exigencias que se presentan. El objetivo de esta investigación fue el de conocer la percepción de los alumnos del curso de Contabilidad de una Institución Federal de Enseñanza Superior – IFES, respeto a la formación académica que están obteniendo y la preparación profesional que vislumbran poseer para ingresar en el mercado laboral. La investigación involucró105 alumnos que estaban en los 7º y 8º cursos diurnos, 9º y 10º cursos nocturnos de la graduación en Contabilidad de la IFES. La metodología utilizada tuvo como base, la investigación exploratoria con abordaje cualitativa y la investigación descriptiva con abordaje cuantitativa, a través de investigaciones bibliográficas y aplicación de cuestionario. Las variables investigadas se relacionan con el perfil del alumno, exigencias profesionales en relación a las demandas del mercado, competencias necesarias y percepción del alumno sobre la formación académica que están obteniendo y su preparación para ingresar en el mercado laboral. Observamos que gran parte de los alumnos no participan a menudo, de actividades extracurriculares como congresos, seminarios y ponencias; tampoco, demuestran que están totalmente de acuerdo de que están adquiriendo las competencias necesarias para ingresar y actuar en el mercado; de modo más enfático, revelan todavía, que no están de acuerdo acerca de la adecuación del plan de estudios del curso de esa IFES a la formación del contabilista actual. Concluimos que la Institución de Enseñanza Superior - IES debe priorizar el desarrollo de competencias, habilidades y valores que aseguren a los estudiantes, condiciones de ingreso profesional.
Citação ABNT:
ARAUJO, V. D. S.; SANTOS, D. G. D.; CAVALCANTE, P. R. N.; BARBOSA, E. T. Academic formation in accounting sciences and its relationship with the labor market: the perception of the accounting sciences´ students of a higher education federal institution. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 5, n. 1, p. 123-139, 2015.
Citação APA:
Araujo, V. D. S., Santos, D. G. D., Cavalcante, P. R. N., & Barbosa, E. T. (2015). Academic formation in accounting sciences and its relationship with the labor market: the perception of the accounting sciences´ students of a higher education federal institution. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 5(1), 123-139.
Link Permanente:
https://www.spell.org.br/documentos/ver/37728/formacao-academica-em-ciencias-contabeis-e-sua-relacao-com-o-mercado-de-trabalho--a-percepcao-dos-alunos-de-ciencias-contabeis-de-uma-instituicao-federal-de-ensino-superior/i/pt-br
Referências:
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